Apesar do movimento em prol do cabelo natural ter conquistado seguidores em todo o mundo, ainda nos deparamos com alguns mitos a respeito do cabelo crespo/cacheado natural, que podem gerar alguns equívocos, que devem ser reparados.
Digo isso porque podem ser extremamente prejudiciais ao movimento, que preza a valorização da real beleza e foge de qualquer estereótipo ou padrão de beleza criado pela mídia. Por isso, iremos desmascarar aqui os 10 principais mitos, que esperamos que futuramente, sejam colocados, definitivamente em escanteio.

Confira!

1. Cabelo natural é difícil de manter

A única dificuldade em cuidar do cabelo natural é a falta de informação. É preciso ter conhecimento e força de vontade para sair de um cabelo quimicado para o original de fábrica. Muitas mulheres, que hoje exibem seus belos crespos naturais, foram relaxadas por anos. Elas não aprenderam  num passe de mágica como cuidar do cabelo relaxado, que também exigia esforços; e a mesma coisa acontece com o cabelo natural, porque não adianta esperar que o cabelo se autohidrate ou amanheça com um belo corte, ou seja, algum cuidado você precisará dispender. Entretanto, depois que se estabelece uma rotina, é bem mais simples do que manter os fios relaxados, por exemplo. 

2. Existem relaxantes naturais 

Não existe nenhuma forma natural para ‘esticar’ os cachos e alisar os cabelos. Obrigatoriamente, você vai ter que encarar produtos químicos e/ou uma fonte de calor. 

3. Cabelo crespo é antiprofissional

Esta é uma das frases mais preconceituosas de todos os tempos, mas infelizmente, ainda soa como verdade para algumas mulheres que trabalham no mundo corporativo. O lado bom é que o movimento em prol do cabelo natural tem mudado isso, embora de forma lenta. E a cada dia conseguimos vislumbrar mais e mais mulheres assumindo seus crespos naturais no mundo corporativo. Qualquer tipo de preconceito deve ser denunciado, até porque não é o seu tipo de cabelo que a fará mais competente ou não.

4. Cabelo natural é sinônimo de cabelo preso

Outra frase absurda que costumamos nos deparar. O volume do cabelo crespo que é apontado como um vilão pela mídia, na verdade é um grande aliado. O segredo é um corte adequado para redistribuí-lo melhor por toda a cabeça, conferindo um efeito poderoso que só o crespo natural tem. Prender o cabelo deve ser uma opção, e não uma obrigação.

5. Cabelo 4C não cresce

Todo o cabelo cresce. Embora o fator de encolhimento do 4C seja maior, isso não significa que ele não vá crescer como os outros cabelos. Um exemplo é a diva Aevin Dugas, que não nos deixa mentir!

6. Atividade física não é uma opção

Como assim? Não é o cabelo progressivado, que tem que encarar um secador depois de lavado para não ficar horrível? É bem mais fácil cuidar de um cabelo natural no pós-academia. E você nem precisa lavar com xampu todos os dias, pode fazer um co-wash, estilizar e sair! Simples assim. O secador nesse caso é apenas uma opção, não um martírio diário.

7. Cabelo natural é caro

Além das inúmeras receitas caseiras que são super eficazes nos cabelos naturais, há toneladas de produtos comerciais de preços acessíveis, que garantem um bom resultado, sem exigir rombo algum no orçamento. A maioria das mulheres que optam pelo cabelo natural, conseguem se virar muito bem em casa, e não precisam mais de visitas semanais ou quinzenais em salões caros, seja para refazer o alisamento, ou para tratar os fios dos danos causados por estes.


8. Botox, selante e Plástica Capilar são naturais

A maioria desses ‘tratamentos’ disponibilizados no mercado possuem componentes químicos alisantes em sua composição. Não existe um procedimento natural para esticar os fios, mesmo que suavemente. Se você passou por alguns desses processos e viu seus cachos mudarem completamente, você não é natural.

9. A Coloração destrói o cabelo natural
Uma química que não altere a estrutura do fio, e apenas a cor, pode não ser prejudicial  ao cabelo natural, principalmente, se estiver isenta de ingredientes nocivos, como o sulfato e a amônia. É possível ostentar lindos crespos coloridos, sem ter que partir para o S.O.S. capilar. 


10. Você precisa conhecer o seu tipo de cabelo
Várias mulheres que ostentam lindos cabelos naturais, nem sabem qual o seu tipo de cabelo e até tem raiva de quem sabe rss. Descobrir em qual ‘categoria’ o seu cabelo se encaixa pode apenas ajudá-la na hora de encontrar os produtos ideias, mas não é algo que irá mudar a sua vida ou determinar o que você pode ou não pode. Seu cabelo, suas regras! Redescubra-o. 

Fonte: Naturally Curly

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook