Cachos superam lisos nas pesquisas do Google
De acordo com o GoogleBrandLab, o interesse por cabelos afro cresceu nada menos que 309% nos últimos dois anos e, pela primeira vez, o interesse por cabelos cacheados superou o por cabelos lisos nas buscas. Segundo a plataforma, esta ‘tendência’ nasceu do underground e tornou-se mainstream com a força de símbolo do amor próprio e do fortalecimento da identidade negra e afrodescendente.
E os estudos apontam que a revolução dos cachos só tende a crescer. Se antes as mulheres tinham vergonha de se assumir como cacheadas, a nova geração, na faixa dos 18 a 24 anos, reconhecem e assumem suas curvas capilares com orgulho, enquanto as mulheres mais velhas ainda lutam contra seu cabelo natural por conta de preconceitos enraizados, como já falamos em O Livro dos Cachos.
Desenvolver o amor próprio desde cedo é algo que crianças cacheadas e crespas vem experimentando cada vez mais com suas mães empoderadas. Além de aprender a amar e valorizar seus cachos naturais, elas estão aprendendo a se defender do bullying escolar e quebrar padrões de beleza. Embora não tenha dados quantitativos sobre este fato na pesquisa, depoimentos aparecem como argumentos qualitativos para abordar essa mudança no âmbito familiar
Cacho não é moda!
Além da criança empoderada, a pesquisa analisa a questão da identidade e autoestima atreladas ao movimento em prol do cabelo natural, como ilustra o gráfico abaixo:
PRECONCEITO
O preconceito aparece no estudo também quando mulheres são questionadas sobre ter tido vergonha de seu cabelo em algum momento da vida
Transição Capilar
Como muitas cacheadas foram escravas de químicas alisantes por muitos anos, voltar ao cabelo natural nem sempre é uma jornada fácil. Segundo o google, esta busca por informações também teve um aumento considerável nos últimos anos, o que é bastante animador:
YOUTUBE
As buscas no youtube sobre cuidados com os cachos também aumentaram. Muita cacheadas têm buscado informação ou compartilhando seu próprio aprendizado com o cabelo para incentivar outras mulheres. Embora a pesquisa não aborde, há boas fontes e outras não tão confiáveis. O segredo é se divertir, aprender, mas saber filtrar!
A Língua dos Cachos
Termos como big chop, transição capilar e day after se tornaram comuns nos dias de hoje, o que significa que mais e mais mulheres estão buscando informações de como assumir e cuidar de seu cabelo natural. Que a era da democratização da beleza venha para ficar e que a revolução tecnológica continue provando isso!
Quer saber mais sobre cachos?
Adquira O Livro dos Cachos! Descubra como clicando aqui!
Rita says:
Quase 3 anos atrás, quando decidi usar meu cabelo natural, pesquisei no Google: como cuidar de cabelo cacheado”. Conheci um universo que jamais imaginei que existiria. Conheci e segui algumas blogueiras, conheci as técnicas low e no poo, estudei bastante sobre elas pra coloca-las em prática sem erros, até que cheguei a conclusão que mesmo com todos os cuidados eu não podia entregar meus cachos a qualquer cabeleireiro, visto que a maioria deles não sabem lidar com cabelos cacheados. Foi aí que novamente pesquisei: “salão especializado em cabelos cacheados em SP”. Foi ai que eu descobri e tive o prazer de conhecer a Garagem dos Cachos. Descobri outros, mas a Garagem foi a amor a primeira vista…Sabrinah, mês que vem vai fazer um ano que estive aí…e vou voltar em breve pra vc fazer um carinho nos meus cachos.
sabrinah says:
Obrigada pelo carinho, Rita. Será sempre super benvinda em minha garagem. bjks