visagismo na moda
ele está inadequado para a sua personalidade, você irá causar reações inadequadas. Quando faço uma consultoria, eu não olho o cabelo, eu me atento apenas
ao rosto, porque quero ver o ser humano que está por trás disso tudo”, explicou
Philip Hallawell na palestra da estilista Jo Souza, que aplica o visagismo em
sua profissão.
A estilista, Jo Santos, durante sua palestra no 1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell |
Para a profissional de moda, a roupa, cabelo e maquiagem
tem que estar em sintonia com quem você é, e por isso o cuidado sobre o que
você está dizendo através da sua imagem. “Os cuidados com a beleza não podem
ser considerados futilidades. Não é apenas um cabelo que está ali, é uma vida,
uma história, uma essência. Uma imagem fala mais alto que gestos e
comportamentos. Como você vai conseguir o que você quer, se está dizendo
exatamente o que você não quer.”
que se divorciou, investiu na malhação e decidiu exibir o corpo em roupas
curtas e justas. “Ela busca o amor, mas a mensagem que está transmitindo é
totalmente sexual, então o que ela vai receber dos homens é apenas sexo. E daí
vem o desabafo: – Mas os homens só querem sexo! – Será isso mesmo ou será que você que está passando a mensagem errada?”
O laranja usado no logo do Itaú pode gerar problemas de comunicação e até depressão |
abertura do segundo dia do congresso, e morri de ódio de mim por isso. Consegui
pegar a cor laranja, que segundo Philip, é uma cor que acarreta dificuldade de
comunicação e pode causar até depressão. “Esta cor, impressa na comunicação do
banco Itaú, pode gerar sérios problemas de comunicação entre os funcionários”,
explicou o especialista.
cabelo de uma pessoa depressiva, pois pode estimular um suicídio. O vermelho,
segundo ele, também não é uma boa cor para instituições bancárias, pois causa
ansiedade e tormenta.
que seriam boas cores para os bancos. Atualmente, me recordo que a Caixa
utiliza o azul em sua comunicação.
o cérebro processa as imagens
Ledoux, Hallawell explicou durante o Congresso, como o nosso cérebro processa
as imagens.
olhos, bocas e outros sentidos, assim como identificar símbolos arquétipos. Quando
identificados, o sistema límbico, responsável pelo instinto de sobrevivência
básica, entra em ação. Ele capta as emoções transmitidas por esses símbolos.
remeter à experiências traumáticas ou não, e com isso, gerar reações diversas.“A imagem afeta o comportamento da pessoa, e por isso é
perigoso analisar a pessoa pelo comportamento. O comportamento mostra como ela
está, não quem ela é”
máscaras sociais
anos de idade. “Cria-se uma máscara para lidar com a rejeição e buscar a
aceitação”.
convívio, mas podem ser prejudiciais: “Máscaras projetam a persona, ou seja,
aquela personalidade que criamos socialmente, mas elas não nos representam por
completo.”, explicou.
senso de identidade.
de máscaras mais comuns
crianças
figura paternal/maternal
O
poder do visagismo na odontologia
A odontologista Tânia Lacerda durante a palestra – A boca: o foco do olhar |
O formato da arcada dentária também influencia muito na
transmissão da imagem, e principalmente no comportamento da pessoa, podendo
causar até depressão. A odontologista, Tânia Lacerda, explicou isso em sua
palestra – A boca: o foco do olhar – onde apresentou fotos de antes e depois de
pacientes, que evidenciavam como o formato dos dentes afetam e interferem na
autoestima e a identidade pessoal de cada um. “Os dentes também precisam
expressar temperamentos dominantes”.
