A Viviane conheceu a
Garagem dos Cachos aqui pelo blog, que ela conheceu através de sua irmã cacheada, que foi uma das principais incentivadoras para ela retomar o seu cabelo natural. Quando ela chegou na
garagem, estava há uns seis meses em
transição, totalmente sem guanidina, mas inclinada a fazer um relaxamento depois do corte, com o intuito de ‘domar’ os fios crespos. Conversamos bastante e expliquei à ela, que ao contrário do que a maioria pensa,
o cabelo crespo não é nenhuma fera indomável, e o que precisa ser relaxado, ao meu ver, é o cérebro das pessoas que pensam assim.
|
Depois de uma vida inteira sendo escrava dos alisamentos, Viviane, finalmente, decidiu se libertar |
O conselho que dei a ela foi que antes de tomar qualquer decisão para voltar ao cabelo natural, seria preciso, definitivamente, fazer as pazes com ele. Expliquei que o crespo ‘difícil’ é o crespo quimicado, e nunca o natural, e que o fato do cabelo crescer pra cima não é um defeito, e sim uma característica positiva, que confere poder à mulher, e consequentemente, a deixa mais bonita. Na minha humilde opinião, cabelo crespo colado na raiz deixa a pessoa com cara de tadinha, ou seja, de pobre camponesa de nobre coração, que vai todos os dias ao bosque coletar lenha, o que não é o caso de Viviane.
|
Antes de encarar o big chop, ela teve que fazer as pazes com seu cabelo natural |
Ela é uma mulher forte e batalhadora, de 40 anos, que recentemente montou sua própria assessoria de imprensa.
Assim como eu, ela também é jornalista e passou pela fase de rejeição dos fios, assim como a grande maioria de nós cacheadas, crespas, e por que não, onduladas! Depois de passar a vida toda lutando contra a sua natureza e investindo pesado nos alisamentos, ela finalmente caiu em si e decidiu voltar a ser ela mesma, sem amarras e sem a escravidão das químicas, chapinhas e afins.
|
A personalidade forte e batalhadora de Viviane, não combinava com os fios colados na cabeça |
Tendo a irmã como fada madrinha na busca dos fios naturais e acompanhar as transformações do blog, como da da
Elisani, a deixou cada vez mais decidida em optar pelo
big chop. No fundo ela sabia que estava no caminho certo. Depois de conversarmos bastante, resolvemos fazer o
bc em duas partes, ou seja, ela faria o primeiro grande corte nesta visita, e após dois meses voltaria e tiraríamos o resto. Fizemos isto para que ela não se chocasse muito com o comprimento, pois seria preciso tirar bem mais para ficar 100% natural, e como ela estava acostumada com o cabelo comprido, é mais fácil ir em doses homeopáticas, mas mesmo assim, não deixa de ser uma mudança impactante.
Deixamos a parte da frente um pouco mais comprida para ela não estranhar tanto a mudança brusca no comprimento, mas a parte de trás voltou 100% ao natural. E mesmo com este ‘semi’
big chop, seu visual foi renovado instantaneamente, o que valorizou seu rosto e deixou seus olhos ainda mais amendoados.
|
Os cachinhos naturais pareciam ter despertado de um longo sono,
causado por um feitiço maligno, assim como ocorreu com a bela adormecida |
E qual foi a minha surpresa, quando no final do dia após o bc, recebi esta linda mensagem de carinho através do facebook:
“Oi Sabrinah, tudo bem? Tô passando por aqui pra registrar meu agradecimento a você pela grande transformação que proporcionou hoje em minha vida. Peço perdão por talvez não ter conseguido externar isso no momento, acredito que pelo forte impacto que sobreveio após a mudança. O que acho importante dizer é que as pessoas precisam saber que você não corta simplesmente cabelo, você eleva a autoestima das pessoas! Faz com amor, carinho, determinação e a gente percebe o quanto você põe sua vida nisso. As experiências que você conta, o modo como você valoriza a naturalidade e exalta a beleza de quem tem cabelos crespos. Confesso que saí anestesiada, e aos poucos fui recobrando a consciência…rsrs…e agora, me olhando no espelho em casa, tô me achandooooo lindíssima!!! Meus pais me elogiaram, meu marido adorou, e o mais importante: eu amei!!! Valeu a pena cada tesourada. Tomara que toda sua expertise e amor por essa carreira alcance milhares de meninas que, como eu, também precisam voltar às suas origens, conhecer seus cabelos, saber que somos lindas com nossos crespos macios e originais! Nem tenho mais palavras pra te dizer o quanto foi bom ter te conhecido e o quanto o seu trabalho de fato está fazendo diferença neste mundo! Prossiga nesse caminho, você merece muito sucesso e reconhecimento. Depois vou publicar um depoimento e fotos no meu face e fique à vontade também caso queira publicar no seu blog algum trecho desse depoimento, que pode ter certeza, foi de coração! bjsssss Deus te abençoe!”
Acho que eu nem preciso dizer o quanto fiquei emocionada, né? Ler uma coisa dessas é mais que gratificante, é algo que ajuda a acabar com as minhas incertezas e faz com que eu tenha certeza que estou fazendo a coisa certa, estou no caminho certo. É mais que compensador ter um retorno positivo, mas acredito que quando você faz algo com amor, as pessoas sentem de alguma forma, e esse é o meu objetivo verdadeiro, ajudar as mulheres a resgatarem sua autoestima e identidade através do cabelo crespo natural, afinal, não existe algo mais libertador do que se sentir bela sendo quem a gente é, sem precisar criar o personagem social, que fomos condicionadas desde a infância. A Viviane é uma mulher linda por natureza. Não havia nada de errado com ela que precisasse ser alterado, e é assim comigo, e, provavelmente, é assim com você também. A natureza é sábia, você vem ao mundo com o cabelo que mais combina com você, seja com seus traços, seja com a sua personalidade, e é isso que te faz única e especial. Nunca duvide disso, nunca deixe que ninguém te diga o contrário, querida leitora. Beijos crespos e emocionados para todas, e até a próxima transformação!
Gostou do corte? Quer cortar também? Minha garagem fica em São Paulo, capital, pertinho do metrô São Judas. Para mais informações, me adicione no Facebook Sabrinah Giampá, e me chame inbox. Se preferir, escreva para cachosefatosoficial@gmail.com. Também vendo os produtos da Deva Curls, que são liberados para as rotinas Low Poo e No Poo.
* Tive autorização da minha cliente para divulgar essas fotos
Quer ver outras transformações? Acesse aqui!
Luzilande Afonso Ferreira says:
Parabéns Sabrinah, pelo seu trabalho maravilhoso, ainda passo um dia por ai! E gostaria muito de levar minha mãe tb. Ou quem sabe vc vem p Bahia!? Parabéns Viviane, pela atitude, ficou ainda mais linda!