Vivemos em um mundo cruel, onde as pessoas são ridicularizadas pelo simples fato de serem diferentes, ou seja, de não se encaixarem em um padrão pré-estabelecido. Essas críticas podem sem implacáveis para a autoestima das crianças e influenciar diretamente na forma como elas se enxergam no mundo aonde vivem. Para isso, o papel dos pais é fundamental, seja para mostrar a beleza e inteligência que elas possuem, seja para ensinar com o próprio exemplo, afinal, como uma mãe crespa pode ensinar sua filha a amar o cabelo natural, se ela mesma não o aceita? Veja aqui algumas dicas para elevar a autoestima das suas crianças com o cabelo crespo de origem:
DIGA ÀS SUAS CRIANÇAS:
1- ” Seu cabelo é único e especial como você”
Eles precisam ser lembrados sempre que são únicos e especiais, e quem melhor para fazer isso do que os pais, que servem como referência e inspiração?
2- “Seu cabelo é como o meu”
Faça a conexão direta com você ou com algum outro membro de sua família. Se você quer que seu filho seja um amante do cabelo natural, é preciso oferecer algum exemplo concreto, mas no caso, essa pessoa, seja a mãe ou outro familiar, deve afirmar seu amor pela textura natural de seu cabelo
3-“Qualquer um pode ter cabelos lisos “
O objetivo aqui não é incitar o ódio aos lisos, apenas incutir um sentimento de orgulho em crianças com fios ondulados, cacheados ou crespos. A indústria da beleza dificilmente celebra texturas que não sejam retas, de modo em que devemos ensiná-las a descobrirem a sua luz e abraçar sua real beleza sem depender dos holofotes midiáticos.
4- ” Princesas tem todos os tipos de cabelo, incluindo ondulado, cacheado e crespo “
Embora não seja fácil encontrar um
livro infantil que valorize a beleza natural, eles existem. Mas independente dos livros, coloque sua imaginação para funcionar e estimule a autoestima de seu filho(a) com histórias de princesas e guerreiros com crespos arrebatadores. Essa identificação também é primordial para que essa criança crie uma identidade saudável.
5- “Seu cabelo é grande e bonito”
As crianças geralmente vivem ansiosas para crescerem rápido, e se possível fortes e saudáveis. É bacana explicar que um cabelo volumoso também faz parte deste crescimento, e também coloca pra fora toda a sua beleza. É preciso fazer com que elas se sintam orgulhosas de sua grandeza, e por que não do volume de seus cabelos?
6- “Quando você o ama, ele vai crescer “
O amor, carinho e orgulho devem ser reforçados em todos os momentos, principalmente em etapas de baixa autoestima e de briga com o próprio cabelo. Estabelecer um vínculo entre o amor e o crescimento é fundamental para incentivar o amor e a nutrição também pelos cabelos. Todos os seres vivos precisam de amor, seja em forma de água , comida e cuidados .
7- ” Seja gentil com o seu cabelo e ele vai crescer grande como você “
Todos nós sabemos o quanto o nosso cabelo é frágil e, como consequência, muitos de nós interrompemos o uso de pentes e escovas. Estes cuidados também precisam ser passados para a próxima geração, para que eles não quebrem os cabelos com produtos e ‘ferramentas’ inapropriadas. Eles precisam entender sobre as reais necessidades de seus fios, e esse aprendizado, com certeza sera´levado até a idade adulta. Os pais são os primeiros professores.
8- “Comida saudável e brincadeiras contribuem para um cabelo bonito”
Comece o relacionamento com boa alimentação e exercício, para que isso se torne um hábito com seus filhos. Todos os médicos concordam que as crianças (e adultos) precisam comer alimentos saudáveis e praticar alguma atividade física. Então, basta incorporar isso como agente direto para o crescimento do cabelo e saúde em geral, até porque você não estará contando nenhuma mentira.
9- “Eu amo seu cabelo “
Você deve mostrar a eles o quanto você ama suas ondas, cachos ou crespos. Eles são uma parte de você e seu cabelo é uma parte deles, assim como você pode não amá-lo? Sem contar que o cabelo traz nos genes a nossa história, nossa origem, nossas tradições. Ele faz parte de quem você é, assim como o sangue que corre em suas veias. Cabelo é identidade.
Gostou da matéria? Leia mais sobre o tema aqui e aqui!
Fonte: Adaptado do portal Naturally Curly
Larissa says:
A Me III !!!!!