Após receber muitos e-mails com questionamentos sobre o mesmo tema, resolvi fazer este post para esclarecer os principais deles, que envolvem alguns mitos mais comuns sobre como se livrar da química e ter o cabelo natural de volta. Lembrando que o que vale para a progressiva também vale para relaxamentos e afins!

Mito 1- A progressiva sai com o tempo

esperando o cabelo crescer

 

Se não tiver tesoura envolvida, a progressiva não sai com o tempo. O máximo que pode ocorrer é uma leve perda do liso extremo, e certa ondulação ( no caso das químicas a base de carbocisteína e alguns relaxamentos). Em progressivas a base de formol, ou derivados (ácido glioxílico ou glioxilatos) até uma leve ondulação é difícil de ocorrer com a passagem do tempo se um corte para remover a parte alisada não for feito.

 

Mito 2- Depois de progressivado, o cabelo nunca mais volta a ser o que era antes

insatisfeita com progressiva

A parte quimicada, realmente, não volta a forma original, mas isso não significa que você ficará com os fios alisados para sempre e eterna dependente da progressiva, relaxamento e afins. Isso porque as químicas não têm a capacidade de alterar sua genética, ou seja, o cabelo natural que vai crescer sem a química apresenta a estrutura original, por isso, basta cortar a parte alisada e terá seu cabelo natural de volta. Se a química fosse irreversível, você não precisaria ter que refazer a raiz periodicamente, simples assim.

 

Mito 3- Estou há poucos meses sem a progressiva, quero agendar um horário na Garagem dos Cachos para ter meus cachos de volta

puxando cabelo

 

Não existe tratamento miraculoso que faça brotar cachos em um cabelo alisado, mesmo que você tenha parado de fazer a química há 4 meses! Desconfie de salões de beleza que ofereçam ‘milagres’ como a ‘desprogressivação’. ‘Tratamentos’ indicados para este fim funcionam como uma permanente, ou seja, fazem uma química em cima de outra química, e no final, ao invés de cachos que não correspondem ao seu cabelo natural, você ainda corre o risco de passar por um corte químico e ter que recorrer ao big chop na máquina zero, sem reparações.

 

 

Mito 4- Basta usar produtos específicos para cachos, que os cachos voltam no cabelo com química.

voltando aos cachos

Falsa ilusão. Sem cortar a parte quimicada, nem o melhor produto do mercado consegue obter a definição de um cabelo natural. A real é que só há duas alternativas:

1ª- Passar pelo big chop ( removendo de uma vez toda a química do cabelo, o que na maioria das vezes é feito à máquina, sendo que com poucos meses é improvável ter comprimento para o corte com tesoura)

2ª-  Encarar a transição capilar, que consiste em esperar o cabelo natural crescer e ir cortando aos poucos a parte alisada, até removê-la por completo. O tempo de duração deste período depende do quanto do cabelo alisado a pessoa está disposta a abrir mão, ou seja, a cortar. Quanto mais você desapegar do comprimento, mais cedo terá seus cachos de volta, pois o peso do liso não permite que o cacho ganhe sua definição natural por completo.

 

Mito 5- Quero fazer o big chop e continuar com o cabelo comprido

tranças

A única forma de conseguir isso é recorrrer à tranças ou à laces wigs. Tirando isso, é impossível remover a parte quimicada sem tirar o comprimento do cabelo. Para quem não quer um corte muito curto, geralmente costuma esperar até 2 anos para o grande corte!

Resumindo pessoal, não existem milagres, e sim Vitamina M de máquina, T de tesoura, e P de paciência.

A Garagem dos Cachos tem uma galeria com muitos exemplos de quem passou pelo big chop sem encarar a transição capilar, ou quem optou pela transição e depois partiu para o big chop. Inspire-se! Não se imagina de cabelo curto? Leia esse post aqui!

Gostou das dicas? Quer ler mais? Clique aqui!

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook