Bruna Caixeiro em foto atual: cachinhos crescidos e
acobreados
Quando parei de fazer progressiva, comecei uma peregrinação incessante em busca dos melhores tratamentos e cuidados para o meu cabelo natural. Decidi que, definitivamente, eu teria que aprender a cuidar dele e acabar de uma vez por todas com o flagelo pelo qual eu me submetia. E em uma dessas minhas ‘andanças’ em busca dos tratamentos perfeitos, me deparei com o blog da Bruna e tive a oportunidade de assistir alguns de seus vídeos sobre a sua transição e big chop. Nessa época, eu nem imaginava o que eram essas nomes. Me apaixonei pelos cachinhos dela enquanto redescobria os meus, e aprendi também vários truques. Achei muito motivador o vídeo de sua transformação capilar e o trabalho que desenvolvia, ajudando outras pessoas em busca da verdadeira identidade. O incentivo de Bruna, assim como de outras meninas, além da minha experiência de vida e redescoberta do cabelo real me levaram a um rumo parecido. Recentemente, nossas histórias se cruzaram e tive a oportunidade de fazer essa entrevista com ela, que merece o devido destaque, e principalmente, respeito e admiração pela sua trajetória. Com apenas 21 anos, Bruna é estudante de design de moda e natural de Nova Iguaçu-RJ, cidade aonde mora. Sua vocação para a moda transparece em seu estilo próprio, que ressalta sua força e determinação sem abrir mão do romantismo. Seus cachinhos, obviamente, ajudam a emoldurar tudo isso. Alguém discorda?
Bruna Caixeiro: Da transição ao big chop, com muita determinação
Sabrinah Giampá-  Embora conheça seu blog há algum tempo, sei que a sua transição foi recente. Seu blog surgiu por causa dessa mudança? 
Bruna Caixeiro: Criei meu blog para compartilhar minhas Nail Arts, que antes apenas postava no meu Flickr, e depois resolvi ensinar como eu fazia, pois muita gente gostava. Fiquei postando sobre Nail Arts durante uns três meses, logo em seguida comecei a minha transição e foquei nos cachos.

Na primeira foto, Bruna, que estava em transição, usava e abusava das texturizações para conseguir algumas ondulações. Após um ano, os cachinhos dão o ar da graça apenas com cinco minutos de fitagem

Sabrinah Giampá – O que te levou a voltar ao cabelo natural?  


Bruna Caixeiro: Eu estava insatisfeita com o resultado das escovas sem formol que fazia, ele não ficava liso, e sim com ondulações. E depois de ter pensado bastante, resolvi voltar a ter meu cabelo natural. Eu usei relaxamento por quase 10  anos, seguido por escova com formol, e no final, escovas sem formol, que pouco faziam efeito no meu cabelo.

Durante a infância, Bruna esbanjava fofura com seus cachinhos,
que acabaram se tornando um pesadelo durante a adolescência

“Minha família sempre me apoiou durante a transição e me presenteiam até hoje com produtinhos. Mas minha mãe alisou meu cabelo quando eu era bem nova e sempre me incentivou a mantê-lo liso. Agora com ele natural, até ela resolveu  voltar com os cachos e parar com a química.”



Sabrinah Giampá- Como foi a reação das pessoas quando voltou ao cabelo natural ? Sentiu algum tipo de preconceito? Já passou por algum tipo de preconceito em relação a cabelo em sua vida?
Bruna Caixeiro: As pessoas me elogiaram muito e me incentivaram. Não cheguei a sofrer preconceito, mas quando eu não o aceitava, já sofri. Acredito que isso acontece porque as pessoas costumam usar seu ponto fraco para te fazer sofrer. Posso dizer que antigamente meu cabelo era meu ponto fraco e hoje é uma das minhas qualidades, então todos sabem que não adianta falar do meu cabelo porque não vou ficar triste.

Bruna no seu pós-big chop:
cachinhos ainda tímidos


“Eu fiz meu big chop com três meses de transição. Minha transição foi nas férias, foi bem tranquila. Mensalmente eu fazia um corte. Já no terceiro mês, resolvi cortar tudo de uma vez. Mas durante esse período eu viajei, saí com cabelo solto (fazia algumas texturizações), não usei chapinha e nem babyliss.”





Sabrinah Giampá- Você vivenciou a fase de transição e big Chop. Como foi a sua transição? Geralmente é uma fase bem difícil, não? 
Bruna Caixeiro: Eu fiz meu big chop com três meses de transição. Minha transição foi nas férias, foi bem tranquila. Mensalmente eu fazia um corte. Já no terceiro mês, resolvi cortar tudo de uma vez. Mas durante esse período eu viajei, saí com cabelo solto (fazia algumas texturizações), não usei chapinha e nem babyliss.

Assim como todas as pessoas que passam pela transição,
Bruna teve que aprender na marra a lidar com as duas texturas de cabelo

“Para mim, o cabelo com progressiva dá mais trabalho, sem contar que é horrível ficar horas no salão fazendo escova. Durante a minha transição, eu  fazia fitagem de uma hora para conseguir leves ondulações e nem sonhava com day after (dia seguinte). Com o cabelo natural , eu levo cinco minutos e o cabelo se desenvolve bem mais.”


Sabrinah Giampá- Durante a infância, como era a sua relação com o seu cabelo? 

Bruna Caixeiro: Eu não gostava do meu cabelo. Meu sonho era ter cabelo liso natural, pois todas as minhas primas tinham cabelo liso e eu era a única que tinha cabelo crespo.

Sabrinah Giampá – Como era e como é atualmente a relação da sua família com o seu cabelo?

Bruna Caixeiro: Minha família sempre me apoiou durante a transição e  me presenteiam  até hoje com produtinhos. Mas  minha mãe alisou meu cabelo quando eu era bem nova e sempre me incentivou a mantê-lo liso. Agora com ele natural, até ela resolveu  voltar com os cachos e parar com a química.

Bruna com o namorado no pós-big chop: o apoio veio só depois

“Eu falava pro meu namorado que queria voltar a ter o cabelo natural, ele dizia que preferia liso e loiro. Mas, penso que a gente tem que fazer o que se sente bem. Eu queria ter meus cachos de volta, então resolvi fazer o BC. Ele se acostumou bem rápido e hoje adora meu cabelo.”


Sabrinah Giampá – E o seu namorado, como reagiu em relação a esta mudança? Se sentiu apoiada?

Bruna Caixeiro: Eu falava pro meu namorado que queria voltar a ter o cabelo natural, ele dizia que preferia liso e loiro. Mas, penso que a gente tem que fazer o que se sente bem. Eu queria ter meus cachos de volta, então resolvi fazer o BC. Ele se acostumou bem rápido e hoje adora meu cabelo.
Sabrinah Giampá – Como é hoje a sua relação com o seu cabelo? Sente que aceita a si mesma?  
Bruna Caixeiro: Eu amo meu cabelo, cuido dele com muito prazer e não trato como uma obrigação. Me sinto realizada. Minha vontade é de voltar no tempo e ter feito o BC bem antes, pois já sofri muito por causa disso.

Bruna e seus cachinhos recuperados: uma história de amor


“Eu amo meu cabelo, cuido dele com muito prazer e não trato como uma obrigação. Me sinto realizada. Minha vontade é de voltar no tempo e ter feito o BC bem antes, pois já sofri muito por causa disso.”






Sabrinah Giampá –  Sua mudança foi mais externa ou interna? Comente sobre isso?
Bruna Caixeiro: Ambas. Antes eu não tinha autoestima em relação ao meu cabelo, pra mim era um defeito. Sempre tive vergonha de ver a raiz crespa crescendo. Já deixei de sair e também chorei muito por causa dele. Hoje, eu me sinto muito bem. Minha visão mudou. Valorizo minhas raízes, e de uma maneira geral, me tornei uma pessoa bem melhor.
Sabrinah Giampá- Você acha que existe uma ditadura do cabelo longo e liso? Acredita que ainda ha poucas referências de crespos bonitos para as crianças se espelharem?  
Bruna Caixeiro: Sim, a mídia só trabalha com atrizes e modelos neste padrão de beleza. Há poucas referências de negros e crespos na mídia, parece que a gente não existe, e quando aparece um, eles resolvem cortar o black.

Já familiarizada com os cachos, Bruna hoje
já inventa penteados estilosos


“Eu faço fitagem e uso muitos produtos de diversas marcas. Eu não faço low poo/no poo, pois como tenho um blog, estou sempre testando novos produtos, e a rotina diminuiria muito as opções que temos no mercado brasileiro.”





Sabrinah Giampá –  Como você estiliza seu cabelo? Que produtos usa? É adepta das rotinas low poo/no poo? Conhece? 
Bruna Caixeiro: Eu faço fitagem e uso muitos produtos de diversas marcas. Eu não faço low poo/no poo, pois como tenho um blog, estou sempre testando novos produtos, e a rotina diminuiria muito as opções que temos no mercado brasileiro. Gosto bastante das marcas: Capicilin e Lola.

A marca Lola é uma das preferidas da Bruna

Sabrinah Giampá – Quanto tempo leva para estilizar seu cabelo? Acha que dá trabalho? Como aprendeu a cuidar dos seus cachinhos?
Bruna Caixeiro: Eu levo de três a cinco minutos, é bem rápido e não me dá trabalho. Eu aprendi pesquisando e testando métodos e produtos. Não tenho trabalho com meu cabelo natural, para mim, o cabelo com progressiva dá mais trabalho, sem contar que é horrível ficar horas no salão fazendo escova. Durante a minha transição, eu  fazia fitagem de uma hora para conseguir leves ondulações e nem sonhava com day after ( dia seguinte). Com o cabelo natural , eu levo cinco minutos e o cabelo se desenvolve bem mais.

Bruna com um de seus penteados favoritos

“Meu recado é não ligar para críticas e pensar na transição como algo passageiro, e o big chop como a solução para seus problemas (hahahaha). Mas acima de tudo: ame-se. Não fique triste por não ter o cabelo parecido com alguma celebridade, pois todo cabelo é lindo, só basta cuidar dele.”





Sabrinah Giampá – Costuma fazer algum penteado? 
  
Bruna Caixeiro: Costumo fazer rabo de cavalo e prender ele na lateral.
Sabrinah Giampá – Qual o recado que você deixaria para outras meninas que tem uma história parecida com a sua, mas que não conseguem se aceitar devido ao preconceito?
Bruna Caixeiro: Meu recado é não ligar para críticas e pensar na transição como algo passageiro, e o big chop como a solução para seus problemas (hahahaha). Mas acima de tudo: ame-se.Não fique triste por não ter o cabelo parecido com alguma celebridade, pois todo cabelo é lindo, só basta cuidar dele. Faça o big chop quando se sentir segura, pois não é toda mulher que consegue usar o cabelo mega curtinho e cada um tem seu tempo. Largue definitivamente a chapinha, pois usá-la na transição pode danificar os cachos. Ao invés disso, invista nas texturizações, tem muitos tutorias legais no Youtube. E acredite: passa rápido e quando você se der conta, seu cabelo vai estar enorme.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook