Em 2013, fiz um post falando sobre uma escova americana, que virou febre nos EUA por agilizar o processo de fitagem. Três anos se passaram e muita coisa mudou por aqui, e já encontramos com mais facilidade opções de escovas para fitar os cachos. Já faz mais de um ano que uso na Garagem dos Cachos as escovas da Michel Mercier, importadas pela Bio Extratus. Primeiramente, testei no meu próprio cabelo. Comprei três: uma para cabelo fino, normal e espesso ( que tinha a foto de uma mulher crespa). Ledo engano quem acredita que todo cabelo crespo é espesso. A maioria é super fino, e portanto, a minha escova favorita para fitagem, acabou sendo a rosa, para cabelos finos. Tanto nos meus cachos, quanto no das minhas clientes foi a que melhor funcionou.

escova michel mercier 2

Escovas Michel Mercier: azul (cabelo espesso), verde (cabelo densidade normal) e rosa (cabelos finos)

Muitas clientes cacheadas, crespas, e onduladas que têm uma quantidade MUITO grande de cabelo, perdiam muito tempo fazendo as fitinhas convencionais manualmente, e por isso, a escova se tornou uma grande aliada. Ela realmente reduz bastante o tempo da fitagem sem perder a eficácia. Primeiro porque ela não arrebenta o cabelo, segundo porque não machuca no desembaraçar, e por isso também é indicada para crianças, e terceiro porque ajuda com que a fibra capilar absorva melhor os cremes utilizados, o que torna os cachos ainda mais hidratados. Outra vantagem é a massagem que ela faz no couro cabeludo, que ajuda a ativar a circulação. Percebi que meu cabelo ficou mais forte após meses de uso, e também mais encorpado.

escova michel mercier

Eu recomendo o uso por partes, com os fios molhados, e claro, com condicionador e/ou máscara, até mesmo para aplicar o estilizador.  O resultado é realmente impressionante: cachos hidratados e definidos. A única desvantagem é que ela escorrega um pouco da mão durante o processo pois não possui um cabo emborrachado, o que faria toda a diferença.

O duelo das titãs: Michel Mercier X Ricca

Além da Michel Mercier, fiquei sabendo de uma outra marca, a Ricca, pela também especialista em cachos, Tamires Melo, de Alagoas. Ela conheceu a escova por indicação de uma cliente, e ao utilizar se surpreendeu com os resultados. Como a diferença de valores é gritante, acabei comprando uma para testar também, primeiramente em mim, e depois nas minhas clientes da Garagem dos Cachos.

ricca 2

Escova da Ricca, que também é usada para fitagem

Também gostei bastante da escova da Ricca, mas por ter as cerdas mais macias, acaba incomodando um pouco na hora de desembaraçar, a da Michel Mercier, com cerdas duras é mais confortável. De qualquer forma, funciona do mesmo jeito e a vantagem é que custa bem menos. Enquanto uma da Michel Mercier sai por R$ 65,00 (aproximadamente), a da Ricca custa uma média de R$ 17,50. A da Ricca não tem cabo, mas é anatônica, para caber direitinho na mão. Também escorrega um pouco para trabalhar no cabelo molhado, mas é bem eficiente na fitagem em si.

fitagem com as mãos

Fitagem feita com as mãos

O procedimento da fitagem com a escova é o mesmo da fitagem com as mãos, e também é feito por etapas. A única diferença é que a escova faz todo o trabalho, e é BEM mais rápida. Também percebo que a fibra capilar absorve bem o creme, pois recebe uma boa massagem, e por isso o resultado também é muito bom. Como insisto em dizer para as minhas clientes que elas não devem NUNCA viver em função do cabelo, as escovas para fitagem são grandes aliadas para quem não tem tempo a perder com o cabelo, deseja cachos definidos, hidratados e dias seguintes consideráveis. Pois todas sabemos que uma boa finalização é garantia de dias seguintes tranquilos.

A eficácia das duas escovas também foi testada em cabelos com relaxamento, que são mais porosos e danificados, e por isso embaraçam bastante. O resultado foi animador, pois os fios conseguiram absorver melhor os cremes do que com a fitagem feita à mão. Embora minha proposta seja a valorização do cabelo natural, ainda recebo clientes com relaxamento nos cachos para fazer cortes ou hidratar, mas procuro sempre incentivá-las a interromper com a química e valorizar o crespo natural. Estas clientes geralmente tem mais dificuldade para desembaraçar, e me relataram que as escovas ajudaram bastante no dia a dia.

Onde comprar

Até tentei me tornar representante de venda da Michel Mercier aqui em São Paulo para fornecer para as minhas clientes, mas o atendimento da empresa é tão RUIM que depois de três tentativas, acabei desistindo. Quem tem interesse de adquiri-las, basta acessar o site da empresa, que é mineira. Ainda não vi em nenhum perfumaria, portanto acho mais confiável comprar no site da Bio Extratus, que é a importadora. A da Ricca já é facilmente encontrada em perfumarias e tem de vários modelos. Também pode ser encontrada pela internet.

retranca_cachos

Quer ler outras dicas? Clique aqui!

  1. E eu que não sei o que é fitagem? Eu tenho uma escova que se parece com as da fotos, a minha é a Tangle Tweezer, sucesso aqui na Europa. Pelo o que eu saiba ela é inglesa. Gostei da dica de usar com o creme na hidratação. Obrigada!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook