Finalmente, consegui dar início às divulgações dos resultados da 2ª Promoção Meu Cabelo, minha história, encerrada no final de agosto. Como de praxe, divulgo primeiramente a 3ª colocada. Na próxima semana a 2ª, e por fim a grande vencedora. As demais histórias também serão publicadas posteriormente.

blog cabelos cacheados

A vencedora do 3º lugar, que irá receber um kit da Multi Vegetal da linha coco (shampoo e condicionador), é Bianca Ferreira, Neudorff, 22 anos, de Curitiba-PR. Confiram a história que ela enviou:

3ª colocada da 2ª Promoção Meu Cabelo, minha história – Bianca Ferreira Neudorff, 22 – Curitiba-PR

Meu nome é Bianca Ferreira Neudorff, tenho 22 e sou de Curitiba-PR. Falar de cabelo se tornou um dos meus assuntos favoritos. O que antes era uma tristeza, virou uma alegria enorme. Mas até chegar nesse ponto de satisfação pessoal foi bem difícil e um árduo trabalho de aceitação e conhecimento pessoal.

blog cabelos cacheados

Ainda criança, quando os cachinho não eram um grande problema

 

Eu conheci os alisamentos da pior maneira possível. Foi quando eu tinha 13 anos e passava por muita discriminação na escola. Discriminação violenta, agressiva mesmo. Lembro-me de inúmeras vezes me esconder na biblioteca, e isso garantiu que eu lesse grande parte do acervo da escola.

 

 

 

 

 

Eu conheci os alisamentos da pior maneira possível. Foi quando eu tinha 13 anos e passava por muita discriminação na escola. Discriminação violenta, agressiva mesmo. Lembro-me de inúmeras vezes me esconder na biblioteca, e isso garantiu que eu lesse grande parte do acervo da escola. “Você só é bonita se tiver o cabelo liso, for magra e alta…” são esses os padrões que a sociedade prega, e olha só… Ela está completamente errada! Mas ninguém me disse que eles estavam errados naqueles tempos… E ninguém sabia cuidar do meu cabelo, nem eu e nem meus familiares.

bianca-f-neudorff-5

 

Quando eu era criança, minha avó e minha mãe sempre cuidaram do meu cabelo, mas quando fui crescendo, acho que eu não gostava que mexesse porque se penteasse doía. Mas a culpa não era nossa, pois era tudo muito difícil, eu era a primeira cacheada da minha família, tanto eu quanto eles estávamos despreparados…

 

 

Quando eu era criança, minha avó e minha mãe sempre cuidaram do meu cabelo, mas quando fui crescendo, acho que eu não gostava que mexesse porque se penteasse doía. Mas a culpa não era nossa, pois era tudo muito difícil, eu era a primeira cacheada da minha família, tanto eu quanto eles estávamos despreparados…

bianca-f-neudorff-2

 

“Você só é bonita se tiver o cabelo liso, for magra e alta…” são esses os padrões que a sociedade prega, e olha só… Ela está completamente errada! Mas ninguém me disse que eles estavam errados naqueles tempos…

 

 

 

 

 

Sempre que ia sair para algum lugar, ou tinha algum evento, era o mesmo drama, o mesmo caos. Chorei inúmeras vezes porque realmente não sabia o que fazer com o meu cabelo, como arruma-lo, era uma frustração enorme, era realmente triste. E achei que o melhor naquele momento era alisar de vez meu cabelo para por uma pedra nesse desgaste todo e seguir em frente, ser aceita em todos os lugares, não receber mais olhares preconceituosos e julgamentos precoces.

bianca-f-neudorff-7

 

Chorei inúmeras vezes porque realmente não sabia o que fazer com o meu cabelo, como arruma-lo, era uma frustração enorme, era realmente triste.

 

 

 

 

 

 

O meu primeiro alisamento foi guanidina, e não alisou em nada meu cabelo. Eu tive que voltar no outro dia na cabeleireira e reclamar que estava toda cacheada de novo…  Ela repetiu o procedimento, desta vez mais forte, mas não alisou totalmente, a raiz ainda estava bem cacheada. Passei ainda mais duas vezes pelo alisamento. A química é tão forte que precisava usar uma toalha molhada no rosto, porque a respiração era difícil, ardia o olho, nariz… Não se sabe o efeito disso a longo prazo, e esses alisamentos nunca alisaram de verdade meu cabelo, então eu decidi desistir de tudo.

blog cabelos cacheados

A transformação completa da Bianca: Do liso com henê aos cachos naturais

Foi aí que descobri o henê, substância ‘milagrosa’, que deixa seu cabelo preto, liso e lindo! Certo? Certo pelo período que você está usando…. Usei por mais ou menos dois ou três anos, e foi aí que decidi para com todos os alisamentos, dar um basta! Quando você usa henê, ele realmente alisa, mas meu cabelo começou a cair, a cair muito, tive até entradas na parte da frente da cabeça que nunca tive, caía muito cabelo! E quebrava muito! Fiquei quase calva na parte da frente, e isso era muito feio, e me deixava totalmente pra baixo, com uma péssima autoestima. Precisei fazer uma franja para esconder as entradas. E vi que isso não adiantava e, sinceramente, o quanto vale a sua saúde para se colocar nesta situação? Foi nesse momento que decidi que nenhum formol, henê, guanidina ia me fazer mais feliz e comecei a deixar meu cabelo crescer livre, sem nenhuma química. E isso aconteceu quando eu nem imaginava que existia a palavra ‘transição’, ‘big chop’.

big-chop-6

 

Quando você usa henê, ele realmente alisa, mas meu cabelo começou a cair, a cair muito, tive até entradas na parte da frente da cabeça(…) Fiquei quase calva na parte da frente, e isso era muito feio, e me deixava totalmente pra baixo(…)E vi que isso não adiantava e, sinceramente, o quanto vale a sua saúde para se colocar nesta situação?

 

Eu só deixei crescer. Bom, na maior parte o tempo, meu cabelo ficava preso, foi assim a transição (que hoje sei que foi transição). Fiz meu big chop em dezembro de 2014, e comecei a pesquisar sobre cabelo cacheado, assistia horas, horas e horas de vídeos no Youtube, aprendendo a finalizar, quais cremes usar… Hoje, eu me tornei, modéstia à parte, consultora de cachos, porque sempre vem amigas querendo se aconselhar comigo sobre o que fazer. Isso porque elas também querem largar apossessiva’ e se libertarem, para serem como são de verdade! E estou super feliz de poder ser uma inspiração e uma referência para mulheres que querem se assumir e viver uma vida nova, porque quando decidimos nos aceitar, assumimos além dos cachos, uma vida nova.

retranca_cachos

Gostou da história da Bianca? Ela foi a 3ª colocada na 2ª Promoção Meu cabelo, minha história- apoio Multi Vegetal. Quer ler outras histórias? Clique aqui!

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook