Esse creminho da Yamá, que tem zilhões de anos de
existência, é isento de silicones e super baratinho.
Pode ser usado como condicionador, leave-in e para co-wash
Mesmo para as cacheadas e crespas que não seguem as rotinas Low Poo/ No Poo, cremes finalizadores são essenciais e geralmente não faltam na prateleira do banheiro. A maioria é feita justamente para permanecer nos fios, ou seja, não precisa enxaguar.
No meu caso, como uso condicionadores sem silicones e derivados de petróleo, estes mesmos podem ser usados como leave-ins. Então, ao invés de eu usar um condicionador e um leave-in, eu uso um produto só, e com isso, economizo tempo e dinheiro. Quem disse que cacheadas e crespas tem que gastar horrores com o cabelo???? Só se for os tubos, porque produto eu gasto mesmo, sem dó!
Mas para quem acha que é só colocar os produtos nas mãos, espalhar e colocar direto em toda cabeleira e sair, eu adianto que não é bem por aí. Isso porque tem sempre aquela partezinha que fica de fora, e é justamente essa mechinha que vai ouriçar e te irritar ao longo do dia.
Como eu faço:
Após lavar o cabelo com um xampu com um agente de limpeza suave, eu enxáguo bem os fios e desligo o chuveiro. Daí eu pego meu super condicionador sem silicones e derivados de petróleo ( para não deixar o cabelo pesado), uma presilha do tipo clipes, costumo usar um desses enormes:

Eu jogo minha cabeça molhada para baixo, como se estivesse olhando para os joelhos, e separo, inicialmente, apenas uma mecha no topo da cabeça. Como tenho pouco cabelo, geralmente, separo o cabelo em três partes, que começa da frente, para trás.
Com a primeira mecha separada, e o restante do cabelo preso para trás com o super clipes, eu coloco uma quantia equivalente a umas três ou quatro moedas de um real na palma da mão ( se o seu pedir mais, não negue), esfrego uma mão na outra e vou fitando a mecha. Ou seja, vou desembaraçando com os dedos, criando ‘fitas’, enquanto aplico o produto. Vou aplicando e fitando até sentir que toda a mecha está nutrida.

A técnica da fitagem também pode ser feita com a cabeça na posição normal. Eu prefiro jogar para baixo porque ajuda a descolar os fios da raíz e deixar o cabelo mais volumoso.

Cada tipo de cabelo pede uma quantidade de creme, você saberá se seu cabelo precisa de mais ou menos, quando sentir ao toque que a mecha ainda está um pouco áspera. Quanto toda a mecha estiver nutrida, você pega um outro pedaço e prenda para trás a outra que sobrou. Faça a mesma coisa, mas agora fitando as duas partes juntas: a que você soltou, com a que você já fitou. A sequência é a mesma: mais produto, mais fitagem. No restante também. Você vai agregando a fitagem, até finalizá-la no cabelo todo.
Após a fitagem, eu dou uma amassadinha nos fios besuntados de creme ( ainda com a cabeça pra baixo), pego uma toalha descartável ( também pode ser papel toalha de cozinha ou camiseta velha), e amasso, apertando bem os cachos, para tirar o excesso de umidade. Volto a cabeça, jogando para a posição normal, e pronto! ( Prometo em breve providenciar um vídeo sobre essa minha rotina).
Quanto tempo eu perco com isso? Acho que menos de cinco minutos. Quanto tempo eu perdia para arrumar meu cabelo progressivado? Uns trinta minutos. Qual me dava mais trabalho?
E você? Qual é a sua rotina? Compartilhe aqui os seus segredos: preciosasbobagens@gmail.com.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook