Como uma forma divertida de fechar o último post do ano, decidi fazer uma retrospectiva com todos os entrevistados de 2013, focando, é claro, nos seus produtos favoritos para tratar seus cabelos. Aproveito a deixa também para agradecer  a estas pessoas por compartilharem aqui uma parte delicada de sua história com apenas um único objetivo: ajudar mais e mais mulheres e homens a aceitarem os seus cabelos naturais, e principalmente, se libertarem das amarras sociais, e com isso, ir de encontro com a verdadeira autoestima, àquela que nos leva diretamente para o caminho da real felicidade. Espero que gostem!

AGOSTO

DANIELA LISBOA, 29 anos –  São Paulo-SP
Cabeleireira especialista em cachos e crespos
Segue as rotinas Low Poo/ No Poo
“Alisar ou não é opção de cada cliente, entretanto, damos a ela a oportunidade de conhecer a fundo o seu próprio cabelo, como ele é de fato, cacheado ou crespo, pois muitas delas acabam alisando, principalmente, por desconhecer sua própria natureza, ou seja, porque não sabem deixar os seus cachos bem modelados.”


FAVORITOS DA DANIELA: Linha Deva e óleos vegetais

“Como participo de outros grupos na internet, costumo ensinar a técnica, ou seja, não apenas o uso individual de um ou outro produto, e sim, seguir uma rotina completa de cuidados, priorizando os produtos isentos de silicones insolúveis, petrolatos, sulfatos, que inclusive é o que a linha DevaCurl propõe.”




ISABELLA SOUZA, 19 anos – São Paulo-SP
Estudante de sistemas da informação
Não segue a rotina Low Poo/No Poo

“Abri mão da química por estar cansada de sempre ver a raiz crescendo e já entrar em pânico. A minha transição foi bem tranquila que eu me lembre, simplesmente parei com a química e deixei crescer. Só cortei  quando as partes lisas chegaram nas pontas, daí eu meti a tesoura mesmo!”



FAVORITOS DA ISABELLA: Yamasterol e Bepantol Líquido



“Eu não tenho muitos cuidados com o meu cabelo. A única coisa que faço é hidratação uma vez por semana (quando tenho tempo). Costumo usar um creme de hidratação bem ‘power’ e bepantol liquido, mas isso é porque realmente não tenho tempo, se tivesse, faria todo o tipo de tratamento e seguiria uma rotina com essa, de low poo/no poo.”


SETEMBRO

SANDY SANTOS, 23 anos – São Paulo-SP
Modelo
Não segue a rotina Low Poo/No Poo

“É transgressor aceitar seu próprio cabelo e aprender a cuidar dele mesmo diante de um monte de gente te apontando o dedo, te condenando e te fazendo se sentir inadequada. Não, você não é inadequada, acredite nisso! Inadequado é quem te julga por ser quem você é, isso sim não tem justificativa.”

FAVORITOS DA SANDY: Inoar

Minha rotina capilar é simples. Uso o xampu e condicionador de óleo de argan da Inoar. Na verdade eu faço o procedimento normal: primeiro lavo, depois condiciono e enxáguo. Daí na hora de pentear, eu uso um pente de dentes médios e o condicionador como se fosse um leave-in. Vou separando por mechas, aplicando e penteando. Depois disso, eu seco com o difusor. Simples assim! A hidratação eu faço uma vez por semana numa cabeleireira perto da minha casa, e também é com óleo de argan, mas não sei a marca.”



ERIKA NASCH, 47 anos – carioca da gema, mas reside em Morungaba-SP

Blogueira do Clube do Cabelo e Cia. Também atua com Shiatsuterapia e Yoga. Além disso é Reikiana, estuda aromaterapia e produz sabões artesanais. 
Não segue a rotina Low Poo/No Poo

“O quanto mais pudermos nos livrar de colocar produtos sintéticos e químicos no nosso organismo, menos doenças teremos. Isso é fato. O sulfato do shampoo nem é uma das piores coisas, diante de tanta química cancerígena que está contida nos conservantes, corantes, aromatizantes, etc” 

FAVORITOS DA ERIKA: Herbia, Sal da Terra, Multivegetais…

Produtos orgânicos, como o da marca Herbia,
fazem a cabeça de Erika Nasch

“Eu priorizo o uso de produtos naturais e orgânicos por serem mais saudáveis. Eu não tenho produtos favoritos. Não gosto de rotular nada como sendo o melhor ou o pior, e também não tenho apego a produtos, Hoje eu uso um, amanhã uso outro. Gosto de experimentar coisas novas, e estou sempre variando. No momento tenho usado os produtos da Herbia, Sal da Terra, Multivegetal, mas a minha intenção é produzir meus próprios cosméticos.”





JULIANA FERREIRA, 25 anos – Belo Horizonte-MG
Advogada e blogueira
Segue a rotina Low Poo


“A vida me ensinou que ser negra é lindo e ter um cabelo ‘sarará’ é sensacional. Por tudo que meus ancestrais sofreram, eu tenho mesmo é que ter orgulho de cada traço, de cada cacho e da cor da minha pele.”

FAVORITOS DA JULIANA: Bioextratus, Johnson´s Cheirinho Prolongado e Yamasterol



“Descobri e aprendi o que era a rotina Low Poo/No Poo há  uns dois meses, no grupo No/low poo – iniciantes. Atualmente, tenho usado shampoo e condicionador da bioextratus (a linha pós progressiva), shampoo cheirinho prolongado da johnson’s baby e condicionador também da johnson´s para cabelos cacheados. Para pentear, eu não abro mão do yamasterol amarelo, que uso desde criança.”



OUTUBRO


GEORGIA PEDRO, 30 anos – São Paulo-SP
Jornalista e Blogueira
Não segue as rotinas Low Poo/No Poo

“Nada melhor que se sentir livre, poder lavar o cabelo sem se preocupar em ter que fazer escova, é demais! Infelizmente, o preconceito existe sim, mas o blackpower é mais forte que ele, força no black! Assumir o cabelo crespo não é só estética, é uma questão política e de atitude.”

FAVORITOS DA GEORGIA: Natu Hair e óleos vegetais


“Eu não sigo o low poo e nem o no poo, porque ainda não encontrei um creme de pentear, sem os derivados proibidos, que fique bom no meu cabelo. O creme que mais uso, mas que não serve pra essas duas técnicas, é o Natu Hair. Ele é um creme bem grosso e oleoso, e meu cabelo ama óleos. Já tentei usar cremes mais leves, mas não gosto do resultado. Tenho vários xampus sem sulfato, mas só uso quando não estou usando cremes com derivados de petróleo, silicones e parafina. Procuro sempre usar xampus que não ressequem o cabelo e lavo no máximo três vezes por semana. Gosto sempre de testar novos produtos, adorooo conhecer novos cremes. Como tenho bastante cabelo, priorizo os mais densos e oleosos. Amo também usar óleo de rícino e óleo de coco. Eu geralmente sigo o cronograma capilar, hidratando também, três vezes por semana.”


JOSI SANTOS, 28 anos – natural de Colorado-PR, mas mora em Paiçandu-P
Empresária do ramo de lingeries
Não segue as rotinas Low Poo/No Poo

“Antes, ficava o dia todo sem me olhar no espelho. Eu não me reparava. Agora eu olho no espelho todos os dias e me vejo, me vejo de verdade. Eu precisei mudar a minha ideologia para mudar a minha aparência. Na verdade, eu nunca achei que cabelos crespos fossem feios, mas eu acreditava que não era capaz de ter um cabelo bonito ou de me sentir bonita com esse tipo de cabelo, entende? “


FAVORITOS DA JOSI: Linha ProSeries Hidration, da Wella

“Uso xampu e condicionador Wella Proseries Hydration. Eu faço o cronograma capilar com máscaras da Niely Gold, Novex e Wella Pro Series. Finalizo com fitagem, e para isso gosto de cremes de pentear mais grossinhos, como o Wella Proseries Hydration e o Seda Cachos definidos e comportados.”





LELY ÁVILLA, 17 anos – Feira de Santana – BA

Estudante

Não segue as rotinas Low Poo/No Poo



“Ouço até hoje piadinhas em voz alta sobre o meu cabelo, e sinceramente, já cansei. Aprendi a não dar ouvidos ao que não me fará bem. O que me levou a autoaceitação foi constatar o óbvio: Não nasci de cabelo liso, portanto, eu tenho que aceitar e gostar de mim do jeito que eu sou. E assim foi feito!”







FAVORITOS DA LELY: Hair Fly, Nutri Hair e Óleos Vegetais

“Estou sempre trocando de produtos. Agora tô usando o xampu e condicionador de tutano da Hair Fly, um creme de hidratação à base de óleo de argan, que esqueci a marca, e um creme de pentear da Nutri Hair. Também adoro óleos vegetais.”





NOVEMBRO


DANIELLE KOLLER, 31 anos – São Paulo-SP
Estilista
Não segue as rotinas Low Poo/No Poo



“Aqui, cabelo liso é preferência nacional. Na Europa, as coisas são  diferentes.  Viajo muito a trabalho, e sempre vejo as europeias comprando de tudo para conseguir um cabelo com bastante volume. Saem na rua com cada penteado engraçado, e ninguém liga.” 




FAVORITOS DA DANIELLE: Kerastàse e Morocannoil



“Como viajo constantemente para a Europa e EUA, sempre invisto em bons produtos para hidratação. Dos EUA eu sempre volto carregada por pelo menos seis meses de uso. Digo isso, porque os produtos lá são muito baratos, e a qualidade é excepcional. Agora estou usando dois que comprei lá: um da Kerastàse e outro da Morocannoil.”

NIANDRA E STEPHANIE MELO, 29 e 3 anos – São Leopoldo-RS

Mãe e filha

Não seguem a rotina Low Poo/No Poo

“Cacheado, crespo, liso, tudo é cabelo! Quando está seco, ela sente dor pra pentear, então,  ela fica descabelada. Coloca uma tiara na cabeça e se sente o máximo. E essa é a genialidade de ser criança, que é a de poder ser livre, sem se encucar com pormenores.” 

FAVORITOS DA NIANDRA E STEPHANIE: Yamasterol  Argan e Óleos Vegetais


“Ainda não faço nenhum tratamento sofisticado pra cabelos crespos, (minha situação financeira não permite no momento) mas cuido do cabelo dela como cuido do meu. Enluvo durante o banho mesmo. Faço logo no início e deixo ela brincando na banheira. Aprendi a diluir o shampoo antes de aplicar, e depois de enxaguar, passo o creme. Alguma vezes, aplico óleo, mas misturo com yamasterol, e coloco algumas horas antes do banho. Uso nela um creme de arginina que não funcionou pra mim. Também faço a mistura com yamasterol de argan, pra deixar mais leve, e fica muito bom no cabelo dela. Finalizo com vinagre, e passo um leave-in da Elseve, ou o próprio yamasterol.  Em dias que vamos sair, uso yamasterol pra amassar, ou gel de linhaça, que eu mesma preparo. Eu diluo uma colher de linhaça em um pouco de água, e está pronto. Dura uns três dias na geladeira.”

AEVIN DUGAS, 36 anos – Nova Orleans – EUA

Detentora do título de maior Afro do Mundo



“Eu amo o movimento natural, mas principalmente o legado que ele deixou para as crianças, pois se conseguirmos chegar até elas antes dos relaxantes, elas não precisarão passar pela fase de transição e o big chop para atingir o natural, que geralmente são etapas difíceis.”



FAVORITOS DA AEVIN: Condicionadores de ação profunda

Condicionadores de ação profunda, como este da Aussie,
comuns nos Estados Unidos, fazem a cabeça da detentora
do título de maior afro do mundo
“Eu costumo adotar um estilo que o mantém protegido em 90% do meu tempo, mas aos finais de semana eu gosto de seguir o ‘look’ que me consagrou: o afro volumoso. Eu costumo usar apenas xampu e condicionador, e de vez em quando, um condicionador de ação profunda. Também tenho o hábito de trançá-lo na maior parte do tempo, ou fazer uns torcidinhos.”

PHILLS MONTEIRO, 23 anos – Rio de Janeiro-RJ
Suporte de Informática e Vlogueiro
Não segue as rotinas Low Poo/No Poo
“Tenho certeza que o movimento em prol dos cabelos naturais veio para ficar. Apesar de andar um tempo ‘fora de moda’ (não acredito nesse termo, pois eu acho que a moda quem faz é a gente, se você se sente bem do jeito que é/está, é isso que importa), agora creio que voltou pra ficar sim, pois as pessoas têm se mostrado menos preconceituosas em relação a tudo, embora o preconceito ainda exista, mas em proporção menor.”
FAVORITOS DO PHILLS: Capicilin, Seda e Niely

“Aprendi a cuidar do cabelo nos grupos mesmo, assistindo vídeos no youtube. No momento, eu tenho usado o  GGelatina, da Capicilin e condicionador Seda Cocriações para cabelos crespos sem química, como creme de pentear. Para lavar, eu uso o xampu da Niely de queratina com monovin A (xampu bomba). E não, não sou adepto da rotina no/low poo, porém, tenho vontade de testar!”

VALÉRIA BORGES DE MATOS, 24 anos – Brasília-DF

Estudante de Comunicação Social

Não segue as rotinas Low Poo/No Poo

“Através dos depoimentos, pude perceber que muitas mulheres até a fase adulta não conheciam de verdade a textura dos próprios cabelos, pois desde cedo foram instruídas a ‘domar’ os fios como se eles fossem um problema a ser resolvido. Muitas vezes passando por processos de alisamento desconfortáveis e prejudiciais a saúde.”

FAVORITOS DA VALÉRIA: “Os que estão no banheiro”

O xampu da Elsève faz parte da rotina capilar de Valéria
porque é o eleito de sua mãe e fica no banheiro

“Eu amo muito meu cabelo natural. Ele continua sendo uma preocupação pra mim porque eu não o trato tão bem como ele merece. Eu uso os produtos que estão no banheiro de casa, que os meu familiares compram. Tem o Elsève 5, da minha mãe e o Clear, anticaspa do meu pai. (heheheheh) Não sou muito cuidadosa e vaidosa não. Acho que meu cabelo gosta de liberdade mesmo.”

DEZEMBRO

JAY RODRIGUES, 23 anos – Matina-BA

Estudante de enfermagem, blogueira e aspirante a maquiadora
Segue a rotina Low Poo
“De todas as coisas que eu já fiz na vida, sem dúvidas, assumir meu cabelo foi uma das melhores. Eu não assumi apenas um cabelo cacheado, eu me desprendi de todos os preconceitos, principalmente os que eu tinha sobre mim mesma, e isso é o mais difícil, quebrar os nossos próprios paradigmas, aprender a nos ver sem rótulos, gostar do que vemos, valorizar as coisas boas que temos.”

FAVORITOS DA JAY: Pantene, Yamasterol e Kanechon

“Duas técnicas que aprendi e não abro mão é o cronograma capilar e a técnica de Low Poo.  Meu cabelo definitivamente é outro depois dessas técnicas. Por isso tenho muitos produtos, e todos são produtos de farmácia, pois quando decidi recuperar meu cabelo, optei por artigos fáceis de se encontrar, baratos, e receitas caseiras, que adoro. As pessoas, geralmente, acreditam que só produtos caros dão resultados, quando na verdade nem sempre é  isso o que ocorre. Até o momento, estou adorando os resultados. Os produtos que mais uso são os da Pantene, Kanechon, Bioextratos e L´oreal. Os que eu mais gosto e recomendo são os da Amend e da Surya. Para fazer a fitagem, os meus três favoritos  são o Yamasterol, o creme de pentear da Kanechon- manteiga de Karité, e o creme de pentear da Pantene  cachos definidos (meu favorito do momento).”



GABRIELA CABREIRA, 26 anos-Joinville-SC
Estagiária de Direito
Não segue as rotinas Low Poo/No Poo
“Sem dúvida o preconceito contra os cabelos crespos está diretamente ligado ao preconceito racial. Posso sentir os olhares de reprovação, que muitas vezes parecem querer dizer: “Além de eu ter que te aceitar aqui, em meu meio, vou ter que aturar esse cabelo também?” Então eu penso: é isso aí, vai ter que aceitar. Eu não vou alisar o meu cabelo pra agradar você. “

FAVORITOS DA GABRIELA: Ekos Cacau, da Nautura; Elsève e Capicilim

“Eu amo a  Ekos Cacau, da Natura. Não dispenso nenhum dos produtos. A máscara dessa linha é para nutrição. Minha hidratação favorita é a da linha para Cachos da Elsève. Outros produtinhos que não abro mão são o Relaxante Natural da Capicilim e o óleo de Ojon.”

BRUNA CAIXEIRO, 21 anos – Nova Iguaçu-RJ

Estudante de Design de Moda e blogueira

Não segue as rotinas Low Poo/No Poo

“Eu amo meu cabelo, cuido dele com muito prazer e não trato como uma obrigação. Me sinto realizada. Minha vontade é de voltar no tempo e ter feito o BC bem antes, pois já sofri muito por causa disso.”

FAVORITOS DA BRUNA: Capicilim e Lola Cosmetics

“Eu faço fitagem e uso muitos produtos de diversas marcas. Eu não faço low poo/no poo, pois como tenho um blog, estou sempre testando novos produtos, e a rotina diminuiria muito as opções que temos no mercado brasileiro. Gosto bastante das marcas: Capicilin e Lola.”

E você, quais são os seus favoritos? Segue as rotinas Low Poo/ No Poo? Envie sua história com foto para preciosasbobagens@gmail.com, e ela será publicada no Espaço do Leitor ou pode virar uma entrevista.

  1. Muito interessante todas as dicas das leitoras, eu descobri uma linha fantástica! A Precisous Oil Tradition da Alfaparf, um sistema disciplinante com efeito anti-crespo e proteção anti-umidade para cabelos sempre “sob controle”.
    Linha à base de ÓLEOS e sem SULFATOS, PARABENOS, PARAFINAS, CORANTES ARTIFICIAIS, ALERGENOS.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook