Percebo que muitas clientes da Garagem dos Cachos deixam para agendar seu corte de cabelo numa data onde a fase da lua seja favorável para o seu objetivo. Lua crescente para crescer rápido; nova para fios renovados; cheia, encorpados e minguante para reduzir o volume e fazer o corte durar por mais tempo. Eu mesma comecei a tentar observar se havia diferença entre as fases da lua durante meus cortes de cabelo, e confesso que algumas vezes notei uma mudança no aspecto do cabelo sim: oras mais cheio, oras mais murcho, oras com crescimento maior, oras menor, mas isso nem sempre coincidia com a fase em questão.

Como cabeleireira, aprfases da lua pequenaendi muito sobre as fases de crescimento do fio, e percebi que tudo é cíclico tratando de cabelo, independente de que fase está a lua. E este ciclo, obviamente não ocorre no mesmo período para todas as pessoas, e nem para todos os fios de cabelo. Estes, indiscutivelmente, passam por três estágios, que são as fases do folículo piloso, onde se encontra a matriz germinativa do cabelo. São elas:
1- Fase anágenica – período de crescimento e maturação que dura de 2 a 7 anos. Cerca de 85% dos nossos fios cabelos estão nesta fase.
2- Fase Catagênica: Fase de repouso que dura de 2 a 3 semanas. Cerca de 1% dos nossos cabelos encontram-se nesta fase.
3- Fase Telogênica: Fase de queda, dura cerca de 3 meses, e 13% a 15% do cabelo encontra-se nesta fase.

As fase da lua realmente interferem no crescimento dos fios?

De acordo com a ciência, isto é mais que um mito, é uma lenda! Como relatou Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS para a revista Super Interessante: “A lua age apenas sobre massas extensas, como os oceanos. Isso explica porque ela não atrai piscinas ou copo de água, muito menos os fluídos dos vasos capilares”.

fase da lua

Como surgiu a lenda

A agricultura primitiva que organizava seus ciclos pelas fases da lua é a origem de tudo. No hemisfério norte, a última lua cheia da primavera é chamada de ‘lua da colheita’. Para o historiador especializado em folclore e tradições americanas, Dan Bush, não demorou muito para alguém achar que se era bom para as plantas, também era para os cabelos. Devendo lembrar que achismo não tem comprovação científica. Somando isso à astrologia, que difundiu a convicção de que os astros influenciam nossas vidas, foi suficiente para a lenda se consolidar até os dias de hoje.

Como se manteve a lenda

Acredita-se que a força do pensamento tem um poder enorme, e pode influenciar diretamente em todas as nossas crenças, ou seja, se você acredita que seu cabelo irá crescer com mais rapidez na lua crescente, isso ocorrerá, como garante, Rhonda Byrne, australiana autora do livro O Segredo, sobre a lei da atração. “Aquilo que você mais pensa ou se concentra se manifestará”, afirma.

Testando o poder da mente

Para testar a sua força mental, faça o teste do feijão. Aprendi isso com a coordenadora de um curso de Yoga que estou fazendo. Pegue dois copos de plástico, coloque um algodão úmido dentro de cada um e um grão de feijão. Coloque os dois lado a lado em um local arejado onde recebam a mesma quantidade de luz solar. Só que em um copo você coloca uma etiqueta: Não vai crescer, no outro o contrário: Vai crescer MUITO.

feijao

Todos os dias enalteça apenas a planta que vai crescer, para outra você afirma: não adianta focar em você, você não vai crescer! E acompanhe o resultado. Você pode se surpreender com o poder da sua mente, e quem sabe chegue à conclusão de que quanto mais você repete pra si mesma que seu cabelo não cresce, ele vai continuar não crescendo.

*Em caso de queda excessiva, procure um dermatologista

Fonte: Super Interessante – Edição 290 -abril 2011
Revista Galileu – Edição 187 – fev 2007

retranca_cachos

Gostou da dica? Quer ler mais? Clique aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook