Quando descobri a fanpage Rapunzel Solidária, fiquei embasbacada com o belíssimo trabalho,realizado por Elizabeth Lomaski. O projeto surgiu de sua vontade de agradecer a cura de um câncer de mama, que a acometeu no ano anterior. “Como não precisei fazer quimioterapia e radioterapia, não perdi os cabelos, achei que uma forma de agradecer seria doando meu cabelo para alguma instituição. Conversando com uma amiga do meu trabalho, ela achou a ideia o máximo, cortou seu cabelo no dia seguinte e me enviou! Aí tive a ideia de fazer a fanpage”, me explicou ela.

 

Para quem quer doar

Esta grande rede de doações funciona da seguinte forma: primeiro é preciso avisar o cabeleireiro que você pretende doar os fios. Pode ser qualquer tipo de cabelo: liso, ondulado, crespo, inclusive os quimicado, desde que estejam em bom estado, limpo e seco.
A mecha, ou mechas, devem ter no mínimo 15 cm, contando com a parte presa no elástico. Depois de cortar a mecha amarrada no elástico, é só tirar uma foto segurando o cabelo já cortado, enviar para a fanpage ou publicar na sua linha do tempo do facebook. Na sequência, o cabelo deve ser enviado para o endereço da imagem acima, e pronto, você fez sua boa ação!
As mechas arrecadadas se transformam em perucas feitas pelo especialista em reconstrução capilar, Luiz Crispim, que apoia o projeto fazendo as perucas sem custo algum.
Elizabeth Lomaski ( à esq.) durante a entrega de perucas, com a beneficiária ao centro e Joanides Mendes

 

Para quem quer receber

“Temos um cadastro onde as pessoas interessadas preenchem um formulário e fazemos uma análise das informações para priorizar as entregas”, me contou Elizabeth.

 

As doações atendem mulheres de qualquer região do país, desde que cadastradas. Na cidade de São Paulo,  a entrega é feita pessoalmente, com o apoio do profissional Joanides Mendes, que corta e arruma a peruca na cabeça da pessoa. Para as demais localidades, o projeto conta com a parceria do Banco da Autoestima, que envia para a beneficiária um kit de beleza contendo: bijuterias, lenços e a peruca feita com os fios doados.
Joanides Mendes durante a entrega da peruca, confecicionada com os fios doados
Por que a Garagem dos Cachos se tornou um salão amigo da Rapunzel Solidária

 

Primeiro porque a iniciativa de Elizabeth é admirável e a causa muitíssimo nobre, segundo porque os cabelos cortados, principalmente no big chop, vão para o lixo, e tenho certeza que várias onduladas, cacheadas e crespas irão adorar participar das doações, assim como a Flávia Salama e a Maria Clara Castro fizeram.
O projeto também mantém parcerias com instituições como o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer). “Logo no início do projeto, eu estava participando do processo seletivo para ser voluntária do Graacc e, quando recebi o primeiro cabelo doado (da minha amiga do trabalho), levei para eles. Hoje, sabemos que a maioria das crianças do Graacc não usam perucas, então temos mais uma parceria com um grupo de senhoras tricoteiras – Tricotando com Thiza – que está confeccionando muitos gorros para esquentarmos esses carequinhas”, explicou a fundadora do projeto.
A cliente da Garagem dos Cachos, Flávia Lourenço Salama, que doou seus cabelos para o projeto.
Além do GRAACC, a Rapunzel Solidária tem parcerias com o Hospital Pérola Biyngton. em São Paulo, a Fundação Laço Rosa (RJ), Superando com Estilo (GO), Quimioterapia e Beleza (SC), Combate ao Câncer (site facebook e portal R7), Luiz Crispim (profissional responsável pela confecção das perucas), Joanides Mendes (profissional que entrega as perucas com a Rapunzel em São Paulo).
Uma das várias crianças que doaram seus cabelos para o projeto
Atualmente, não apenas mulheres, mas homens e até crianças já estão doando seus cabelos para o projeto. Segundo Elizabeth, a sensação de ajudar pessoas que sofrem com a queda de cabelo durante o tratamento do câncer é indescritível: ” É um misto de gratidão, alegria, felicidade, realização. Eu digo sempre que doamos amor em forma de perucas! Depois da criação do projeto me considero uma pessoa muito melhor!!! Sempre fiz trabalhos voluntários, mas esse projeto foi como ter um filho novo e estar cuidando com amor pelo seu crescimento. Uma coisa importante que percebi é que as pessoas querem fazer o bem, mas a maioria acha que precisa de muito tempo e dinheiro para isso. Essa coisa de doar cabelo, é doar amor mesmo, e é simples e maravilhoso!”.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook