Pessoal, para quem não sabe, dia 21 de março, sábado passado, foi o Dia Internacional de Combate ao Racismo. Para não deixar a data passar em branco, pincelei este documentário de 1996, chamado Olhos Azuis, que mostra um exercicio de discriminação da professora e socióloga americana, Jane Elliott, já aposentada.
Ela que já ganhou um Emmy pelo documentário Eye of the Storm, de 1970, onde aplicou o mesmo exercício em uma classe da terceira série, repete o experimento, desta vez com jovens universitários.
Para fazer com que jovens brancos compreendessem o racismo que os negros sofrem todos os dias, ela usou a cor dos olhos para inverter os papéis, e o resultado é surpreendente. “O objetivo é fazer com que os brancos sintam, na própria pele, o sofrimento provocado pelo preconceito social”. Vale a pena tirar 1 hora do seu dia para assistir. Embora seja de 1996, o vídeo, infelizmente, ainda é bem atual. Na hora pensei na questão do cabelo. Qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera coincidência.
https://vimeo.com/67460531