Janine e a valorização da beleza natural
Com o casal que dá nome ao império Jacques Janine |
Janine Goossens, do Jacques Janine, que também palestrou
no evento, brincou com a força de sua marca, que a manteve atrelada ao marido
mesmo individualmente. Ela e o Jacques têm uma trajetória de sucesso no ramo da
beleza.
trabalho dos profissionais dos anos 50: “Haviam pouquíssimos cosméticos e
muitas vezes era apenas o profissional, a maca e o cliente”.
personalidade e beleza, como Brigite Bardot, nos anos 70; Farah Fawcett, nos
anos 80, até as tendências atuais. “Hoje, não importa o tipo de cabelo, seja
ele crespo ou liso, a democratização impera, o importante é ser saudável e bem
cuidado”. Palmas para Janine.
ela, graças à Suzanne do blog Quarto Feminino, quando o Jacques me perguntou se
eu fazia permanente no meu cabelo. Prontamente respondi: Permanente? Ah sim! É
permamente sim, permanente pra toda a vida!
mercado da beleza: um setor sem crises
beleza, que é um mercado sem crise e o impacto da classe C. Segundo ele, o
Brasil está quase alcançando o segundo lugar no ranking mundial de consumo de
cosméticos, e isso deve acontecer até o final deste ano. Os EUA ainda detém o
primeiro lugar. Também pudera! Fico alucinada com a gama de cosméticos para
cabelos crespos e cacheados que tem nesse país. Para todas as necessidades e
gostos, parece a Disneyworld da indústria cosmética!
Gôndola de cosméticos para cabelos crespos e cacheados, nos EUA: um paraíso! |
Sobre a geração de empregos no segmento,
os dados apresentados mostraram que dobrou nos últimos anos devido aos gastos das classes BCD, que respectivamente
consumiram R$ 281 milhões, R$ 236,5 milhões e R$ 208,9 milhões.
necessidade de mudar de aparência, o comportamento vigente e o papel da mulher
nisso tudo foram outros fatores de destaque nesta palestra. Inclusive a influência dos blogs. Que orgulho para nós
blogueiras!
não era encarado como empresa, hoje é necessário uma ação de marketing forte,
parcerias, investimentos, vendas de produtos e treinamento constante”.
tendência, que é conciliar beleza e bem estar. E a proposta dos salões
modernos, que é de oferecer um mix de serviços, com direito à loja, bebidas, internet
e outros atrativos. O Circus Hair, em São Paulo, é um exemplo disso.
Além da postura do profissional, que é fundamental
para o sucesso. “Aquele perfil do barraqueiro não existe mais. É preciso ter
equilíbrio emocional, ser educado, discreto e ter postura ética”. Dominar novas
tecnologias também é essencial, apresentação impecável também é avaliada. Investir em conhecimento e não ficar só na
técnica. Qualidade e agilidade no atendimento, sempre!
dos consumidores estão dispostos a experimentar. “Se você não é capaz de mudar
seu cliente, e outro conseguir, ele nunca mais volta no seu salão”, destaca. O
que é uma grande verdade. “O profissional não é mais a estrela, a estrela é o
cliente”. Pena que muitos profissionais ainda se enxerguem como ‘estrelas’.
utilizam produtos de beleza regularmente. E até os homens estão mais interessados
na aparência, investindo em serviços antes só destinados ao público masculino,
entretanto, exigem privacidade e diferenciais como drinks, playstation e
internet. “Houve um aumento de consumo generalizado de beleza, lazer e
alimentação. O perfil do consumidor mudou, os clientes não são todos iguais”.
de Philip Hallawell
Visagismo Philip Hallawell, uma dica do mestre:
“Expresse sua beleza. Mudanças na imagem podem ser
benéficas. Mas se o cabeleireiro ou maquiador não tiverem conhecimentos, podem executar mudanças prejudiciais. O profissional da beleza trabalha com algo
muito sensível, que é o ser humano. Falar que o cabelo cresce diante de um erro
é fácil, mas até ele crescer, a pessoa pode ter perdido emprego, marido,oportunidades…
O contato com o verdadeiro eu no espelho é tão maravilhoso, você vê a pessoa sorrir e chorar de emoção. É a coisa
mais gratificante que o visagismo pode proporcionar. É saber transformar a intenção em uma imagem
personalizada. E isso, não tem preço! “
mundo de imagens onde as pessoas, em sua grande maioria, são analfabetas
visuais.
Lista de visagistas em todo o Brasil