Recentemente, descobri, bem por acaso, que o sabonete antisséptico da Granado pode ser usado como xampu liberado para a rotina low poo. Como sou alérgica a maioria dos sabonetes convencionais, tenho hábito de comprar o de glicerina, desta mesma marca, que pode ser encontrado em supermercados e farmácias em geral. E em uma dessas compras, me deparei com este antisséptico, e na curiosidade, peguei para experimentar.

Ao retirar o sabonete da embalagem, dei uma sapeada rápida no rótulo e me atentei à seguinte frase: “proporciona limpeza e assepsia da pele e do couro cabeludo, auxiliando no controle da acne e da caspa. Possui base 100% vegetal”. Logo pensei: Opa! Aqui tem! E resolvi dar uma lida nos componentes. Para a minha surpresa, o agente de limpeza era um surfactante liberado para low, o dissodium distyryl biphenil disulfonate, que faz uma leve espuminha. E a base do sabonete era o Elaeis guineenses Oil (Óleo de Palma), mais conhecido como azeite de dendê.

IMG_4965

Fique extasiada, até porque, este óleo é rico em ácidos graxos, como ômega 9, ômega 6, vitamina E e A, que além de atuarem como umectantes, ainda são antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres, impedindo a destruição e oxidação das células da pele, conferindo um aspecto jovem e saudável, o que ajuda a prevenir rugas e linhas de expressão.

Ele ainda tem propriedades bactericidas e ajuda a regenerar a pele com cortes e ferimentos. Por essas e outras qualidades, ele é ótimo para cabelos ressecados, e ajuda a controlar o frizz dos nossos cachinhos.

Outro óleo presente nesta composição é o óleo de gálbano, repleto de propriedades medicinais. Ele ajuda a ativar a circulação da pele/couro cabeludo, e ainda é desintoxicante e cicatrizante, estimulando a renovação celular.É também antiparasitário, o seja, age como repelente natural de insetos, inclusive de piolhos!

O sabonete também contém enxofre que possui propriedades anticaspa, anti-acne e antisséptica. E pelo que andei pesquisando, a importância desse elemento químico para os seres humanos é a sua presença nos aminoácidos fundamentais na composição de proteínas responsáveis pela manutenção da elasticidade e estrutura dos cabelos, como a queratina. Ou seja, ele age como uma espécie de reconstrutor.

O óxido de zinco, também presente nesta composição, ajuda a prevenir e tratar irritações na pele, e é indicado para peles sensíveis (como a minha). Muito usado em cremes para assadura de bebês. Não há contraindicações. O amido de milho, além de dar consistência ao produto, é um ótimo hidratante capilar.

IMG_4966Fiquei pasma com tanta coisa boa junta, num produto que custa menos de cinco reais! E depois ainda há quem diz que para seguir as rotinas no/low tem que ter dinheiro. Não é bem assim. A questão é a preguiça de ler os rótulos e fazer novas descobertas. O google está aí minha gente, fica a dica!

Minha única ressalva ficou por conta do triclosan, que embora seja um agente antibacteriano e conservante bastante encontrado nos cosméticos em geral, foi colocado em alerta nos EUA e Europa.
A EWG – Environmental Working Group- Organização Americana, responsável pelo estudo de produtos químicos tóxicos, advertiu, que embora ‘seguro’, o triclosan passará por uma análise mais aprofundada, porque alguns estudos indicam que possa ser responsável por desregulação hormonal, mas por enquanto são apenas suspeitas.

Sendo assim, resolvi testar o produto, não apenas no corpo, mas também nos cabelos, para ver se realmente cumpre seu papel como xampu anticaspa liberado para low poo. Mas este teste fica para um próximo post, que deve ser publicado ainda esta semana. Fiquem de olho!

retranca_cachos

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook