Existem dois  tipos de produtos higienizantes no mundo dos crespos: o primeiro é o xampu liberado para low poo, que é aquele sem sulfato; e o segundo são os bálsamos para co-wash, que são liberados para no poo. Independente da rotina escolhida, é extremamente importante higienizar o couro cabeludo da maneira correta, pois caso isso não seja feito, os folículos pilosos, com o tempo, irão sofrer alterações devido ao acúmulo de sujeira, seja ela causada por detritos de ação climática, e/ou acúmulo de resíduos de produtos. 
Este acúmulo pode causar vermelhidão, secura e comichão no couro cabeludo, e em últimos casos, a perda capilar. Veja aqui algumas dicas para incrementar sua rotina capilar, seja ela No Poo, ou Low Poo:
Dicas para quem faz Co-wash
Dependendo da textura, porosidade e espessura de seu cabelo, nem sempre é necessário fazer o co-wash diariamente. Tendo em mente que o melhor especialista no seu biotipo capilar é você mesmo(a), avalie o grau de oleosidade e tenha bom senso no período em que intercala uma limpeza e outra.
Embora o seu higienizador não faça nenhuma espuma, isso não significa que deva ser aplicado como um condicionador. Você deve aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar entre elas antes de aplicar, e massagear bem toda a região do couro cabeludo. Não esquecendo a massagem também na hora do enxágue, para eliminar qualquer resíduo.
Fique longe de produtos que tenham silicone em sua composição. Isso porque eles formam uma película no fio, que além  de não permitir a hidratação penetrar na fibra capilar, ainda tornam a lavagem mais difícil, deixando os fios pesados e contribuindo para o acúmulo de resíduos, principalmente no couro cabeludo. Aprenda a ler a bula dos produtos e a descartar qualquer um que apresente componentes terminados em ‘cone’.  
Na hora de escolher o seu condicionador limpante, verifique se ele contém  extratos botânicos, proteínas e umectantes. Se você possui dermatites ou tem tendência à caspa, deve evitar esse método e partir para o Low Poo. Pois o co-wash pode agravar este tipo de problemas, e se não é saudável para o couro cabeludo, também não é saudável para os fios. O co-wash é um método mais indicado para cabelos 3C até 4C. Lembrando que existem exceções.
Dicas para quem lava com xampu sem sulfato
Cabelos ondulados, cacheados e crespos tendem a ressecar bem mais com as lavagens, se comparados com o cabelo liso. Por isso, a escolha de um xampu sem sulfato, com agentes de limpeza suaves, é a melhor forma de evitar danos aos fios. 
Este método é ideal para quem tem o couro cabeludo oleoso, sendo que o co-wash não é adequado para remover óleo em excesso. Como geralmente estes xampus tem o PH mais baixo que os condicionadores de limpeza, eles conseguem abrir um pouco mais a cutícula do fio, o que contribui para eliminar melhor a sujeira e resíduos.
A quantidade de produto a ser utilizada também não precisa ser excessiva. Dilua uma parte em água, misture com as mãos e aplique massageando por todo o couro cabeludo. Enxague muito bem, condicione e estilize da forma que desejar. Este método é mais indicado para cabelos do tipo 2 até o 3B.
Fonte: Adaptado do portal Naturally Curly

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook