O cabelo ondulado é lindo e cada vez mais tem ganhado adeptas por conta do aspecto despojado que ele traz. Porém, por ser um tipo de cabelo ‘intermediário’ (nem liso, nem enrolado), algumas mulheres frequentemente têm dúvidas sobre quais cuidados devem realizar nas madeixas no dia a dia.
Ondulado ou cacheado? Como distinguir?
Por apresentarem algumas características parecidas, esses dois tipos de cabelo muitas vezes se confundem. Porém, os cabelos ondulados possuem algumas diferenças estruturais em relação aos cacheados:
– Não apresentam cachos espiralados desde a raiz, que geralmente é lisa. A extensão é rica em ondulações, que podem ser bem marcadas ou sutis, o que faz com que a maioria das onduladas passe metade da vida acreditando que têm um liso estranho, pois se tratado como liso, o cabelo apresenta volume destoante a partir do arredondamento da cabeça e muito frizz.
– O ondulado do tipo 2C pode apresentar cachos espiralados na extensão e leves nas pontas, além da ondulação em sua estrutura. A diferença deste para o 3A está na textura um pouco mais lisa, e ondulação a um palmo da raiz.
– No geral, apresentam toque mais sedoso, e se escovado, ou manuseado erroneamente, passam facilmente por um liso por conta da raiz isenta ou com pouca ondulação.
Confira abaixo os principais cuidados para cabelos ondulados
No banho
O procedimento de lavagem e enxague é parecido para todos os tipos de cabelo: massagear cuidadosamente a raiz com pouca quantidade de higienizador sem surfactantes agressivos (rotinas Low Poo, No Poo), que deve ser utilizado de acordo com as características dos fios: espuma suave para os mais oleosos e nenhuma espuma para os mais secos e danificados. Condicionadores, máscaras e finalizadores devem ser isentos de substâncias sintéticas, como silicones e petroderivados, que servem apenas para maquiar os fios e impedir a absorção de água, que os mantém hidratados. Para segurar as ondas, finalizadores em gel e mousse ajudam e muito! Para os mais secos, um creme de pentear antes é benvindo! Além disso, no momento da secagem o recomendado é amassar (nunca esfregar) com um pano macio, e nunca com a toalha de banho, pois esta retira toda água e produto e causa excesso de frizz, que é um grande problema neste tipo de cabelo. Quer uma secagem express? Potencialize a quantidade de finalizador e use o difusor.
Hidratar, hidratar, hidratar!
É o principal cuidado para cabelos ondulados e o que fará toda a diferença na aparência dos fios. Produtos específicos para esses casos manterão a água dentro da cutícula, mantendo o volume bem distribuído e o frizz sob controle, e uma ondulação bem marcada.
Manuseio certo!
O ideal é que os cabelos ondulados sejam desembaraçados somente enquanto molhados, com cuidado para não quebrar os fios. Recomendo as mãos ou escovas de fitagem, que não arrebentam os fios. NUNCA desembarace os fios secos!
Acerte o corte!
Camadas, muitas camadas, sempre! Mas cuidado com a densidade: ondas mais finas precisam de camadas sutis. Um degradado ao redor do rosto ajuda a emoldura-lo, invista! Corte a seco é sempre a melhor pedida, opte por um especialista!
Abuse do Leave in
Aposte no leave in para ajudar na modelagem das ondas e distribuição do volume. Alguns deles ainda ajudam a hidratar o cabelo e possuem proteção contra raios UV. Cremes consistentes com gel para os mais espessos e apenas gel ou mousse para os finos sempre funcionam!
Veja alguns cortes para você se inspirar!
Gostou das dicas? Quer ler outras? Clique aqui!