“Olá, meu nome é Sara Rosane Silva Sousa, tenho 30 anos, moro em São Paulo-SP, sou professora de inglês e fiquei 1 ano em transição.
Minha história começa diferente das outras que normalmente leio por aí. Ao contrário do que sempre vejo, nasci com cabelos lisos e assim foi até os 12 anos. Neste período, cansava de ouvir elogios de todos: -Que cabelos lindos! – Nossa! Como são lisos! Não deixe sua mãe cortar seu cabelo, ele é maravilhoso! Entre outros elogios.
Quanto cheguei na adolescência, devido às várias transformações hormonais que passamos, a estrutura do meu cabelo começou a mudar. Ainda me lembro do dia que me dei conta desta situação. Minha mãe estava me penteando, quando viu que ele estava ondulando na raiz, e logo falou assustada: – Credo!!!! Seu cabelo está ficando ‘duro’ igual ao da sua vó e tias!!!
Fiquei chocada e passei a tentar reverter a situação custe o que custasse. Fazia touca com meia calça todos os dias para dormir e forçava com o pente. Mas todos os meus esforços eram em vão. Durante este processo, minha mãe sempre repetindo a máxima: – Só pode ter sido inveja! Ou foi aquela cabeleireira que tem a mão ruim para corte!
Enfim, passei o início da adolescência triste e escondendo o meu cabelo, que agora era considerado feio, armado e sem definição.
Lembro que passei mais de 3 anos com um único penteado: coquinho, com a parte da frente bem puxada com pente e untada com gel. Não queria que ninguém visse meu ‘cabelo duro’. Não foi fácil! Não tenho fotos desta época. Morria de vergonha!
Aos 15 anos, fui apresentada ao relaxamento, e depois ao alisamento. Achava que assim tinha voltado ao meu verdadeiro cabelo. Mas nunca me senti à vontade tendo que escovar o cabelo e fugir da chuva. Estava triste.
Após ter 3 filhos e emagrecer 10 quilos, resolvi conhecer o meu cabelo e saber realmente quem eu era. Foi quando procurando pela internet, descobri a Garagem dos Cachos, e li uma matéria sobre o grupo do face, Amigas Onduladas. Neste momento, me identifiquei com as características descritas sobre cabelo ondulado, e resolvi que queria meu cabelo natural.
Durante este último ano, cortei meu cabelo por seis vezes, e agora acredito que estou livre da progressiva, e aceito o meu cabelo como ele é, e o principal: me sinto linda assim! E acredite se quiser, até minha mãe já disse que ele é lindo! O mais legal e ver minhas alunas voltando ao cabelo natural ao ver minhas ondinhas. Estou super feliz! O meu sonho e cortar na garagem dos cachos!”
Sara participou da Promoção Meu cabelo, minha história, que teve início no dia 19/07 e encerrou no dia 22/08. Leia aqui a história vencedora. Embora a promoção tenha acabado, a seção Meu Cabelo, minha história continua. Quer ver sua história publicada aqui? Envie para cachosefatosoficial@gmail.com com quatro ou mais fotos anexadas. Quer ler outras histórias de superação? Clique aqui!