A primeira impressão de quem está passando pelo processo de transição capilar é: “não é fácil”. E não é mesmo! Abrir mão de um procedimento de beleza que escraviza, como é o caso dos alisamentos de cabelo, exige um pouco de empenho e muita, muita paciência. Afinal, não é apenas o cabelo que precisa voltar a ser o que é, mas a pessoa que passa pela transição capilar também vive um período de amadurecimento e revisão dos conceitos que sempre foi levada a acreditar.

Filosofias e psicologias a parte, existem inúmeras maneiras de passar por esse período sem grandes traumas. Veja algumas alternativas para facilitar o dia a dia com seu cabelo cacheado em transição:

1. Invista nos penteados!

cabelo cacheado em transição

Grampos, bandanas, presilhas, dreads, tranças…abuse da criatividade. Há inúmeros canais na internet com tutoriais super explicativos, desde os básicos até os mais complexos (dependendo da sua habilidade). Aqui no blog também há dicas excelentes para ajudar. O que você precisa nesse momento é disfarçar a diferença de texturas e nesse ponto os penteados podem ajudar muito!

2. Desista da chapinha

cabelo cacheado em transição

Você quer ter um cabelo novinho em folha, bem tratado e saudável, certo? Então é o momento de aposentar definitivamente a prancha. Algumas pessoas, na tentativa de igualar a raiz enrolada com o restante do cabelo com química pode tentar utilizar esse artifício, porém isso não é nem um pouco recomendável. O uso da chapinha vai fritar o cabelo novo, que precisa crescer forte e livre de tantas agressões. Também tem o risco da chapinha segurar ainda mais a química no cabelo, que vai justamente ao contrário do objetivo inicial.

3. Participe de grupos na internet sobre cabelo cacheado em transição

cabelo cacheado em transição

Assumir o tipo natural do cabelo é uma tendência que (ainda bem) não pára de crescer. Com isso, muitos grupos têm surgido nas redes sociais para apoio mútuo, dicas de cuidados, troca de experiências e até mesmo uma terapiazinha informal. Tenha certeza: ajuda muito saber que você não está sozinha e que pode compartilhar suas dúvidas. Minhas dicas: Cachos e Fatos e Garagem dos Cachos

4. Siga as rotina no poo/low poo

cabelo cacheado em transição

Vale um esforço para utilizar produtos livres de petroderivados, afinal, já que seu cabelo real está em fase de crescimento, o ideal é aproveitar para hidrata-lo de verdade, sem maquiagens!

5. Corte o cabelo com frequência

cabelo cacheado em transição

Isso ajuda a ir dando adeus à parte quimicada do cabelo, ainda que seja aos poucos. Nesse processo, vão embora também as pontas ressecadas, o que vai deixando o aspecto mais leve. Para as mais audaciosas, o BC (Big Chop ou Grande Corte) pode ser uma excelente opção, já que você pode se livrar de todo o cabelo alisado de uma vez, não precisa se preocupar em camuflar as texturas diferentes e ainda ganha um visual super charmoso e cheio de atitude.

6. Shampoo antiresíduos (apenas em casos que não há ressecamento extremo)

cabelo cacheado em transição

É o veneno dos cabelos, mas pode ajudá-lo a soltar um pouco da química que está impregnada. Pode ser utilizado uma vez na semana, seguido de uma hidratação potente(sem petroderivados). Mas atenção: Se o cabelo possui ressecamento extremo, utilize apenas um xampu liberado para Low Poo.

7. Ignore os comentários preconceituosos

cabelo cacheado em transição

Ou seja, tente não dar importância ao festival de palpites, frases do tipo “mas eu gostava mais do seu cabelo antes” ou “o que você fez nesse cabelo?” Quando você sair por ai desfilando com seu belíssimo corte curtinho. Algumas pessoas não estarão na mesma sintonia que você e podem dizer coisas que te desencorajem, mas não desista. O importante nesse momento é trabalhar a autoestima e fazer tão somente o que você acha certo. É seu cabelo, seu corpo e suas regras. E vai dar certo!

retranca_cachos

Gostou da dica? Quer ler outras? Clique aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook