Os paulistanos tem uma infinidade de motivos para desfrutar do feriado da Consciência Negra, pois a cidade oferece uma série de atrações para não passar a data em branco. Mas, obviamente, esta não é uma data comemorativa, e sim uma data contemplativa, pois nos força a relembrar que nosso país, infelizmente, ainda é um país racista, e ainda há muito a ser feito para que a população negra tenha os mesmos privilégios da população branca, e o principal de todos eles: poder ser livre para ser como é, livre de qualquer julgamento e preconceito. Lembrando que ainda esta semana, uma jovem postou no facebook seu triste relato de racismo, sofrido na 12ª entrevista de emprego que foi reprovada por se recusar a alisar seu cabelo crespo.
A marcha das Mulheres Negras, realizadas em Brasília há dois dias atrás reforça o cenário deplorável que precisa ser mudado. Mulheres negras (e pardas), que são cerca de 49 milhões espalhadas pelo país, marcharam contra o racismo, machismo e desigualdade social, também para o fortalecimento da identidade negra, que tem sido prejudicada pela construção negativa do negro ao longo dos séculos. As mulheres negras continuam recebendo os menores salários e são as que mais têm dificuldade para entrar no mundo do trabalho. Isso acontece porque no cenário social, a imagem da mulher negra está associada à dependência, inferioridade e subalternização, o que dificulta ainda mais, que ocupem espaços de poder e decisão, seja no mercado de trabalho ou na representação política e social.
Que o dia 20 de novembro, que marca a morte do líder da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, faça que todos coloquem as mãos em suas consciências e façam sua parte para mudar isso, nem que seja reconhecendo seus próprios preconceitos enraizados e evitando a disseminação destes por outras pessoas.
Para os paulistanos que ficarem na cidade, há uma série de programações, confira as dicas do blog:
Biblioteca de São Paulo
Oficinas, debates, apresentações musicais e contação de histórias dedicadas à memória e vida de Zumbi dos Palmares.
Quando: Até hoje! 20/11/2015
Onde: Biblioteca de São Paulo –
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Ao lado do metrô Carandiru – Santana
A partir das 13h.
Museu Afro Brasil
Exposições temáticas, atividades educativas, apresentações musicais e oficinas
Quando: Hoje e amanhã: 20 e 21/11/2015
Onde: Museu Afro Brasil –
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Parque do Ibirapuera – portão 10
Das 10h às 17h
MIS – Museu de Imagem e Som
Programação dedicada à cultura negra, com shows, mostra de cinema e feira gastronômica com comidas típicas brasileiras.
Quando: De hoje (20/11) até domingo (22/11)
Onde: MIS – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Shows
Promovidos pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, os shows acontecem no centro da cidade – Chico César, Jorge Aragão e a Escola de Samba Vai-Vai são apenas algumas das atrações.
Quando: Hoje (20/11) até amanhã
Onde: Largo do Paissandu e Vale do Anhangabaú
Encrespa Geral