Você decidiu de uma vez por todas abandonar a progressiva, mas ainda não tem coragem de raspar o cabelo, como a Andressa e a Aglalpe fizeram. Por isso optou pela transição capilar e resolveu esperar pelo crescimento dos fios durante longos meses, mesmo que isso signifique lidar com duas texturas de cabelos. E nesse meio tempo, não vê a hora de enxergar os cachinhos naturais aparecendo. Quer acelerar o processo? Anote essas dicas:

1- Corte o cabelo a cada dois, três meses

cortando o cabelo

Mesmo que você não pretenda tirar toda a química de uma só vez, cortar os fios, mesmo que em doses homeopáticas, ajuda a ir se livrando da parte quimicada e tirar as pontas secas, que causam quebras que camuflam o crescimento dos fios. A Isabela Persives fez o big chop dela em três etapas, conforme ia se sentindo preparada, tirava um pouco mais do comprimento do cabelo.

 

 

 

2- Invista num xampu antiresíduos

antiresiduos

O xampu de limpeza profunda, ou antiresíduos, é o mais puro nectar do detergente, recriminado nas rotinas low poo e no poo, mas que ajuda a soltar parte da química, mesmo que superficialmente. Ele é incapaz de tirar toda a progressiva, mas ajuda a tirar parte dela. Mas por conta do excesso de sulfato, é necessário usá-lo apenas 1 vez por semana, seguido de uma máscara hidronutritiva, como a heaven in hair, da Deva, que é liberada para No Poo.

 

 

3- Experimente a rotina Low Poo

low poo

Mesmo que você não consiga usar xampus liberados para low poo, devido ao excesso de sebo no couro cabeludo, opte ao menos por condicionadores, máscaras e finalizadores isentos de silicones, petrolatos e parafinas. Seu cabelo natural, e até mesmo o quimicado, agradece.

 

 

 

4- Aposente a chapinha e o babyliss

chapinha-cabelos_12316_19211

 

Se você não quer que seu cabelo natural cresça danificado e quebradiço, use apenas o secador para modelar os fios, caso necessário,e deixei para trás a chapinha e o babyliss, que são mais agressivos.

 

 

 

 

5- Aposte em penteados e texturizações

texturização

Existem uma infinidade de vídeos no youtube que ensinam formas de texturizar o cabelo quimicado, deixando-o com um aspecto próximo do natural. É claro que nem sempre é algo simples de fazer, por isso, na hora da pressa, aposte em penteados com grampos, bandanas, turbantes, e o que a sua criatividade permitir.

 

 

6- Não deixe de viver por causa do cabelo

hidratando

 

Hidratar é preciso, mas sem grandes paranoias. Invista numa boa máscara hidro-nutritiva, e aplique 1 vez por semana, sem a necessidade de ficar 1 hora com o produto.

 

 

7- Não se deixe influenciar por comentários maldosos

triste

O preconceito contra o cabelo crespo e cacheado está diretamente ligado ao preconceito étnico-racial, que é muito comum no Brasil, embora aconteça, na maioria das vezes, de forma velada. É habitual, inclusive, ser recriminada(o) até por membros da família. O importante é estar ciente do que você quer, e deixar bem claro para essas pessoas que a liberdade delas termina onde começa a sua, ou seja, respeito é bom, e você gosta!

 

 

8- Participe dos grupos em comum

Cachos_FB_grupo

As redes sociais, como o facebook, estão cheias de grupos de discussão sobre cabelos em transição. Nesses grupos é possível conhecer pessoas que estão passando pelo mesmo processo, ou já passaram, e podem contribuir com dicas interessantes.

 

9- Marque presença nos encontros de cacheadas

68965_752655581471121_2483786578928184950_n

Confira através da AGENDA do blog se há algum evento pra acontecer em sua cidade. Entrar em contato com pessoas que passaram pela transição e hoje assumem um belo cabelo natural, seja ele cacheado, ondulado ou crespo, é inspirador, e também uma forma de fazer amizades em comum e conhecer pessoas que te coloquem para cima, e não o contrário!

 

10- Informe-se sempre

lendo

Ler muito é fundamental, abre a cabeça e amplia nossos horizontes. A mudança do cabelo quimicado para o natural, antes de mais nada, é uma mudança interna, e para que ela aconteça, informação é primordial. A internet hoje em dia oferece uma gama de textos, seja artigos ou matérias que falam sobre o tema. Relatos e depoimentos de outras pessoas com a mesma vivência também são libertadores.

 

retranca_cachos

Quer mais dicas? Clique aqui!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook