“Cada vez mais, o mito da democracia racial brasileira tem sido questionado pelos mais diversos atores sociais. E especialmente a partir dos anos 2000, temos acompanhado uma pulsante produção realizada por artistas, coletivos, grupos e companhias de teatro e dança que produzem uma arte engajada, questionadora e que coloca em xeque essa ideia. Por esse motivo, trazemos o tema: “Culturas Negras: Entre Trocas e Apropriações Culturais”. Neste enredo teremos a possibilidade de aprofundarmos na questão”. (Organizadores do Evento)

ocupação preta 1

PROGRAMAÇÃO

15h- Encontros Crespas e Cacheadas

Encontro de Crespas e Cacheadas surgiu quando Márcia Turbanista, em 2013, começou a ministrar a Oficina de Turbantes nos eventos. Hoje, tem como objetivo reunir pessoas com os mesmos ideais, a fim de compartilhar suas dificuldades, dúvidas, experiências e conhecimentos com os que buscam assumir seu cabelo crespo natural.
15h40 Roda de Conversa
Cultura Negras: Entre trocas e apropriações culturais

Salloma Salomão
Músico, Performer e Historiador. Doutorado em História pela PUC São Paulo (2005). Pesquisador associado do ICS- UL PT ( Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Tem projeto de pesquisa de pós-doutorado sobre cultura musical dos Águdás, junto ao Departamento de Pós graduação em História da USP. Atualmente, professor de História da África e Diáspora Negra no Centro Universitário Fundação Santo André e é Consultor da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Tem experiência em produção e gestão cultural, formação acadêmica e continuada de professores na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República atuando principalmente nos seguintes temas: cultura musical, lutas pela liberdade, práticas culturais negras no século XIX e XX, identidades étnicas e movimentos negros urbanos, sociabilidades negras em São Paulo e musicalidades africanas.

Renata Felinto
Renata Felinto é doutoranda e mestra em artes visuais, bacharel em artes plásticas pelo IA/UNESP. Especialista em Curadoria em museus de arte pelo MAC/USP e artista visual, pesquisadora. Fundadora da Cubo Preto, empresa que vem atuando nas áreas de artes visuais, história e cultura afro-brasileira de 2006.

Pedro Neto
Pedro Neto – Cientista Social PUC-SP, Pesquisador em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desde 2000 é membro do Núcleo de Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário do PEPG-PUC-SP, Membro Titular do primeiro Colegiado Setorial de Culturas Afro-Brasileiras do Conselho Nacional de Politica Cultural do Ministério da Cultura, Diretor de Projetos da Campomare Produções, Diretor do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

marcia turbanista

A linda, Márcia Turbanista em ação. Turbantes como forma de empoderamento da mulher negra. Tenho muita admiração por ela e pelo trabalho magnífico que desenvolve, e faço questão de divulgar aqui.

17h40 – Manisfesto Crespo

O Manifesto Crespo, grupo formado por jovens mulheres negras, nasceu a partir de discussões sobre as diversas questões do universo da cultura afrobrasileira, principalmente o cabelo crespo, suas produções artísticas e estéticas, buscando reconhecer seu valor e fortalecer a memória e a autoestima de mulheres negras, numa luta pelo resgate das nossas origens – uma vez que o Brasil conta com a maior população originária da diáspora africana.

18h –  Penharol
O Projeto Penharol Rap-a-Dub teve início nas festas organizadas por antigos amigos do bairro da Penha-SP, tudo por simples diversão, sempre com muita música. Apoiam a cultura gratuita de rua, levando uma música de qualidade e abrindo espaço para novos artistas mostrarem seu trabalho. Discotecagem Rap, Reggae com shows ao vivo. Penharol é um coletivo de moradores da Zona Leste, frequentadores, Mc’s, Dj’s & Skatistas.

Nessa edição teremos batalha de MC´s. O ganhador terá uma música gravada e mixada e convida o rapper Rafro.

20h – Show Ilê Aláfia

O grupo, formado inicialmente por crianças e adolescentes de 07 a 17 anos da ACM, conquistou os moradores e frequentadores do bairro do Jabaquara, com o balanço da música e da dança afrobrasileira. Hoje, o Ilê Aláfia, que em yorubá significa “Casa da Felicidade”, está aberto para a comunidade em geral.

Ocupação Preta

Culturas Negras: Entre trocas e apropriações culturais

Quando: Amanhã, Sábado, dia 26/09, das 15h às 21h

Onde: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha, São Paulo-SP.

Fica a 1km do Metrô Penha, 15 min a pé. Ao lado do Shopping da Penha.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook