Muitas leitoras e clientes sempre me questionam sobre o que fazer no dia seguinte após a lavagem, ou seja, depois de acordar. Evidentemente, que o atrito com o travesseiro vai desmanchar alguns cachos, deixando os fios mais frizados. Até porque a eletrização ocorre quando dois corpos de materiais diferentes se atritam ou se esfregam, e dependendo do tipo de materiais, mais atrito e mais eletricidade. Isto tudo já foi explicado neste post aqui, onde recomendo o uso da fronha de cetim, que ajuda muito a amenizar este arrepiado indesejado.

IMG_5129

Meu cabelo no dia da lavagem

Mas mesmo usando fronha de cetim, é natural que o cabelo não amanheça ‘perfeito’ no dia seguinte, até porque não dormimos como a bela adormecida, de barriga pra cima e cabelos para trás, sem mexer sequer um músculo. E nem recomendo que se prive de uma bela noite de sono, com direito a várias sacudidelas  por conta do cabelo. Isto seria uma nova forma de se escravizar, e ao assumir o cabelo natural, o melhor de tudo é o fator liberdade.  O que gostaria de destacar é que não tem nada de errado com o cacho que não esteja perfeitamente imaculado. Isso é vida real, não capa de revista,e um cachinho desestruturado tem lá o charme.

O que tenho notado é que quando você está com o corte em dia e segue religiosamente a rotina No Poo, ou Low Poo, seus dias seguintes, com toda certeza, serão mais tranquilos, com cachos jeitosos e com um leve despenteado que não vai parecer que você levou um choque num cabo de alta tensão.

IMG_5135

Meu cabelo no dia seguinte, apenas com o Mister Right, da Deva

O que eu costumo fazer no meu, que está curto, é soltar a raiz com as mãos, também pode ser feito com um pente garfo, e aplicar um borrifador liberado para as rotinas. Eu uso o  da Deva Curl, o Mister Right, que é uma água de lavanda. Borrifo à distância em todo o cabelo. Ele ajuda a acalmar os fios mais rebeldes, e fica tudo bem. A ideia não é ter um cacheado perfeito, mas um desconstruído sem neuras, e estiloso.

Algumas meninas costumam misturar em um borrifador, a mistura de água, o condicionador da Deva e da água de lavanda, o Mister Right. Na época do meu cabelo comprido, eu usava o Styling Cream puro, e também já cheguei a usar o One Condition e até a máscara Heaven in Hair. Mas dosando bem a quantidade pra não ficar pesado. Tem gente que separa mecha a mecha e faz isso, eu não tinha muita paciência, e fazia de forma global (tenho pouco cabelo) e por isso funcionava bem.

Acredito que o segredo é não focar na perfeição e curtir também o efeito bagunçado do cacho. Experimentar, criando sua própria receita é uma boa pedida, e por isso, pedi para algumas leitoras/clientes da Garagem dos Cachos, contribuírem com suas dicas para o dia seguinte, até porque existem trocentos tipos de cachos, cada um com a sua peculiaridade. Confira as dicas:

Karoline Gomes, jornalista

karoline gomes dia da lavagem

Karoline Gomes no dia da lavagem

“Os cuidados com meu day after, na verdade, começam no dia em que eu lavo o cabelo. Desde o meu BC, em novembro de 2014, quando a Sabrinah me apresentou o gel finalizador da Deva Curl, eu sempre faço o mesmo: assim que tiro o condicionador do cabelo, misturo um pouco do gel na palma da mão e passo no cabelo ainda encharcado, pingando mesmo. Depois seco com um pano macio e não passo mais nada até a próxima lavagem.”

karoline gomes no segundo day after

Karoline Gomes no segundo Day After

“No começo, meus cachos ainda eram muito fracos e mais abertos, além de não terem comprimento para eu jogar pra cima quando deito pra dormir, consequentemente, amassava mais rápido e eu sempre dava uma prendinha no lado mais amassado para disfarçar. Agora estão mais encorpados e compridos, e percebo que o efeito do gel dura muuuito mais. Então sempre tomo o cuidado de jogar pra cima ou prender com o coque abacaxi, e quando acordo, o máximo de diferença que dá é um leve frizz. Se com o tempo eu sentir que a parte da frente perdeu muito a definição, eu dou uma molhada e penteada com creme para pentear e define novamente, mas nem sempre preciso”.

Bruna Serrano,  vlogueira, estilista e fotógrafa

bru serrano dia da lavagem

Bruna Serrano no dia da lavagem

“Para dormir eu utilizo fronha de cetim, e prendo meu cabelo num ‘coque abacaxi’, que na verdade é um rabo de cavalo bem alto e frouxo, ou durmo com ele solto mesmo, só que todo para cima. Quando acordo, normalmente preciso fazer uma revitalização, pois meu cabelo desmancha muito fácil e enche de frizz. Então utilizo ou um borrifador com água + creme para pentear leve ou o gel líquido para day after #todecacho da Salon Line.”

bru serrano dia seguinte

Bruna Serrano no Dia Seguinte

“Vou passando o produto mecha por mecha, ajeitando, ”abaixando” o frizz, e fazendo dedoliss nas mechas que estão totalmente desmanchadas. E é assim que consigo um bom dia seguinte. Ele nunca é 100%, não fica tão bonito quanto o dia que lavo, mas essa revitalização ajuda bastante Tenho um vídeo no meu canal mostrando o processo: 

Lília França, Odontologista

IMG_4836

Lília após corte e lavagem na Garagem dos Cachos

“Bom dia, Sabrinah! Cortei meus cachos com você na semana passada. Lembra que eu reclamei que não tinha ‘day after’?!? Problema resolvido com o novo corte! Impressionante! Agora acordo cheia de cachos, sem mudar a finalização. Obrigada e parabéns!” (Enviada via whatsapp)”

IMG_5254[1]

Lília, no dia seguinte, sem aplicar nenhum produto e nem molhar

Marina Machado, estudante de Letras

12358152_922401967844276_984792404_n

Marina no dia da lavagem: cabelo após a finalização, ainda úmido.

“Geralmente não tenho dificuldades em manter o cabelo no dia seguinte pois faço uma excelente finalização no dia da lavagem. Primeiramente, faço co-wash e depois condiciono sem desembaraçar, ainda no box. Mantenho o cabelo bem molhado com o auxílio de um borrifador, e separo em 4 grandes partes. Divido cada parte em mechas e desembaraço o cabelo com os dedos, sem nenhum tipo de pente, formando fitas – a famosa ‘fitagem’. Aplico o creme de hidratação refazendo esta fitagem e espero cerca de 30 min. com o cabelo solto. Não costumo usar toucas porque meu cabelo é muito volumoso e os cachos ficam amassados! Faço o enxágue com água gelada, para evitar o excesso de frizz.  Às vezes, acrescento uma colher de mel no último enxague. Por conta da fitagem, os cachos ficam bem definidos, e por isso não tenho dificuldade de concluir a finalização. Separo o cabelo em três partes (sem a necessidade de dividi-las em mechas). Espalho óleo de coco extra virgem nas mãos e aplico em cada uma das partes. Em seguida, coloco um pouco (pouco mesmo, pois o cabelo já está bem hidratado) de creme de pentear. Voilà! Cabelo finalizado! Para retirar excesso de água e creme, uso uma camiseta velha de algodão. Não aperto o cabelo para formar cachos, não há necessidade e me dá um pouco de frizz.”

12380232_922403531177453_239066180_n

Marina em seu 3º day after: finalização bem feita garante dias de tranquilidade ao longo da semana

“Espero o cabelo secar beeeeeem (sem auxílio de secador) para dormir, senão os cachos amassam muito e ter um ‘day after’ se torna quase impossível. Também uso fronha de cetim. No dia seguinte tudo é muito prático: misturo um pouco de condicionador ou creme na água do borrifador. Espirro no cabelo (para deixa-lo levemente úmido, nada de encharcar a juba) e espero uns minutos pra secar. Aí é só soltar o cabelo da raiz, com os dedos mesmo, para ganhar aquele volume que eu adoro.”

retranca_cachos

 

Quer ver outras dicas que já passaram por aqui? Acesse o Cachos e Dicas!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook