Suas atividades onlines não passam despercebidas. O que você compra, gosta, o que você faz, para onde viaja já são catalogadas por empresas que traçam o seu perfil para revender como mailing para empresas que buscam estratégias para não errar o alvo. Quem nunca passou pela sensação de encontrar um anúncio de um site que comprou algumas vezes no topo da sua caixa de entrada, ou algo do gênero que o fez pensar que não há coincidências no mundo virtual. E realmente, não há. Até pouco tempo, as empresas especializadas neste serviço de ‘espionagem’ eram tidas como invisíveis por grande parte dos consumidores, e somente agora, parte disso começa a vir à tona.
A questão é fazer valer nossos direitos de cidadãos, que seria o direito de acessar e até mesmo de modificar ou bloquear parte destas informações. Enquanto isso, estamos vulneráveis, e é preciso ter cuidado inclusive na hora de ‘curtir’ alguma página nas redes sociais. ( Eu não curto nenhuma) e mesmo postar alguma foto, pois justamente aquela foto em que você aparece tomando uma simples coca-cola oferece a estas empresas uma informação valiosa. Afinal, ela sabe o tipo de refrigerante que você prefere. Se é zero, ou tradicional. Sabe até o local onde você costuma consumi-lo. Enfim… diariamente, fornecemos uma série de informações sem perceber, e cada vez mais vamos expondo partes de nossas vidas que preferíamos que ficassem ocultadas. Provavelmente estas empresas conhecem todas as minhas doenças crônicas apenas pela listagem de medicamentos que consumo.