Cacheadas e crespas se reunindo em frente ao Museu Afro Brasileiro, neste domingo, no Ibirapuera, SP |
No domingo, o sol brilhou para as cacheadas no Ibirapuera. Depois de uma semana de chuva e frio, o encontro do grupo Sou + Cachos trouxe calor, sol e muita festividade para São Paulo. Convidada pelas vlogueiras, do Sarará Crioulo, que organizaram o evento: Wera Souza e Bella Silva, tive o prazer de participar desta grande festa em prol dos cabelos naturais e a valorização da mulher negra.
Com Wera Souza e Bella Silva, as anfitriãs da festa, que me recepcionaram muito bem!
Tive a oportunidade de conhecer várias pessoas interessantes e mulheres lindas, fortes e determinadas, que aprenderam a aceitar suas origens e valorizar da melhor forma possível seus cabelos crespos e etnia negra. A maquiadora, Ivone Dias Gomes, (na foto abaixo) foi uma delas: um ano e seis meses de cabelo natural.
“Tudo aconteceu por acidente”, me explicou. “Eu ia apenas relaxar mais uma vez para colocar aplique, queria ficar como a Beyoncé, mas daí resolvi fazer um trato com o cabelo, apenas por curiosidade. Decidi fazer umas tranças para deixar crescer, e num daqueles momentos de tirar a trança, redescobri meu cabelo natural, e me apaixonei!”
Patrícia Glória (foto acima) já está há dois anos sem a progressiva. Cansada de lidar com as duas texturas do cabelo, um dia virou para o seu marido e fez um pedido: corta joãozinho! Detalhe: o marido não é cabeleireiro. E assim se livrou de toda a química com a cara e a coragem.
Marfim Rosa (foto acima) levou sua filha linda Beatriz, de 9 anos, para prestigiar o evento. Tão nova, ela já se intitula como negra e ama os seus cachinhos, que são super bem cuidados com produtos naturais.
Leêh Ferreira (foto acima), namorada da Bella Silva, também é uma nova adepta ao time dos cabelos naturais. Desde criança ela usava produtos alisantes. Segundo ela, assumir o natural é libertador.
Priscila Silva (foto acima), que também tem um vlog no youtube, onde ensina a cuidar dos cabelos naturais também marcou presença no Sou + Cachos. Ela me contou que redescobriu os fios crespos por acaso, pois ao se mudar para o exterior com a mãe, não conseguiu encontrar os produtos alisantes que usava. Ela também é adepta de produtos naturais e disse já ter experimentado de tudo.
Mas nada se compara ao amor de mãe e filha de Wera Souza e Bella Silva, e o apoio incondicional que uma dá a outra na questão da aceitação e amor aos cabelos crespos e a própria identidade negra.
No próximo post sobre o evento, teremos os depoimentos de algumas destas mulheres e uma entrevista emocionante com Wera e Bella em VÍDEO. Será o primeiro vídeo que faço pro blog, e a inauguração do canal do Preciosas Bobagens no Youtube. (Não sei quando será publicado, pois meu super marido/fotógrafo e cinegrafista está editando o material, e como ele é muito, muito, mas MUITO ocupado….pode ser que demore um pouquinho, mas uma hora sai, prometo!). Para encerrar este post, um beijaço de mãe e filha pra vocês: |
Fotos: Daniel Zago
Bia Muniz says:
Que legal esse encontro, todas lindas…Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
http://www.makeolatras.blogspot.com.br
Bjsss =]
Marfim Rosa says:
Adorei te conhecer. Adorei a matéria. Muito bom a valorização da identidade negra.
Sabrinah Giampá says:
também adorei te conhecer, Marfim. Obrigada pela entrevista! bjks
girassol says:
Lindas… parabéns!!!
Talita says:
Lindas… Parabéns!!!!