8 dicas para acrescentar o óleo de melaleuca na sua rotina de cuidados para cachos e muito mais!
sabrinah /O óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) é originário de uma árvore da Austrália, e vem sido utilizado pelos aborígenes há muitas gerações. Ele é obtido a partir da destilação a vapor das folhas da planta. Seus benefícios são inúmeros, e podem ser aliados nos cuidados para cachos e muito mais, por isso elenquei alguns motivos para incluí-lo no seu dia a dia:
1- Antiacne
As propriedades antibacterianas do óleo de Melaleuca permitem que ele seja muito eficaz no tratamento da acne, com menos efeitos colaterais indesejáveis do que o peróxido de benzoíla. Esta é uma excelente notícia para aqueles que sofrem deste problema.
Dicas de aplicação: Jamais puro. O óleo é muito forte e precisa de um condutor. Experimente usar algumas gotinhas acrescidas à uma máscara de argila (recomendo a verde ou a rhassoul), rica em sais minerais que ajudam a equilibrar o ph natural da pele . Uma máscara semanal garante excelentes resultados, além de transmitir uma sensação agradável e terapêutica.
2- Anticaspa
Atua como um agente antifúngico, e por isso é um excelente anticaspa. É um solvente eficaz para eliminar o excesso de sebo e outro tipo de acúmulo no couro cabeludo. Ajuda a desobstruir os folículos capilares e contribui para ampliar a capacidade de absorção de água.
Dicas de aplicação: Acrescente a um higienizador sulfate free (recomendo este aqui!) , algumas gotinhas do óleo e dilua em um pouco de água. A proporção de diluição é de 25 a 50 gotas a cada 100 ml. Dilua ainda com um pouco de água antes de aplicar
Também é possível acrescentar gotinhas no óleo vegetal usado para a sua umectação, na hora de tratar dos cachos. Jojoba e Argan são ótimas pedidas!
3- Fortalecedor capilar
Como atua como tratamento para o couro cabeludo, desobstruindo os folículos, também ajuda a estimular o fluxo sanguíneo e reduzir inflamações nas células foliculares, o que ajuda a melhorar o crescimento capilar através de massagens. Acrescente ao seu xampu como recomendado no item anterior, ou no óleo de jojoba, outro aliado para o crescimento dos fios.
4- Anti piolhos
Misture 50 gotas do óleo essencial de tea tree a cada 200 ml de óleo vegetal. Escolha o de alecrim, que também é excelente para estes casos. Aplique couro cabeludo e fios. Deixei pausar por algumas horas com touca plástica, utilize o pente fino e após o processo, higienize num xampu acrescido com o tea tree.
Como preventivo, pode ser diluído no óleo de coco vegetal e aplicado atrás da orelha das crianças antes de ir para a escola.
6- Garganta inflamada
Como é antiinflamatário, pode ser usado para garagarejo, na proporção de 2 gotas para um copo de água.
7- Anti e pós depilatório
Antibactericida e anti-inflamatório, pode e deve ser usado antes de depilar com aparelho de barbear: acrescente umas gotinhas na lâmina. Após, acrescente umas gotas ao gel de babosa e aplique na região. Refresca, alivia e evita irritações. Esta mistura também pode ser usada para tratar áreas de pêlos encravados ou folículos infectados causados por barbear.
8- Suavizar queimaduras
Algumas gotas acrescidas ao óleo vegetal de coco ou gel de babosa atuam como calmante natural e evita bolhas e descamação.
Gostou da dicas? Quer saber onde comprar seu óleo? Clique aqui!
Quer ler outras dicas? Clique aqui!