Faz tempo que não publico nada sobre meus cuidados com os meus cabelos, que estão numa linha tênue entre o 3B e 3C, o que pode ser considerado um cacheado crespo. Pois bem, como estou com um corte curto, com a nuca praticamente batida, não estou tendo nenhum trabalho para cuidar dele. Esse comprimento é uma maravilha, porque exige bem menos cuidados do que exigiria o meu cabelo comprido, que costumava ressecar mais, e pedir hidratações com espaços mais curtos de tempo. Com os fios curtos, e seguindo a rotina Low Poo, tenho hidratado/nutrido apenas uma vez por mês, isso quando não deixo chegar a dois meses, e tem sido o suficiente pra mim, pode acreditar. Claro que isso varia do tipo de cabelo, comprimento, rotinas etc e tal, e muda de pessoa para pessoa.
Com os fios curtos, não ando tendo necessidade
de hidratar os fios com tanta frequência
O que mais me surpreende nessas rotinas sem sulfato é que, decididamente, o cabelo muda. A textura fica mais maleável, o frizz mais controlável, enfim, é praticamente como se eu tivesse cabelo liso na hora de cuidar, tirando, é claro, a parte dos finalizadores, que são indispensáveis para as crespas, o que vejo também como um carinho e não como um fardo, ou obrigação.
Usar os produtos certos, como os liberados para a rotina Low Poo,
deixam meus cachos gordos e sadios, o que facilita o dia a dia
Para a surpresa geral da nação, eu não sigo e nem nunca segui o cronograma capilar. Também não durmo de touca e nem uso fronha de cetim. Levo minha vida sem grandes estresses, e não deixo o cabelo ditar o meu ritmo. Sei que o que vou dizer agora pode gerar pontos de vista opostos, até aí, tudo bem, porque esta é APENAS a minha opinião e não a verdade suprema, mas vejo o cronograma capilar seguido à risca como uma prisão desnecessária. Esmiuçando mais, eu penso assim: se eu me libertei da progressiva, que era uma prisão na minha vida, agora que me sinto livre de verdade, pra que arrumar outra prisão para me trancafiar? Onde já se viu ter uma agenda programada em função do cabelo: segunda H, quarta N, sexta R… me dá vontade de chorar só de pensar. E no mais, a reconstrução é um procedimento, que como cabeleireira, só faço em cabelos que acabaram de passar por uma descoloração ou coloração permanente, e perderam massa, ou então após um corte químico. Quando vejo meninas com cabelos virgens fazendo reconstrução com tanta frequência, penso que é desnecessário, e que valeria mais investir numa máscara de hidratação nutritiva, ou seja, que mate dois coelhos com uma cajadada só, que é o caso da Heaven in Hair, da Deva, que uso também na Garagem dos Cachos. Em casos mais extremos, acrescento óleos vegetais extravirgens, como o de coco, nada além disso.
A combinação de produtos certos com o comprimento mais curto,
deixam meus cachos bonitos sem grandes esforços
Percebo que os produtos certos, isentos de sulfatos, silicones, parafinas, petrolatos e afins já ajudam muito, ainda mais se forem repletos de extratos botânicos, manteigas e óleos vegetais (minerais, nunca!). Tenho alternado o Low Poo e o No Poo da Deva, como xampus, pois lavo os cabelos todos os dias. Eu faço academia, natação, essas coisas, e transpiro horrores no couro cabeludo. Também faço co-wash, de vez em quando, com o próprio One Condition (Deva), que também uso para condicionar, e geralmente deixo parte no cabelo, tirando apenas o excesso. Finalizo com o B´leaving (Deva), pra ganhar mais volume que eu adoro, pois já tenho definição até de sobra. Mesmo se quiser não fitar meu cabelo, os cachos gritam, é como se eu tivesse passado baby liss no cabelo todo, chega a ser até engraçado. Mesmo assim, costumo fitar bem. Tudo feito com as mãos, meus pentes foram aposentados há muitos anos.
Finais de semana, no inverno, me permito ter um ou dois day afters, ou seja, aquele espaço de um ou dois dias sem lavar. Nesse caso, pra aliviar o frizz, que tenho muito, porque meu cabelo é fino, misturo um pouquinho de Mister Right, também da Deva, com o One Condition, e acarinho o cabelo seco mesmo, sem molhar. Fica ótimo! Tira 90% do frizz e ressuscita uns cachos que morreram durante a noite, no atrito com o travesseiro. Tenho até vontade de experimentar a fronha de cetim, mas a touca, nunca. Não me imagino dormindo de touca, com aquele negócio apertando minha cabeça. Meu lema é liberdade! Sem contar, que parecer um cotonete assexuado não é uma boa pra quem é casada, mas enfim, vai de cada uma.
Penteados com grampos são os meus favoritos, principalmente
quando fazem com que pareça que eu tenho mais cabelo do que
realmente tenho. Volume é tudo pra mim!
De vez em quando, eu alterno os produtos Deva, com umas linhas que já resenhei aqui, como a da Aubrey e da Nature´s Gate, mas estas, já estão nas últimas, de tanto que já usei. A única máscara que tenho usado é a Heaven in Hair, que cumpre muito bem o seu papel. Reconstrução eu só faço pós coloração (tenho uns brancos) e luzes (só faço duas vezes por ano). Adoro penteados com grampo, principalmente aqueles de um lado só. Também estou deixando meu cabelo crescer (no máximo até a altura da clavícula, pois não tenho paciência com cabelão), porque estou afim de experimentar uns cortes diferentes e já estou muito tempo no cabelo curto. Bom… é isso gente, sem grandes segredos. E você, qual a sua rotina? Escreva pra cachosefatos@gmail.com contando, e envie sua foto, que ela pode ser publicada aqui no blog.
  1. Eu me identifiquei com o que escreveu! Passei a adolescência refém de relaxamentos, escovas e chapinhas a fim de me “adequar” ao universo das “amigas” de cabelos lisos e super valorizadas! Sentia-me um patinho feio!
    Na vida adulta continuei com o cabelo chapado, mas sentia calor e quando molhava os fios por horas no chuveiro sentia uma imensa sensação de liberdade!
    Pensei: Vou assumir meu cabelo como é, vou ser livre!

  2. Que lindos estão seus cachos, Sabrinah!
    Como você, não faço o Cronograma e nem sou escrava dos meus cachos. O único problema é que preciso molhar os cabelos todos os dias. Não consigo ter UM day after. Segundo meu marido, acordo parecendo o Ravengar! Haha!

  3. Olá tenho cabelos cacheados e com fio um pouco grosso, o que os torna um pouco ressecado.Gostaria de saber como adquirir os produtos para cabelos cacheados,que dê leveza e definição e se entregam via correio?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook