O encontro organizado por Eliane Serafim, blogueira do Encaracoladas e criadora do grupo, fan page e fórum Cacheadas, terá programação em todo o Brasil e também nos Estados Unidos (Miami) e no Japão (Tóquio). A proposta é criar uma grande confraternização para festejar a semana da consciência negra, celebrando os cabelos naturais. “É uma oportunidade de mostrar, em clima de paz, que estamos confortáveis com nosso cabelo, nossa cor e nossas escolhas. Será um momento de troca de experiências e elevação da autoestima, pois em conjunto tudo fica mais fácil”, explica a organizadora.
Eliane Serafim e Daniela Lisboa, do blog Encaracoladas, recepcionarão as cacheadas no Parque da Água Branca, em São Paulo |
Eliane Serafim ficará responsável pelo evento em São Paulo, contando com o apoio de Daniela Lisboa. Enquanto blogueiras e moderadoras de grupos especializados de outros estados, assumirão em sua terra natal. Entre as organizadoras, temos: Jacqueline Moitinho, na Bahia; Rosimeri Silva, no Paraná; Beatriz Andrade, no Distrito Federal; Kátia Carvalho e Amanda Barbosa, em Minas Gerais; Camilla Santana, em Goiás; Lívia Glivi, no Rio Grande do Norte; Thayna Rose, em Alagoas; Vânia Freitas, em Pernambuco; Alessandra Carelli, em Santa Catarina; Ana Claudia de Paula e Danielle Azevedo, no Mato Grosso; Claudia Silva, no Rio de Janeiro; Michelle Shirai, no Japão e Maria José Pinheiro, nos Estados Unidos.
Daniela Lisboa, que é cabeleireira especialista em cachos do Floreal Clínica dos Cachos, marcará presença no evento |
A idealizadora desse grande encontro, Eliane Serafim, explica que embora a gente viva numa sociedade onde a maioria da população é negra/mestiça e tenha o cabelo crespo e cacheado, ainda existe muito preconceito em torno de coisas que são simples, como por exemplo, o direito que cada um tem de escolher o jeito de usar o cabelo que é seu sem ser criticado e ridicularizado.
Eliane Serafim, pioneira neste tipo de evento e organizadora do Encrespa Geral, que reunirá cacheadas no Brasil e no mundo! |
O lema do Encrespa Geral é colocar a união faz a força em prática: “Não é a primeira vez que fazemos encontro, já fizemos em São Paulo e no Rio. Dessa vez a amplitude foi maior, porque na minha concepção, pra gente tentar mudar alguma coisa na vida, precisa tentar fazer algo de forma diferente. Eu queria um evento que fosse além dos grupos e blogs. Queria um evento que demonstrasse nossa união”.
Eliane Serafim ainda fala sobre o grande obstáculo de se organizar um evento desse porte, além da falta de patrocínio, claro: “A maior dificuldade é conseguir conciliar as agendas, porque tem muita gente que quase não tem folga no trabalho, e fica difícil encontrar tempo mesmo aos finais de semana. Mas mesmo que a gente coloque 10 pessoas em cada encontro, terá sido um sucesso, terá sido um passo a mais em relação a tudo que a gente quer conquistar”.
Daniela says:
Muito bom, obrigada!
E vamos Encrespar o mundo!
Eliane Serafim says:
Sim, Encrespa Geral!!!! Vamos nessa!!!!!! Obrigada de novo Sabrinah! Bjus
Marfim Rosa says:
Estarei lá pra prestigiar e aprender mais um pouquinho!