Conforme eu havia dito, neste mês de outubro vamos dar destaque para alguns cortes infantis que já foram feitos na Garagem dos Cachos, e por que não mostrar um big chop? O post da vez é em homenagem à Gabizinha, filha da minha também cliente, Rita Cássia.

DSCN3350

A mãe, Rita, que também já havia passado pelo bc, trouxe a filha de 6 anos para se libertar da química.

Embora seu cabelinho já estivesse curto, é possível notar diferença na definição e aspecto dos fios por conta de um relaxamento, pelo qual ela havia passado há meses atrás.

DSCN3352

Gabizinha com o cabelo em transição

É triste, e ao mesmo tempo chocante, deparar-se com uma criança tão nova como ela, já refém das químicas, mas isto, infelizmente, é mais comum do que parece. Ela não é o meu primeiro caso, e com certeza não será o último.

DSCN3351

A falta de informação de como lidar com o cabelo crespo, faz com que mães, e no caso da Gabi, a avó, recorram às químicas no cabelo infantil, como o relaxamento.

A história da Gabi não é muito diferente da que me relatam algumas mães, assim que descobrem o meu trabalho de valorização do cabelo natural: “Minha mãe já não sabia o que fazer com o cabelo da minha garotinha para levá-la a escola. Aí decidi buscar um cabeleireiro que fizesse o relaxamento em criança, mas me arrependi muito”, me explicou Rita. “Umas partes ficaram lisas, outras enroladas. Esperei uns três meses para crescer um pouquinho e decidi libertar minha filha da mesma escravidão que já passei”, complementou ela que também já foi adepta das químicas, e hoje usa o seu cabelo natural.

DSCN3359

Gabizinha após o seu bc

É lamentável constatar o quanto a influência midiática, oriunda da cultura em prol do cabelo liso, ainda é forte, e faz até mesmo com que crianças sejam submetidas desde cedo a este padrão de beleza, que deturpa suas origens e camufla seu senso de identidade. O que me deixa feliz, é que a internet, hoje, serve como fonte de informações, e muitas mães, como a Rita, já estão conscientes de que o cabelo crespo não é uma fera indomável.

DSCN3360

Perfil Gabizinha pós-corte

A dificuldade que avós e mães encontram em arrumar o cabelo crespo, para a escola, por exemplo, depende muito do ponto de vista. Explicando melhor, o que acontece é o seguinte: elas são sugestionadas ( por falta de informação e influência midiática) a tratar o crespo como liso, ou seja, esticando pra fazer penteados ‘alinhados’, tido como ‘higienicos’ pelas escolas (sim, alguns educadores também propagam o preconceito). E o que ocorre quando lutamos contra a natureza? O cabelo fica com cara de artificial, é claro, porque o crespo esticado nunca terá a semelhança de um liso natural. E isso não é um fator para desespero, afinal, o fato do crespo crescer para cima NÃO É UM DEFEITO, E SIM, UMA CARACTERÍSTICA.

DSCN3361

Gabizinha pós bc

Particularmente, eu vejo a beleza do crespo nesta característica. Acho lindo aquele cabelo pro alto, vibrante, volumoso. Quem foi que disse que volume é um defeito? Tirar o volume natural de um cabelo é apagar a personalidade da pessoa. O grande erro é cortar o crespo como liso, ou seja, priorizar o efeito abajur (onde o volume fica concentrado da região mandibular), pois com o corte certo, o volume fica bem distribuído por toda a cabeça, e o resultado é maravilhoso.

atual

Gabizinha três meses após o big chop

E daí você me pergunta: e os cuidados? E eu te respondo que é bem mais simples do que cuidar de um cabelo relaxado, que embaraça horrores e fica emborrachado (ainda mais o cabelo infantil, que é ainda mais fino). A única coisa que recomendo é seguir as rotinas No Poo ou  Low Poo e abusar dos acessórios. Se for prender, nada de estica e puxa; valorize o volume natural, afinal, ele é lindíssimo! E a Gabizinha? Mesmo sofrendo influência das coleguinhas em relação aos fios lisos, está feliz da vida com seu belíssimo cabelo 4B, abusando de lacinhos e enfeites.

retranca_cachos

Gostou do corte? Quer cortar também? Minha garagem fica em São Paulo, capital, pertinho do metrô São Judas. Para mais informações, curta a fanpage do blog no facebook, e me chame inbox. Se preferir, escreva para garagemdoscachos@gmail.com. No assunto, coloque: Agendamento. Também comercializo os produtos da Deva Curl, que são liberados para as rotinas Low Poo e No Poo.

* Tive autorização da mãe da minha cliente para divulgar essas fotos

Quer ver outras transformações? Acesse aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook