É normal uma perda de cabelo diária, especialmente, a medida em que envelhecemos. Entretanto, para algumas pessoas, a queda excessiva pode ser aviso de que algo está errado no organismo. Mas como saber se a quantidade perdida esta fora do normal?
De acordo com um instituto especializado em queda de cabelo, em Seattle, nos Estados Unidos, durante o período de repouso do ciclo capilar, o folículo piloso atinge o ponto de desprendimento e o fio de cabelo se aproxima da superfície do couro cabeludo.
Por isso, é normal constatar uma perda diária durante a lavagem, principalmente quando desembaraça o cabelo. É comum que as cacheadas se queixem de uma queda maior, justamente porque os cabelos perdidos só são eliminados da cabeça durante o processo de tirar os nós, que acontece no banho. E como algumas não lavam todos os dias, estes fios vão se acumulando, e consequentemente, quanto maior espaço entre as lavagens, maior volume perdido, o que neste caso é absolutamente normal.
Em números absolutos, você pode esperar perder de 50 a 100 fios por dia. Esta é a quantidade normal de cabelo perdido em um couro cabeludo saudável. Então, se você costuma lavar seu cabelo a cada três dias, vai perder três vezes mais que isso, o que não é nada preocupante. É natural que o cabelo velho caia para dar origem à novos fios.
Por isso, quando algumas meninas que chegam na Garagem se queixam de queda, eu sempre questiono sobre o número de lavagens. Também não recomendo nenhum tratamento externo miraculoso, e sim um dermatologista, que através de exames poderá constatar se a queda é oriunda de falta de vitaminas essenciais ou alguma alteração hormonal.Químicas para alisar o cabelo, como progressivas e relaxamentos também podem ocasionar perda dos fios.
A melhor hora pra consultar um médico é quando você percebe queda de grande aglomeração de cabelo com uma frequência maior do que o costume. O estresse excessivo pode contribuir pra isso, e inclusive dar inicio aos primeiros sinais de alopecia (calvície, que também pode ser parcial).
São inúmeras circunstâncias que podem ocasionar queda excessiva, e por isso é fundamental procurar um médico, que irá lhe fornecer o tratamento específico para o seu problema.
Em alguns casos, uma alimentação balanceada e boa hidratação do corpo, resolvem tudo. Mas como ninguém conhece melhor sua rotina capilar, como você mesma, se achar que algo está errado, agende uma consulta e tome medicamentos apenas sob prescrição médica. Fuja de receitas malucas!
Fonte: Adaptado do Naturally Curly