O movimento Encrespa Geral, de valorização do cabelo natural, idealizado por Eliane Serafim, ganhou tanta força, que todos os anos acontece em vários estados do Brasil e algumas cidades do mundo. Em Joinville, o projeto foi acolhido por Gabriela Queiroz, em 2013, que após quase 20 anos de dependência química (produtos de alteração da estrutura capilar), pôde finalmente se libertar, e de fato compreender sua identidade enquanto mulher negra.

encrespa joinville

A partir disso, ela passou a realizar um trabalho independente, intitulado I Love My Hair, com as mulheres negras de Joinville e região, compartilhando empoderamento e conhecimento sobre o cabelo natural. Criou o grupo Amigas Cacheadas Joinville, onde fortaleceu amizades e parcerias.

amigas cacheadas joinville

As amigas cacheadas de Joinville-SC

Neste ano, ela foi convidada pela Eliane Serafim a se juntar a ela no movimento Encrespa Geral, implementando o encontro também em Joinville. “O tema do evento neste ano é Cabelo x Identidade e tem por objetivo discutir a identidade negra a partir da problematização de como as características do cabelo afro são tratadas socialmente. A intenção é trabalhar a reafirmação da identidade negra a partir dessa discussão”, explica Gabriela.

Na programação do evento está inclusa: contação de histórias para crianças e palestras para homens e mulheres. Haverá também oficinas de turbantes, tranças e acessórios. Além de um espaço para exposições de produtos, coffee break e cama elástica para as crianças.

retranca_cachos

Encrespa Geral Joinville

Quando: Sábado, 23 de maio, às 15H
Onde: Na EEB Dom Pio de Freitas -Rua Elly Soares, 358, Joinville

Entrada Gratuita.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook