Depois de muitos cuidados você finalmente conquistou o cabelão crespo/cacheado/ondulado dos seus sonhos. O grande problema agora é mantê-lo bonito e saudável. Para isso, selecionei algumas dicas para fazer a manutenção da cabeleira:
1- Evite passar a mão o tempo todo. Ok, o seu cabelo está lindo e macio, mas ficar passando a mão de hora em hora vai deixá-lo oleoso e suscetível a quebras. Não precisa jogar de um lado para o outro para ser notada. Cabelo bonito chama atenção por si só.
2- Encontre um ponto de equilíbrio durante a secagem: Ao contrário do que se imagina, secar os fios com o secador não causa danos. Estes só acontecem se a temperatura estiver muito alta e o procedimento tiver muito atrito com o auxílio de escovas e pentes. No mais, é saudável secar os fios antes de sair de casa, ou pelo menos tirar o excesso de água, para não sair com ele ensopado. Quando está molhado, o cabelo fica mais vulnerável e costuma absorver todos os poluentes que encontra na atmosfera, o que a longo prazo não será nada positivo.
|
O secador com difusor é seu melhor amigo na hora de manter os fios crespos, cacheados e ondulados saudáveis |
3- Nunca durma com os fios molhados: Além de mais frágeis, os fios molhados não secam direito quando pressionados no travesseiro, o que pode causar rupturas, mofo e até um formato indesejado.
4- Estilize com produtos que protegem os fios. Eu recomendo condicionadores sem silicones, derivados de petróleos e afins, conforme já foi citado neste post aqui.
5- Experimente desembaraçar os fios com os dedos. Esta técnica tem menos atrito e evita sobrecarregar os cabelos.
6- Apare as pontas pelo menos a cada três meses. Sei que quem quer cultivar um cabelão passa longe de uma tesoura, mas só há um remédio contra pontas duplas: ‘vitamina T’ de Tesoura, conforme me explicou o hair stylist Eddy Oliveira, o meu professor do curso de cortes masculinos e femininos, do Senac. Para ele, o cabelo deve ser cortado a cada dois meses!