Elisa alisava o cabelo havia nove anos, quando chegou na Garagem dos Cachos. “Em partes porque achava que liso seria mais fácil de cuidar, e em partes influenciada por essa campanha de embranquecimento das mulheres, que tanto a mídia quanto os próprios salões promovem”, me explicou ela.

IMG_0600

“Só há pouco tempo comecei a perceber como as cabeleireiras faltam quase implorar pra alisar nossos cachos. Assim, nós ficamos escravas de pacotes de produtos e serviços e voltamos sempre.”

IMG_0598

“Resolvi parar de alisar no final do ano passado e ir cortando aos poucos. Depois de dez ou onze meses aguardando para ir à Garagem dos Cachos, a Sabrinah apenas constatou o que eu já havia suspeitado: o meu cabelo foi alisado contra a minha vontade!!! (Isso não configura violência? Deveria!)”.

IMG_0597

O que aconteceu com a Elisa é o que tem acontecido com muitas mulheres. Em transição, ela foi a um salão convencional cortar um pouco o cabelo e fazer escova. Voltou pra casa com a raiz super lisa, e sem entender o que havia acontecido. “Mais tarde percebi que tive o cabelo batizado por algum tipo de alisante no lavatório”. Agora, imagine a revolta dela, que estava no oitavo mês de transição, ver o cabelo natural indo pro saco, e as partes quimicadas com corte químico? A última alternativa que sobrou à ela foi a máquina 4.

IMG_0609

“Depois que raspei a cabeça, teve um estranhamento inicial, que eu já esperava. Mas, a sensação de liberdade, originalidade, e poder de escolha, superaram, e muito, qualquer estranhamento que a falta de cabelo faz.”

IMG_0607

“Um aspecto interessante é que estou muito mais vaidosa e a autoestima está lá em cima. Tenho investido muito mais em acessórios e maquiagem para valorizar o meu curtinho, e tem dado super certo. Estou fazendo muito sucesso entre as mulheres do meu círculo familiar e de amigas e ainda servindo de inspiração e encorajamento para futuras cacheadas.”

IMG_0606
“Outro acontecimento notável  foi o que aconteceu com a minha filha. Ela tem 6 anos e  vivia dizendo que não gostava de ter ‘cabelo feio’ (palavras dela), e que queria ter cabelo liso. Dizia que assim que tivesse idade suficiente pra fugir até o salão, alisaria o cabelo sem a minha permissão. Falava também uma série de outras coisas negativas sobre os cachos. E foi isso o que mais me impulsionou nesta mudança, pois percebi que eram duas identidades a serem resgatadas. Pois o bom da história vem depois do meu big chop. Ela simplesmente passou a amar os seus cachos e se orgulha muito deles. Mal aceita um rabo de cavalo para ir à escola (kkkkkkkkkkk), pois quer aproveitar todas as oportunidades para exibir o cabelo, e isso é maravilhoso!”

DSCN2147

Elisa e sua filha de seis anos. Três meses depois do seu bc à máquina: cachos crescendo a todo vapor, e uma cacheadinha redescobrindo a beleza do seu cabelo natural. Existe trabalho mais recompensador do que este?

retranca_cachos

 

Gostou do corte? Quer cortar também? Minha garagem fica em São Paulo, capital, pertinho do metrô São Judas. Para mais informações, curta a fanpage do blog no facebook e escreva para garagemdoscachos@gmail.com. No assunto, coloque: Agendamento. Também comercializo os produtos da Deva Curl para todo o Brasil. Eles são liberados para as rotinas Low Poo e No Poo.

* Tive autorização da minha cliente para divulgar essas fotos

Quer ver outras transformações? Acesse aqui!

 

  1. Janaina says:

    Isso me aconteceu uns 4 anos atrás, fui fazer uma escova no meu cabelo em um salão do meu bairro, eu fazia uma ou duas escovas por ano, meu cabelo é 3b sem química, não tenho nem mesmo tintura (eu me livrei da química em 2006) e depois de 2 dias ao lavar o cabelo pra tirar a escova ele estava horrível, com partes esticadas, outras não. Eu me senti traída, voltei no salão e fiz um escândalo, o cabelereiro jurou que não fez nada, que não entende o que aconteceu, mas a prova estava no meu cabelo. Ele não é má pessoa, e é apenas funcionário do salão, cheguei à conclusão que tinha algum resto de formol ou algo do tipo na escova, eles fazem milhares de escovas progressivas e duvido que tenham uma escova limpinha guardada para escovar os cabelos virgens. Depois disso nunca mais fiz escova, perdi a confiança. Até quando vou cortar o cabelo levo meus próprios produtos.

  2. Ficou Muitooo mis linda parabéns cortei joãozinho tbm e hj estou com 4 meses foi dificil ele definir mais hj em dia esta com cachos lindos ♥

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook