“Olá, meu nome é Sara Rosane Silva Sousa, tenho 30 anos, moro em São Paulo-SP, sou professora de inglês e fiquei 1 ano em transição.

FB_IMG_1433416367276

Sara em resgate da sua beleza natural, clicada pela Bruna Serrano, da Agência Pardus.

Minha história começa diferente das outras que normalmente leio por aí. Ao contrário do que sempre vejo, nasci com cabelos lisos e assim foi até os 12 anos. Neste período, cansava de ouvir elogios de todos: -Que cabelos lindos! – Nossa! Como são lisos! Não deixe sua mãe cortar seu cabelo, ele é maravilhoso! Entre outros elogios.

ATT_1437436577962_IMG_20150720_204250279

Sara que tinha o cabelo liso na infância, viu os fios mudarem de textura na adolescência e sentiu na pele a rejeição das pessoas que antes só a elogiavam.

Quanto cheguei na adolescência, devido às várias transformações hormonais que passamos, a estrutura do meu cabelo começou a mudar. Ainda me lembro do dia que me dei conta desta situação. Minha mãe estava me penteando, quando viu que ele estava ondulando na raiz, e logo falou assustada: – Credo!!!! Seu cabelo está ficando ‘duro’ igual ao da sua vó e tias!!!

FB_IMG_1437173868498

Sara se rendeu aos alisamentos após sentir a rejeição do ondulado natural que apareceu após mudanças hormonais da adolescência.

Fiquei chocada e passei a tentar reverter a situação custe o que custasse. Fazia touca com meia calça todos os dias para dormir e forçava com o pente. Mas todos os meus esforços eram em vão. Durante este processo, minha mãe sempre repetindo a máxima: – Só pode ter sido inveja! Ou foi aquela cabeleireira que tem a mão ruim para corte!

Enfim, passei o início da adolescência triste e escondendo o meu cabelo, que agora era considerado feio, armado e sem definição.

PhotoGrid_1419023401329

Da transição ao natural

Lembro que passei mais de 3 anos com um único penteado: coquinho, com a parte da frente bem puxada com pente e untada com gel. Não queria que ninguém visse meu ‘cabelo duro’. Não foi fácil! Não tenho fotos desta época. Morria de vergonha!

Aos 15 anos, fui apresentada ao relaxamento, e depois ao alisamento. Achava que assim tinha voltado ao meu verdadeiro cabelo. Mas nunca me senti à vontade tendo que escovar o cabelo e fugir da chuva. Estava triste.

PhotoGrid_1430177617546

O liso com química a privou de coisas simples, como tomar chuva

Após ter 3 filhos e emagrecer 10 quilos, resolvi conhecer o meu cabelo e saber realmente quem eu era. Foi quando procurando pela internet, descobri a Garagem dos Cachos, e li uma matéria sobre o grupo do face, Amigas Onduladas. Neste momento, me identifiquei com as características descritas sobre cabelo ondulado, e resolvi que queria meu cabelo natural.

IMG_20150720_205246779

Sara finalmente fez as pazes com seu cabelo natural

Durante este último ano, cortei meu cabelo por seis vezes, e agora acredito que estou livre da progressiva, e aceito o meu cabelo como ele é, e o principal: me sinto linda assim! E acredite se quiser, até minha mãe já disse que ele é lindo! O mais legal e ver minhas alunas voltando ao cabelo natural ao ver minhas ondinhas. Estou super feliz! O meu sonho e cortar na garagem dos cachos!”

retranca_cachos

Sara participou da Promoção Meu cabelo, minha história, que teve início no dia 19/07 e encerrou no dia 22/08. Leia aqui a história vencedora. Embora a promoção tenha acabado, a seção Meu Cabelo, minha história continua. Quer ver sua história publicada aqui? Envie para cachosefatosoficial@gmail.com com quatro ou mais fotos anexadas. Quer ler outras histórias de superação? Clique aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook