“Me chamo Andressa, tenho 23 anos e moro em Sampa. Quando criança, tinha um cabelo lindo, com muitos cachos e muito volume, mas não conseguia enxergar isso. Com 13 anos, minha mãe permitiu que eu usasse o Toin (relaxante). A princípio, consegui o resultado desejado, que era reduzir o volume.

Primeira

Nessa foto, estou com 16 anos e com um cabelo ainda maravilhoso

Mas como muitas mulheres, aos 17, caí na besteira das progressivas e chapinha. Abaixo estou com 22 anos, em 2013, e essa foi a última progressiva que fiz:

Segunda

A partir deste dia, decidi que seria a última progressiva que faria. Meu cabelo estava muito danificado, a química havia tirado toda vitalidade. Então comecei a transição.

Tinha muita vontade de retomar meus cachos, mas faltava forças quando pensava na transição. Não foi fácil, mas consegui iniciar. Sofri bastante preconceito nesta fase, até mesmo de cabeleireiros, que não conformavam de eu ter abandonado a progressiva.

Muitas pessoas me criticaram, inclusive no trabalho. E ainda tive que ouvir muitas vezes, da própria família, que o cabelo liso é bem mais elegante. Mas mesmo assim, sentia que precisava encarar esta mudança. Me sentia incompleta. Queria assumir meus cachos novamente, me sentir poderosa com eles, única. E mostrar que uma mulher pode ser elegante mesmo com o cabelo cacheado e curtinho. E que, sim, cachos combinam com tudo!

Dei início então a transição com as lavagens com xampu antiresíduos. Na foto abaixo está registrado o resultado das primeiras lavagens, cabelo ainda super esticado e sem vida:

terceira

Sou a do meio!

No começo do ano de 2014, já havia conseguido atingir o resultado da foto abaixo: não havia cachos, mas já conseguia o efeito amassadinho. A raiz já estava cacheando, mas as pontas ainda estavam carregadas de progressiva.

Cheguei até essa fase sem nenhum tipo de química, usava somente cremes para cabelo cacheados, além de ir cortando aos poucos a parte quimicada. Foi nessa época que conheci a marca Deva Curl, alias nessa foto estou usando o finalizador Angell:

Quarta

No meio de 2014, decidi dar um basta na transição. Já havia marcado corte, relaxamento e cauterização capilar, até descobrir que estava grávida, e que nada disso seria possível.

Neste momento, decidi dar continuidade a transição, e meu marido, apaixonado pelos meus cachos, me deu forças para continuar. E como se o universo conspirasse a favor, tive certeza de que deveria persistir, quando naquela mesma semana, minha prancha queimou.

A foto abaixa foi tirada assim que cortei o cabelo. Optei pelo big chop e decidi assumir meus cachos sem qualquer intervenção química por causa da gravidez.

Sexta

A gestação me ajudou muito: deixou minha pele maravilhosa e meu cabelo cresceu como nunca:

Quinta

Minha filha nasceu em maio de 2015, e a foto abaixo foi tirada assim que ela nasceu. Fiquei morrendo de medo do meu cabelo cair, pois já estava tão ralo, mas isso não aconteceu.

Sétima

Primeira foto pós parto

Hoje, embora esteja muito satisfeita e feliz com meu cabelo, ainda não cheguei no resultado desejado, mas tenho certeza que chegarei lá. A foto abaixo é a mais recente que tenho. Foi tirada há poucas semanas.

Minha pequena já esta com três meses, e eu continuo firme, sem usar nenhuma química, apenas cuidando com hidratações.

Acho que não havia um momento melhor para minha transformação. A gravidez me ajudou a controlar minha ansiedade e ter paciência, já que não podia fazer nada no cabelo para não prejudicar a saúde da minha filha. Enfim, essa é minha história, e hoje meu hobby é cuidar dos meus cachos. Com o tempo curto, por ter que cuidar de um bebê, percebo o quanto o cabelo curto pode ser libertador devido a praticidade.

Oitava

Quero mostrar a minha filha que a beleza de uma mulher não está nos cabelos lisos como eu acreditei que estivesse. Quero ensina-la desde de pequena o que eu demorei pra perceber, cada mulher tem sua beleza particular, mas que as mulheres de cabelos cacheados são poderosas, têm presença e são corajosas, pois sofremos muito preconceito pelo cabelo que possuímos. Quero mostrar que junção de um lindo cabelo cacheado unido a um sorriso, é mágico. Sou linda assim, independente do que pensam,  hoje meus cachos me definem!

retranca_cachos
Andressa participou da Promoção Meu cabelo, minha história, que teve início no dia 19/07 e encerrou no dia 22/08. Leia aqui a história vencedora. Embora a promoção tenha acabado, a seção Meu Cabelo, minha história continua. Quer ver sua história publicada aqui? Envie para cachosefatosoficial@gmail.com com quatro ou mais fotos anexadas. Quer ler outras histórias de superação? Clique aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook