A Cia. Os Crespos irá se apresentar no próximo fim de semana, na Galeria Olido

Crédito: Divulgação

A Cia. Os Crespos finaliza o projeto “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa”, cujo foco é investigar através de pesquisa cênica-áudio-visual o impacto da escravidão e as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil,  com uma trilogia de espetáculos que abordam as relações intersubjetivas de desejo e construção de identidade. 

Entre os dias 13 e 15 junho de 2014, a Cia. apresenta três espetáculos que integram a pesquisa: o aclamado “Além do Ponto”, “Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas” e “Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”. As peças serão apresentadas na Galeria Olido (Avenida São João, 473).
Desde 2013, Os Crespos vem desenvolvendo pesquisas de campo, entrevistas e palestras para com o objetivo de obter material para propor discussão e debate cênico para a construção de uma cena teatral de abordagem racio-social, que articule a experiência existencial do negro a partir de sua afetividade, abordando aspectos como o corpo, alteridade, família, sexo, marginalidade, beleza e valorização. 

ALÉM DO PONTO

Cena do primeiro espetáculo da trilogia “Do Desmanches aos Sonhos”, Além do Ponto.

Crédito: Divulgação


O aclamado espetáculo da Cia. Os Crespos” Além do Ponto” é o primeiro espetáculo da trilogia ” Dos Desmanches aos Sonhos”, juntamente com as pesquisas sobre mulheres negras e Afro Homo-afetividade. A partir da perspectiva do impacto da escravidão na forma de amar da população brasileira surgiu o argumento da primeira montagem: Um casal em separação tenta entender suas dificuldades de viver e enfrentar o amor.

Indicação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos

Ficha Técnica
Realização: Os Crespos Atores: Sidney Santiago Kuanza, Lucelia Sergio e DJ Dani Nega Dramaturgia : José Fernando de Azevedo e Os Crespos Direção: José Fernando de Azevedo Assistência de Direção: Ricardo Henrique Trilha sonora e execução: DJ Dani Nega Direção de Arte: Antonio Vanfill
Iluminação: Mauro Júnior Operação de luz: Agnaldo Nicoleti Contrarregragem: Rogério Aparecido Edição de Vídeo: Mario Matiello Fotos: Roniel Felipe Assistente de Produção: Guilherme Bezerra Direção de produção: Eneida de Souza

ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS

O elenco da peça Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas

Crédito: Divulgação

Considerando questões como relações com o corpo, traumas psicológicos, violência masculina, sexo, sobrevivência e aferição social, o espetáculo é baseado em depoimentos e experiências reais de 55 mulheres negras entrevistadas em 2013 pelo Coletivo. 

Os depoimentos foram dados por mulheres de diversas camadas sociais e profissões: integrantes do sistema prisional, donas de casa, sambistas, religiosas de matrizes africanas, empresárias, líderes comunitárias, prostitutas, entre outras. 
A peça propõe dar voz e rever os estereótipos sobre a mulher negra, construindo uma nova relação de alteridade e valorização.
Indicação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos

Ficha Técnica


Realização: Os Crespos Elenco: Dani Rocha, Darília Lilbé, Dirce Thomaz, Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt e Dani Nega Direção: Lucelia Sergio Co-direção: Sidney Santiago Kuanza Dramaturgia: Cidinha da Silva Trilha Sonora: DJ Dani Nega Músicas Compostas: Miriam Bezerra Direção de arte, cenários e figurinos: Mayara Mascarenhas Iluminação: Ricardo Silva Orientação teórica: Flavia Rios Preparação vocal  e canto: Silvia Maria Preparação corporal: Luciane Ramos Fotografia: Roniel Felipe e Ana Paula Conceição Designer Gráfico:Rodrigo Kenam Direção de vídeo:  Renata Martins Direção de produção: Eneida de Souza Assistente de produção: Guilherme Funari Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação

CARTAS À MADAME SATÃ OU ME DESESPERO SEM NOTÍCIAS SUAS

O ator, Sidney Santiago, em ação no espetáculo madame Satã, na Galeria Olido, em São Paulo

Crédito: Roniel Felipe


O espetáculo parte da pesquisa sobre a homoafetividade de homens negros, sua sociabilidade diante dos estereótipos sexuais de virilidade que cerceiam sua experiência afetiva. A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza do discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus. 

São histórias ou pedaços de histórias que ganham vida na pele da personagem (Sidney Santiago), que é um ator, e que portanto pode viver muitas vidas. Ele se corresponde com a figura mítica de Madame Satã, através dessas histórias, ao mesmo tempo que constrói imagens e discursos sobre elas.

Indicação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ficha técnica

Direção: Lucélia Sergio Ator criador: Sidney Santiago Kuanza Dramaturgia: José Fernando de Azevedo Direção de arte: Antonio Vanfill Trilha Sonora: Dani Nega Direção de Vídeo: Renata Martins Preparação Vocal: Frederico Santiago Preparação Corporal: Janette Santiago Direção de Produção: Eneida de Souza Assistente de Produção: Guilherme Funari Atores colaboradores: Vitor Bassi e Luís Navarro Operador de luz: Aguinaldo Nicoleti

Serviço 

Galeria Olido – Sala Olido – Temporada – 13, 14 e 15 de junho 

Endereço: Avenida São João, 473 – Telefone: 3397-0171 e 3331-8399 Sala Olido – capacidade 297 lugares, acessibilidade a cadeirantes na bilheteria e na sala de espetáculo, não possui estacionamento, não possui lanchonete e cafeteria

Retirada de ingressos 01 (uma) hora antes do espetáculo
Preço: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia entrada para estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública de ensino e deficientes.

Além do Ponto  – Dia 13 de junho, sexta-feira, às 20:00h

Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas – Dia 14 de junho, sábado, às 20:00h

Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas – Dia 15 de junho, domingo, às 18:00h


Fonte: 7 Fronteiras Comunicação

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