Quando se fala de óleo de argan, só ouvimos mil maravilhas: é ótimo para cuidar dos cachos, pele, umectante, antifungico, antibactericida, potencializador de brilho, altamente nutritivo, fortalecedor, terapêutico, antioxidante, etc e tal. Acontece que você vai até a perfumaria comprar o tal óleo e o resultado é bacana apenas na primeira semana, logo depois o cabelo está puro frizz e super ressecado. Por que isso acontece? Provavelmente porque o óleo que você comprou não é 100% natural. O que acontece com praticamente todas as marcas de óleo de argan disponíveis na perfumaria.

cuidar dos cachos

O óleo de argan da Zeena é 100% vegetal, o que faz com que todos os seus benefícios sejam aproveitados. Ele está disponível na loja Beleza Raiz. Compre aqui!

Infelizmente, no Brasil, achar um óleo 100% puro é complicado. Como o objetivo das marcas comerciais é o lucro e preços atrativos, diluir o produto em óleo mineral e silicone aumenta sua rentabilidade, entretanto, destrói as propriedades benéficas deste poderoso elixir, além de maquiar sua fibra capilar e impedir a absorção da água, o que causa ressecamento e aumento da porosidade a longo prazo. Pois é, o barato sai caro!

Cabelos bem hidratados são cabelos com uma boa absorção de água, e o mais bacana do óleo vegetal puro é que ele é facilmente absorvido pela pele, couro cabeludo e cabelo, e não cria essa barreira invisível que bloqueia o acesso da água. Sem contar que pouca quantidade já oferece um excelente resultado.

Quando eu e meu marido concebemos a loja Beleza Raiz, fizemos questão que todos os óleos teriam de ter certificado de pureza, e por isso temos poucas marcas disponíveis. Por que será? Recomendo tanto a Zeena como a Arte dos Aromas pela qualidade e pureza do argan. O óleo é tão puro que pode ser usado como hidratante facial, e não dá espinhas! Justamente por não criar essa película na pele. Algumas gotinhas são suficientes!

Curiosidades sobre o óleo de argan

cuidar dos cachos

O óleo de argan é famoso por suas propriedades reparadoras de cabelos secos e danificados. Também é um importante aliado nos cuidados com a pele, pois auxilia nos processos inflamatórios e na prevenção do envelhecimento precoce.

A árvore de Argan é uma espécie dos semidesertos do sudoeste do Marrocos. Possui longa vida, pode chegar até 200 anos. Suas raízes são tão profundas que buscam água em até 30 metros debaixo do solo. Por isso, ela consegue suportar períodos bem longos de seca.

O argan é uma espécie endêmica desta região, ou seja, só sobrevive naquele habitat. Curiosamente, as cabras da região escalam a ávore de argan para comerem seus frutos. Antigamente, os berberes retiravam as sementes dos resíduos que elas deixavam, pois elas não conseguem digerí-las, facilitando o trabalho dos catadores. Atualmente, ficam guardas de prontidão impedindo que elas subam, até que os frutos madurem e seja feita a colheita. Depois é liberada a escalada das cabras, que equilibram-se nos galhos para se alimentarem.

As florestas de argan no Marrocos constituem uma área de 8.280 km2, considerada reserva da Biosfera pela Unesco. O óleo de argan passa por um processo artesanal de colheita dos frutos. Para obtenção de 1 litro de óleo, são necessários 60 kg de frutos maduros. Dentro desse fruto encontra-se uma amêndoa, que desses 60 kg retira-se 50 kg de amêndoas. Dentro dessa amêndoa, encontra-se a semente de onde se extrai o óleo. Desses 50 kg ficarão 2 kg das sementes. É um processo laborioso, demorado, realizado na maioria das vezes, por mulheres marroquinas. As sementes então passam por um processo mecânico de prensagem.

Como usar o ouro do marrocos?

É simples! Vamos aprender?

Junto com a argila rhassoul ele vira uma máscara incrível para o rosto ou um detox capilar. Adquira seu kit aqui!

Junto com a argila rhassoul ele vira uma máscara incrível para o rosto ou um detox capilar. Adquira seu kit aqui!

Nos cabelos

Tratamento noturno

Pode ser usado puro, algumas gotas antes de dormir. (Em cabelos abundantes, aplicar por sessões, massageando bem os fios). O cabelo acorda bonito e emplastado.

Umectação

Aquecer o óleo em banho maria e aplicar  por mechas. Deixar pausar 30 min. ou uma noite de sono. Higienizar com um bálsamo limpante, deixar pausar uns 10 minutos, remover, condicionar e finalizar como de costume.

Antifrizz

Excelente para o day after. Solte os cachos da raiz e aplique algumas gotas globalmente

Detox

Experimente adicionar algumas gotas para potencializar o efeito higienizante do seu detox caseiro com argila rhassoul. Dissolva a argila na água, aplique um pouquinho do óleo e massageie couro cabeludo e fios. Aguarde de 3 a 5 minutos, enxague, higienize, e condicione como de costume. O detox ajuda a eliminar resíduos de ingredientes sintéticos e todo o tipo de impureza, além de equilibrar o ph dos fios.

No Corpo

Acrescente algumas gotas ao seu creme hidratante corporal e obtenha um melhor desempenho. Melhor ainda se seu creme for isento de ingredientes sintéticos, como os disponíveis no Beleza Raiz. O óleo de argan ajuda a prevenir estrias!

No rosto

Acrescente algumas gotas ao seu hidratante ou substitua por ele. Sua alta capacidade de hidratação permite que a pele absorva melhor os nutrientes e também em efeitos antienvelhecimento (por propriedades antioxidantes como os nutrientes saponinas e vitamina E), anti-inflamatórios e cicatrizantes.

Terapêutico

Auxilia no tratamento de dermatites, escaras, queimaduras, rachaduras no bico dos seios e psoríase.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook