Elisa alisava o cabelo havia nove anos, quando chegou na Garagem dos Cachos. “Em partes porque achava que liso seria mais fácil de cuidar, e em partes influenciada por essa campanha de embranquecimento das mulheres, que tanto a mídia quanto os próprios salões promovem”, me explicou ela.
“Só há pouco tempo comecei a perceber como as cabeleireiras faltam quase implorar pra alisar nossos cachos. Assim, nós ficamos escravas de pacotes de produtos e serviços e voltamos sempre.”
“Resolvi parar de alisar no final do ano passado e ir cortando aos poucos. Depois de dez ou onze meses aguardando para ir à Garagem dos Cachos, a Sabrinah apenas constatou o que eu já havia suspeitado: o meu cabelo foi alisado contra a minha vontade!!! (Isso não configura violência? Deveria!)”.
O que aconteceu com a Elisa é o que tem acontecido com muitas mulheres. Em transição, ela foi a um salão convencional cortar um pouco o cabelo e fazer escova. Voltou pra casa com a raiz super lisa, e sem entender o que havia acontecido. “Mais tarde percebi que tive o cabelo batizado por algum tipo de alisante no lavatório”. Agora, imagine a revolta dela, que estava no oitavo mês de transição, ver o cabelo natural indo pro saco, e as partes quimicadas com corte químico? A última alternativa que sobrou à ela foi a máquina 4.
“Depois que raspei a cabeça, teve um estranhamento inicial, que eu já esperava. Mas, a sensação de liberdade, originalidade, e poder de escolha, superaram, e muito, qualquer estranhamento que a falta de cabelo faz.”
“Um aspecto interessante é que estou muito mais vaidosa e a autoestima está lá em cima. Tenho investido muito mais em acessórios e maquiagem para valorizar o meu curtinho, e tem dado super certo. Estou fazendo muito sucesso entre as mulheres do meu círculo familiar e de amigas e ainda servindo de inspiração e encorajamento para futuras cacheadas.”
“Outro acontecimento notável foi o que aconteceu com a minha filha. Ela tem 6 anos e vivia dizendo que não gostava de ter ‘cabelo feio’ (palavras dela), e que queria ter cabelo liso. Dizia que assim que tivesse idade suficiente pra fugir até o salão, alisaria o cabelo sem a minha permissão. Falava também uma série de outras coisas negativas sobre os cachos. E foi isso o que mais me impulsionou nesta mudança, pois percebi que eram duas identidades a serem resgatadas. Pois o bom da história vem depois do meu big chop. Ela simplesmente passou a amar os seus cachos e se orgulha muito deles. Mal aceita um rabo de cavalo para ir à escola (kkkkkkkkkkk), pois quer aproveitar todas as oportunidades para exibir o cabelo, e isso é maravilhoso!”

Elisa e sua filha de seis anos. Três meses depois do seu bc à máquina: cachos crescendo a todo vapor, e uma cacheadinha redescobrindo a beleza do seu cabelo natural. Existe trabalho mais recompensador do que este?
Gostou do corte? Quer cortar também? Minha garagem fica em São Paulo, capital, pertinho do metrô São Judas. Para mais informações, curta a fanpage do blog no facebook e escreva para garagemdoscachos@gmail.com. No assunto, coloque: Agendamento. Também comercializo os produtos da Deva Curl para todo o Brasil. Eles são liberados para as rotinas Low Poo e No Poo.
* Tive autorização da minha cliente para divulgar essas fotos
Quer ver outras transformações? Acesse aqui!
Janaina says:
Isso me aconteceu uns 4 anos atrás, fui fazer uma escova no meu cabelo em um salão do meu bairro, eu fazia uma ou duas escovas por ano, meu cabelo é 3b sem química, não tenho nem mesmo tintura (eu me livrei da química em 2006) e depois de 2 dias ao lavar o cabelo pra tirar a escova ele estava horrível, com partes esticadas, outras não. Eu me senti traída, voltei no salão e fiz um escândalo, o cabelereiro jurou que não fez nada, que não entende o que aconteceu, mas a prova estava no meu cabelo. Ele não é má pessoa, e é apenas funcionário do salão, cheguei à conclusão que tinha algum resto de formol ou algo do tipo na escova, eles fazem milhares de escovas progressivas e duvido que tenham uma escova limpinha guardada para escovar os cabelos virgens. Depois disso nunca mais fiz escova, perdi a confiança. Até quando vou cortar o cabelo levo meus próprios produtos.
Bia says:
Ficou Muitooo mis linda parabéns cortei joãozinho tbm e hj estou com 4 meses foi dificil ele definir mais hj em dia esta com cachos lindos ♥