O que é  Rhassoul?

Rhassoul é uma argila vulcânica obtida a partir de depósitos das montanhas férteis do Marrocos, chamado de Djebel Rhassoul. Ela é usada há mais de 1400 anos como hidratante para cabelo, rosto e pele, inclusive como xampu. Também foi usada por membros da nobreza na antiga Roma e Egito. E até hoje, a família real marroquina mantém uma das veias do Djebel Rhassoul para consumo pessoal.

2

O Rhassoul permite a criação de diversas receitas naturais para cabelos, corpo e rosto.

Rhassoul, cachos e crespos e a rotina No Poo

Descoberta pelas cacheadas e crespas de todo mundo, que estão em busca de produtos orgânicos e veganos de qualidade, o ‘ouro em pó’ do Marrocos já foi difundido em países como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Espanha, Portugal e até mesmo no Japão.

“O que torna Rhassoul um cosmético natural único é a sua extração, feita de uma única mina no vale de Moulouya, na Cordilheira do Atlas, no Marroccos. Não existe em nenhuma outra parte do mundo”, explica o franco-marroquino, Youssef Harmali, sócio-fundador da marca Zeena, responsável pelo lançamento do produto no Brasil.

Considerado a ‘terra que lava’, o Rhassoul é um antiresíduos natural e purificante, que pode ser usado como um xampu muito suave ou sabonete. “Se tivermos apenas o Rhassoul, ele pode ser usado sozinho, misturado com água morna, ou com um pouco de água floral, espalhando nas mãos e massageando rosto e corpo. No cabelo, é só deixar a máscara agir por cerca de 15 minutos e depois enxaguar”, orienta Harmali.

1

No marrocos, as receitas com Rhassoul são passadas de mãe para filha

Ao contrário do que acontece com a maioria dos xampus e sabonetes, a argila do Marrocos não contém surfactantes e limpa num processo físico. Ela respeita a película protetora do cabelo e não irrita as glândulas sebáceas, ou seja, é um produto 100% liberado para No Poo.

Quando misturado com a água, a argila incha, se tornando uma pasta muito macia, que contribui na absorção as impurezas, como gorduras, parafinas e derivados de petróleo, que são removidas após o enxágue. “Como é proveniente de lava, o Rhassoul é desengordurante, purificante, descongestionante e calmante. Por isso é usado nos melhores spas do mundo. Sua qualidade é superior a todas as argilas existentes no mundo”, explica o sócio-fundador da Zeena.

Por que incluir o Rhassoul na sua rotina capilar

Além e ser um produto completo, que podes ser usado no rosto, corpo e cabelo, de acordo com a Zeena, importadora e revendedora do produto no Brasil, duas pesquisas americanas ressaltam que o uso constante do Rhassoul  traz diversos benefícios:

  • Hidrata;
  • Atenua manchas;
  • Melhora a elasticidade, textura e firmeza da pele;
  • Remove o excesso de oleosidade sem retirar a proteção natural da pele e cabelos;
  • Remove as células mortas, agindo como um exfoliante natural;
  • Ajuda no combate de cravos e espinhas.
150710_1290_jpeg_baixa

O Zeena Rhassoul já pode ser encontrado no Brasil

Como usar o Rhassoul

No Marrocos, as receitas de preparação e de utilização são transmitidas de mãe para filha. Frequentemente, ele é misturado com águas florais de rosa, de flor de laranjeira, com óleo de argan ou óleos essenciais, afim de ressaltar seus perfumes e suas qualidades hidratantes.

A argila marroquina pode ser utilizada na forma de máscara, cataplasma e banhos de lama. No cabelo, é usada como detox, máscara ou exfoliante, uma vez por semana.

5

O Rhassoul também pode ser usado para máscaras faciais

“Nossos produtos vêm do Oriente, mas podem ser facilmente combinados com ingredientes que as brasileiras gostam de usar. Inventem suas próprias receitas, e compartilhem com a gente os resultados na nossa página no Facebook e no Instagram @zeenacosmeticos.

A Zeena acredita que as mulheres são muito criativas e sabem muito bem o que faz bem para elas mesmas. Por isso oferecemos produtos naturais brutos que podem ser combinados entre si, permitindo a invenção de infinitas receitas. Cada mulher tem o seu ritual, e com nossos produtos pode criar suas próprias máscaras e cremes para os cabelos, rosto e o corpo”, enfatiza Harmali.

A argila Marroquina só não deve ser manipulada com instrumentos de metal. Ou seja, recomenda-se que a mistura seja feita com artefatos de plástico ou cerâmica. ” Como o Rhassoul tem alto índice de minerais, o fato de mexer com uma colher de metal pode amenizar seu efeito por conta do magnetismo”.

Rhassoul na rede

“Basta dar um clique no google, para conferir inúmeras receitas de tratamento com a argila marroquina em todo mundo. Mas infelizmente o Rhassoul ainda é pouco conhecido no Brasil e na America latina, e por isso têm poucas matérias em português. Mas agora, as brasileiras podem encontrar receitas em português para cabelo e pele no nosso site.”

Receita com Rhassoul

A Zeena ensina para as leitoras do blog Cachos e Fatos, uma receita de hidratação para cabelos com a argila do Marrocos:

Máscara para cabelos secos com Rhassoul

Ingredientes
4 colheres de sopa de rhassoul
4 colheres de sopa de leite de coco
4 colheres de sopa de água mineral ou infusão com ervas (você pode usar chá de alecrim, sálvia, barbosa, camomila, entre outras)
1 colher de óleo vegetal (use o seu preferido)

Modo de Preparo
Misturar o rhassoul, o leite de coco (previamente aquecido) e a infusão de ervas coada com uma colher de pau, plástico ou cerâmica (nunca de metal). Dependendo da textura desejada você pode acrescentar mais água e óleos essenciais. Deixe agir entre 30min e 1 hora e enxágue, aplicando na sequência, seu finalizador preferido.

Quer ver mais receitas? Clique aqui!

150710_1282_jpeg_baixa

Além do Rhassoul, a Zeena comercializa o óleo de argan 100% vegetal e outros produtos liberados para No Poo

Sobre a Zeena Cosméticos – uma empresa 100% No Poo

A Zeena é uma marca de produtos de beleza e bem estar 100 % orgânica. A maioria dos produtos são importados do Marrocos, que é uma terra de artigos de beleza milenares.

A missão da empresa é promover o uso de produtos naturais em detrimento dos químicos, extremamente nocivos para saúde a longo prazo.

Os produtos oferecidos podem ser combinados entre si, possibilitando a criação de receitas diversas.

Além do Rhassoul, a Zeena oferece óleo de Argan puro e Savon Noir Beldi, que é uma pasta de sabonete orgânica. A Savon Noir Beldi também é um exfoliante natural que não agride a pele. É oriunda de Essaouira, no Marrocos, e usada há mais de 500 anos.

“Nós da Zeena acreditamos que a natureza oferece muito mais beleza às mulhres do mundo do que qualquer produto químico. Nossos produtos respeitam o meio ambiente, são 100% orgânicos e liberados para No Poo. Somos contra qualquer tipo de teste com animais. Nosso respeito com a natureza vai das embalagens dos produtos, inteiramente recicláveis até a matéria-prima.

A Zeena Cosmeticos é uma marca da YKT Consultoria Ltda.

retranca_cachos

Quer testar o Rhassoul? Compre aqui!

POST PATROCINADO

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook