Cabelos cacheados são maravilhosos! Disso, não temos dúvidas. Assumir os cachos e não depender mais de pranchas, escovas ou progressivas é extremamente libertador. Porém, entre todos tipos de cabelo, os cacheados (crespos ou não) são os que demandam mais cuidados para manter a saúde e vivacidade.

Cabelo Cacheado

Por conta da estrutura espiralada dos fios, a oleosidade natural, que tem a função de hidratá-los, não consegue deslizar da raiz até as pontas. Esse fator é o responsável pelos cachos serem mais frágeis que os fios lisos, por exemplo. Quanto mais fechadinho o cacho, mais tendência ao ressecamento ele possui, pois menos proteção natural ele tem. Portanto, todo cuidado é pouco para não perder a absorção de água e chegar ao ressecamento intenso, que deixa os fios tristes e sem vida.

Entretanto, ter uma rotina de cuidado com os cabelos também é parte de um processo de aceitação do próprio corpo e de suas características naturais, além de um maravilhoso exercício de autoestima. E ao contrário do que muitos imaginam, cuidar dos cachos naturais é bem mais simples do que tratar de um cabelo quimicado. São pequenas dicas que fazem toda a diferença para cuidar dos cachos. Confira!

Abaixo surfactantes agressivos ao cuidar dos cachos!

Cuidado com os cachos e espuma

Se o cabelo possui proteção natural reduzida, para que usar um agente de limpeza que vai remover o pouco desta proteção que ele conseguiu segurar? Surfactantes agressivos, presentes em xampus que fazem espuma abundante, como o lauryl sultafo de sódio, só contribuem para ressecar os fios e deixar o couro cabeludo oleoso, suscetível a irritação. Opte por agentes de limpeza suave, como o Cocamidopropyl Betaine, que higieniza sem agredir. Mais infos aqui!

Fuja dos ingredientes sintéticos!

Cachos Despenteados

Silicones e todos os tipos de derivado de petróleo imperam na maioria dos cosméticos do mercado. E o que eles fazem? Maquiam seu cabelo. A curto prazo o cabelo fica bonito, mas com o passar do tempo, temos aquela sensação de: – Meu cabelo enjoou do produto! E ‘bora’ trocar! E quando nos damos conta, estamos com a prateleira do banheiro lotada de produtos inúteis, o cabelo extremamente ressecado, e nossa conta bancária cada vez mas vazia.

Quem são eles?
Exemplos: Óleo Mineral, Parafina Líquida, Dimethicone, Amomethicone… e por aí vai… A lista é vasta. Saiba mais aqui! As rotinas concebidas pela Deva Curl devolvem a vida para seus cachos. Low/No Poo é como ter um salão em casa apenas para cuidar dos cachos, não é incrível?

Produtos que hidratam os seus cachos

Cabelo Cacheado e Felicidade

Produtos que realmente fazem uma hidratação profunda nos fios são àqueles que ajudam o cabelo a reter a água, pois hidratar é colocar água no cabelo, e não parafina! Comece abolindo os ingredientes sintéticos dos produtos que você usa. Produtos livres de petrolatos em sua formulação são a parte mais importante das rotinas Low Poo e No Poo. Uma boa dica é optar por fitocosméticos, orgânicos e veganos, que tem uma preocupação maior com os ingredientes, em detrimento do marketing. Ou seja, ao invés de escolher o produto pela embalagem ou pela atriz da promoção, escolha pelos ingredientes e o bem que ele promove para sua saúde e meio ambiente. A escolha certa devolve saúde para os seus cabelos, independentemente se eles sejam cacheados, ondulados ou crespos.

Procure por:

Ingredientes naturais, extratos botânicos, óleos e manteigas100% vegetais

Umectação para cuidar da nutrição dos cachos

Ressecamento extremo? Adote óleos vegetais em sua rotina, mas é importante saber aplica-los. Geralmente algumas gotas por seção já fazem uma boa diferença, nada de besuntar os fios como se fosse fritar um ovo! Sabedoria é usar com moderação, condicionar depois de pausar, e higienizar como de costume.

Cuidar dos cachos com óleo de coco

ATENÇÃO:

Não confunda óleo vegetal com mineral pois o resultado é exatamente o oposto!

DICA:

Óleos vegetais 100% naturais são vendidos em casas de produtos naturais e não em lojas de cosméticos!!!

Sonhando com os anjos (cacheados!)

Invista no rabo abacaxi, aquele rabo alto, preso suavemente para não marcar. Ele ajuda a não desmanchar os cachos no atrito com o travesseiro. Fronha de cetim, que já falamos por aqui, também funciona e prepara os fios para um dia seguinte cheio de entusiasmo, bem longe do bad hair day!

Abacaxi e Cachos

Alegre despertar

Ao acordar, solte-os e modele com os dedos. Um bom leave in também pode ajudar a controlar os fiozinhos mais rebeldes, dar uma força na hidratação e ainda proteger os cabelos dos efeitos dos raios UV (já que alguns produtos contam com essa função).

Não penteie seus cabelos cacheados enquanto estiverem secos! Jamais!

As cacheadas já devem estar cansadas de saber, mas sempre vale a pena lembrar!

Penteando Cabelo Cacheado

O corte certo para seus cachos

Um bom profissional saberá indicar um corte que combine com o formato do seu rosto e o tipo do seu cabelo. O importante é valorizar os cachos, e para esse objetivo os cortes em camadas sutis são mais indicados, já que trarão mais movimento aos seus espirais.

Secagem do seu cabelo

Cabelo ao vento é sempre a melhor pedida, mas é claro, que nos dias frios o difusor é um aliado, pois ajuda a filtrar o vento e não deixa os cachos ouriçados com o secador. Leave in que contenha proteção térmica é um coringa, mas mesmo assim devemos tomar cuidado com a velocidade do secador, que deve ser baixa ou intermediária. Calor mediano é o ideal.

retranca_cachos

Gostou das dicas? Leia mais aqui!

 

  1. Acho incrível este site, como estão sempre gerando conteúdo, para que todos possam cuidar de seus cabelos em casa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook