“Foram tantos anos de alisamento, que nem me lembrava mais como era meu cabelo. Decidi que não seria mais escrava das químicas, resolvi poupar minha saúde, meu cabelo, minha personalidade. Cansei dos fios murchos e sem vida que a progressiva me dera, e graças a Deus, tive o apoio de uma das pessoas mais importantes da minha vida: minha irmã-amiga, amiga-irmã, Sheila”, me contou Cristiane em depoimento, dias depois de chegar na Garagem dos Cachos com sua amiga de infância, Sheila.

IMG_0571

Cristiane Santos antes do corte

As duas decidiram juntas, não apenas passar por longos meses de transição, mas encarar o big chop também, e por isso, agendaram horários seguidos na Garagem dos Cachos. 

Cristiane explica que a transição não foi nada fácil: Foram 8 meses de sofrimento, com a autoestima no chão, mas vislumbrando um cabelão lindo e vivo que aparecia em cada centímetro que aflorava.

IMG_0574

Após 8 longos meses de transição, Cristiane resolveu fazer o seu BC junto com a amiga Sheila.

Sheila também não foi poupada do sofrimento de encarar as duas texturas de cabelos, mas com o apoio de Cristiane, conseguiu seguir em frente e encarar não só o desafio que viria pela frente, mas também o próprio BC. Ambas chegaram na Garagem dos Cachos com os cabelos ‘lisos’ e longos e saíram com os cabelos cacheados naturais, mas bem curtos, o que para a maioria das mulheres brasileiras, que associam o comprimento dos fios à feminilidade e sensualidade, não é nada fácil.

IMG_0559

Sheila antes do corte: ela nem se lembrava mais de como era o seu cabelo natural.

Desde criança escutava de toda a sociedade que meu cabelo não era bom, tão pouco bonito“, explicou Sheila, que junto com a amiga-irmã, Cristiane, decidiu, ainda na pré-adolescência a mudar a estrutura dos fios. ” Fui dos relaxamentos até a progressiva. Foram mais de 15 anos vivendo nessa ditadura que parecia sem fim. Nós realmente não nos lembrávamos de como eram os nossos cabelos naturais.”

IMG_0564

Sheila foi a primeira a encarar a tesoura, enquanto Cristiane aguardava a vez dela, ao fundo.

O tempo foi passando, e os anos de química deram às amigas cabelos lisos quebradiços, murchos e opacos. Foi quando elas perceberam que estava na hora de parar, e como sempre, decidiram juntas enfrentar a transição, uma dando apoio a outra, como sempre fizeram diante das adversidades.

IMG_0582

Cristiane pós- bc, encarando seus cachinhos 3B após anos e anos de escravidão com as químicas

O bc foi um momento único para as duas, que tiveram que encarar uma nova imagem no espelho, uma imagem que haviam ignorado e distorcido durante tantos anos: a delas mesmas. De inicio, o impacto foi grande, mas absorver o ocorrido a fizeram encarar a mudança com outros olhos: ” Ainda estou me adaptando ao corte, mas sei que foi a melhor decisão, e de agora em diante, com cuidado e paciência, o sonho do cabelo natural, sem a escravidão das químicas, será realidade. Agradeço a você que nos mostrou uma nova vida através da sua tesoura, e, principamente, à Sheila, por mais esta etapa que passamos juntas. Obrigada Sabrinah, por este mundo novo que você nos mostrou, seu trabalho é lindo e especial”, me relatou Cristiane.

IMG_0585

Apesar do impacto inicial, Cristiane não se arrependeu nem um pouco de ter se livrado dos fios quimicados.

Sheila ficou maravilhada ao redescobrir que possui cachos, ainda mais definidos. “Na hora do corte foram muitos sentimentos à flor da pele, passou um filme na minha cabeça de toda a minha história. Um misto de emoção e curiosidade. Olá mundo, muito prazer, essa sou eu de verdade!!! Obrigada, Sabrinah, obrigada, irmã querida.”

IMG_0576

Sheila após o grande corte: “Passou um filme pela minha cabeça”.

 

IMG_0581

Sheila ao redescobrir seus cabelos 3A

 

IMG_0588

Cristiane e Sheila: amizade de infância deu forças para passar pela transição e encarar o bc na Garagem dos Cachos

retranca_cachos

Gostou do corte? Quer cortar também? Minha garagem fica em São Paulo, capital, pertinho do metrô São Judas. Para mais informações, me adicione no Facebook Sabrinah Giampá, e me chame inbox. Se preferir, escreva para garagemdoscachos@gmail.com. No assunto, escreva: Agendamento. Também vendo os produtos da Deva Curls, que são liberados para as rotinas Low Poo e No Poo.

* Tive autorização da minha cliente para divulgar essas fotos

Quer ver outras transformações? Acesse aqui!

  1. marileia says:

    ahh mulher pq tem ser tao longe 🙁 . Ja procurei um salao pra cortar o meu mas nenhuma tem coragem snifff

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook