Adoro experimentar produtos novos, e principalmente de marcas desconhecidas. Estes colegas gringos, o shampoo e o condicionador da marca americana, Nature´s Gate, foram adquiridos pelo portal iherb, assim como recomendado pelo respeitadíssimo blogueiro, Ronaldo Neves.Saiu ao todo menos de 30 reais, incluindo o frete! Não tive nenhum problema, digo isso porque não fui taxada (ufa) e se não me engane, demorou menos de 15 dias para chegar, o que foi absurdamente rápido para uma comprinha internacional, que pode levar meses de espera angustiante. Ainda ganhei dois brindes: esse espelhinho de bolsa, da foto abaixo, e uma cápsula de óleo de salmão, que já foi digerida, claro.
Sobre os produtos
Tanto o shampoo, como o condicionador apresentam composição bem semelhante no que diz respeito aos compostos botânicos e óleos vegetais. A proposta da linha é tratar não apenas os fios, mas agir diretamente no couro cabeludo, de uma forma medicinal. Isto, porque os componentes principais, ou seja, os protagonistas da composição são o Tea Tree – que é o óleo de melaleuca –e Blue Cypress. Ambos são óleos extraídos de árvores australianas. O Tea Tree é rico em componentes antifúngicos e antibacterianos – por isso muito usado em shampoos anticaspa, e o Blue Cypress é usado para tratar irritações e lesões, portanto age como um bom cicatrizante. Juntos formam uma dupla imbatível para uma limpeza profunda, capaz de desobstruir o couro cabeludo sem agredir os fios e ativar a circulação. Garantem também uma absorção máxima de seus outros ingredientes, como o óleo de jojoba, pantenol, proteína do trigo e babosa, que garantem a nutrição e saúde dos fios. Infelizmente, ainda há poucas variedades de produtos como estes, à base de extratos botânicos, 100% naturais, em nosso país. E olha que não é por falta de matérias-primas. Isso sem contar que a Nature-se Gate é uma empresa com princípios sustentáveis, que não faz testes com animais, o que eu acho super válido, afinal, quem quer bichos sofrendo em detrimento de cabelos bonitos?
A experiência na prática
Shampoo Nature´s Gate
O que mais me chamou atenção neste produto, antes mesmo de experimentar, é a ausência de sulfato agressivo. Aqueles da lista de proibidos da rotina Low Poo e No Poo.O surfactante utilizado é leve, mas muito eficaz, tanto é que ele conseguiu eliminar resíduos de produtos com silicones insolúveis e óleos minerais, incluindo ainda a parafina líquida. Digo isso porque fiz o teste. (Ainda tenho uns produtos não liberados e não quero me desfazer deles) Como tenho tendência à raiz oleosa, esse produto foi excelente. Percebi que controlou bem o excesso de óleo. Acho que funciona para todos os tipos de cabelo, mas para o 3C em diante eu recomendo cautela: ou seja, não dá pra usar todo o dia. Mas intercalado com um bálsamo limpante é tiro e queda!
Ele é transparente e o cheiro é de ervas, levemente mentolado. No momento da lavagem é bem intenso, mas suaviza na sequência. Eu gostei muito. É nítida a sensação de limpeza, e sim, ele faz um pouco de espuma. Não muita, mas faz. Ao meu ver é liberado para Low Poo, sem problemas. Eu geralmente faço duas lavagens seguidas com ele. E eu tinha uns machucadinhos no couro cabeludo, oriundos de um problema hormonal , e estes já estão cicatrizados. Foi realmente como mágica. Já está na lista dos meus preferidos, ficando acima do Low Poo da DevaCurl, que eu amo.
Condicionador Nature´s Gate
Antes da experimentação, eu costumo ler a bula pra tentar entender (pelo menos dentro do pouco conhecimento que tenho) o que estou colocando na minha cabeça. Este condicionador me surpreendeu, porque além dos compostos botânicos e propriedades medicinais, ele não tem absolutamente NENHUM tipo de silicone, o que é maravilhoso. Isso significa que ele não vai pesar nos fios e nem dar uma ‘falsa’ sensação de hidratado, ele realmente vai hidratar e não formar uma película que esconde as reais necessidades do fio. Dito e feito. É liberado para Low Poo e No Poo. Excelente para co-wash.
Sua textura é leve, e condiciona bem os fios, fechando bem as cutículas, o que faz com que você sinta uma maciez quase que imediata. Eu costumo passar uma quantidade boa, e a melhor descoberta é que como é livre de silicones, pode ser usado sem problema algum como leave-in. Isso mesmo, você não precisa enxaguar o produto, pelo menos não completamente. Eu costumo tirar apenas o excesso. Dou uma leve massageada na raiz, tiro um pouquinho e deixo o restante. É uma rápida enxaguada. Este restante serve como um creme pós lavagem, mas não basta para a estilização. Meu cabelo precisa de gel para segurar os cachos. Por isso, para estilizar, eu usei o gel Angèll, da Deva Curl, utilizando um misto das técnicas ‘rake and shake’ e scrunch.
Usei o Angèll, da DevaCurl para estilizar:
O resultado foram fios hidratados, com bastante brilho, frizz reduzido e volume. Do jeito que eu gosto. Satisfação máxima.
Veja como ficou:
Maria Fernanda Pinheiro says:
Oi Sabrinah!
Conheci seu site tem pouco tempo e estou adorando! Estou procurando um shampoo anti caspa Low Poo mas o único que encontrei foi o da Vichy e achei muito caro. Foi ai que vi essa sua resenha sobre o Nature’s Gate e fiquei com muita vontade de experimentar. Mas pelo que andei pesquisando não vende mesmo no Brasil né? Acho que vou comprar no mesmo site onde você comprou. Será que continua sendo confiável? Você tem alguma informação mais recente? Muito obrigada pela dica!!! Beijos
Sabrinah Giampá says:
Oi, Maria Fernanda! Fico feliz que esteja gostando do meu blog. O xampu da Nature-s Gate é realmente muito bom, mas ele é mais para prevenir a caspa do que combatê-la de fato. Digo isso caso já esteja em estado avançado. Recomendo misturar o anticaspa tradicional com um pouco deste ou de outro xampu liberado, para torná-lo menos agressivo, e massagear apenas o couro cabeludo, com uma colher de sopa de vinagre de maçã no conjunto. O iherb sempre funciona pra mim, o problema é que nas últimas compras, tive uma espera de até 40 dias! bjks
Maria Fernanda Pinheiro says:
Muito obrigada pela resposta, Sabrinah! Realmente no meu caso acho que seria melhor fazer essa mistura que você falou. E tem algum shampoo tradicional que você recomenda? Tenho usado o Clear mais parece que meu couro cabeludo já se acostumou com ele pois não tem dado muito resultado. De qualquer forma vou comprar o Nature’s Gate para experimentar! Bjo
Sabrinah Giampá says:
Maria Fernanda, como existem vários tipos de caspa, os melhores xampus são aqueles que a dermatologista nos indica. Geralmente não são muito baratos, mas são super eficazes, e resolvem o problema rapidamente. Lembro que já me receitaram o da Vichy e um outro manipulado. Tive bons resultados com ambos. Mas o legal é procurar um dermatologista mesmo, sendo que cada caso é um caso. bjks