cabelo-cacheado-3

Conseguir sair da ditadura do liso e não depender mais de tantas químicas, pranchas e escovas para se encaixar num padrão é um grito de liberdade e de amor próprio. Porém, ainda assim, quem resolve assumir os cachos não está livre de uma rotina de cuidados, fator essencial para manter seus fios saudáveis e bonitos. Mas fique tranquila: a rotina não é nenhum pesadelo espartano, e nem se compara com as horas que você passava esticando os fios com o jato quente do secador no seu ouvido e queimaduras de chapinha.

Quer cachos saudáveis e bonitos? Veja aqui 6 coisas que você precisa saber sobre cabelos cacheados AGORA!

1- Cronograma capilar é uma grande besteira, fuja desta prisão!

calendario

Sei que vou sofrer retaliações por esse post, mas como cabeleireira e cacheada, há muito tempo constatei isso. Seu cabelo não necessita de tanto tratamento assim, e viver em função dele é sinal de desequilíbrio emocional, o que foge do conceito de liberdade, associado a assumir nossas origens. O segredo mesmo está nos produtos certos. Tem muita cacheada que cuida do cabelo com apenas três ou dois produtos e tem os fios saudáveis. O importante é que o higienizador não tenha surfactantes agressivos e os cremes não possuam ingredientes sintéticos, como silicones e derivados de petróleo, como já falamos por aqui! Identificar as necessidades do seu cabelo é mais simples que passar por um check up médico, até porque ele não precisa de tanta coisa como fizeram com que você acreditasse que precisa. Por isso digo sempre: menos é mais! Vale mais dois produtos de qualidade na mão, do que vários ruins estragando seu cabelo a longo prazo.

2- Por que não cortar?

cabelo-cacheado-curto

As mulheres se livram da obrigação do liso, mas não largam a fixação pelo cabelo comprido. Geralmente por conta da cultura machista de nossa sociedade, que faz com que muitas acreditem que sua feminilidade e sensualidade estão no comprimento do cabelo, como já falamos por aqui! Minha dica é: desapegue! Às vezes, dependendo do estado do cabelo, ou mesmo se estiver passando pela transição, um corte mais significativo (leia-se curtinho) pode surpreender você e facilitar muito a sua vida.

3- Nutrição (do organismo)

sucos

Sim, coma direito.(Já falamos aqui!) Beba água. Isso pode ajudar mais do que você imagina. Não há cabelo, unha e pele que resistam a uma alimentação pobre de nutrientes. Beba muito líquido, sucos naturais, consuma frutas, legumes, verduras. É bem óbvio e todo mundo sabe disso, mas a maioria não incorpora isso no seu dia a dia. Ao invés de passar a vitamina de banana no cabelo, beba! O resultado será surpreendente!

4- Lavagem diária? Depende!

lavando-o-cabelo

Não é necessário lavar cabelos cacheados todos os dias, mas tudo depende da rotina da pessoa. É claro que usando produtos convencionais, os fios irão ressecar horrores com lavagens diárias. Mas com produtos apropriados não tem problema. Muitas mulheres praticam atividades físicas diárias ou trabalham em situações em que transpiram muito na cabeça. Também há a questão de higiene, portanto, se precisar, lave sem culpa! Só fique de olho no rótulo do produto que está usando.

5- Como escovar os cabelos cacheados?

Regra número zero: jamais pentear os cabelos secos, o que deixará eles com um aspecto esquisito, como se tivesse levado um choque num cabo de alta tensão. Ele deve ser desembaraçado no banho. Esqueça os pentes de dentes largos, eles são uma lenda e não funcionam! Opte pelos dedos ou escovas de fitagem, como já mostrei neste post aqui!escova-denman-2

6- Truquezinhos para dormir
Para acordar com o cabelo cacheado lindo no dia seguinte, você pode:
– Utilizar fronha de cetim (também pode ser uma touca). Esse tipo de tecido diminui a estática dos fios.
– Prender o cabelo todo para cima, de forma leve (o famoso rabo abacaxi) tentando não amassar os cachos.

 

retranca_cachos

Gostou das dicas? Quer ler outras? Clique aqui!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook