Conheci Phills Monteiro durante as minhas navegações pela web. As vlogueiras Bella Silva e Wera Souza já haviam comentado sobre ele, mas me ‘apaixonei’ quando assisti seus vídeos no youtube. Tão simples e de uma iniciativa tão estupenda, afinal, quantos homens existem nessa cybergaláxia ensinando a cuidar dos cabelos crespos? Ainda mais no Brasil, onde lidamos com o machismo diariamente, seja ele oriundo de homens ou de mulheres. Confesso que nesse último caso acho ainda mais repulsivo, mas enfim, minha curiosidade me atiçou em descobrir quem era esse homem que dava a cara a tapa para todos os tipos de preconceitos sociais: o étnico (relacionado aos cabelos crespos) e àquele machista que questiona a sexualidade daqueles que assumem qualquer tipo de vaidade e cuidado pessoal. Fico impressionada que comportamentos assim ainda sejam predominantes em pleno século XXI, mas por outro lado, fico imensamente feliz em perceber que existem homens como o Phills, que estão quebrando essa barreira. E o melhor de tudo: ele faz isso para ajudar outros homens, que assim como ele, também passaram por um histórico de químicas ( Siiiiim, os homens também fazem progressivas!!!), conseguiram se libertar e estão em busca de tratamentos para manter os cachos bonitos. Espero que gostem da entrevista!

Sabrinah Giampá- Há quanto tempo usa seu cabelo natural? Já usou alguma química? 
Phills Monteiro – Uso meu cabelo natural há mais ou menos 1 ano e 3 meses, confesso que não marquei o tempo certo (rs). Já usei guanidina e fazia progressiva, para deixá-lo ‘arrepiado’. 
Phills, na época em que usava o cabelo liso.
Rotina de progressivas para manter o cabelo ‘arrepiado’
Sabrinah Giampá – Por que decidiu voltar ao cabelo natural?

Phills Monteiro – Eu decidi voltar ao cabelo natural, pois fui me inspirando nas fotos que via na internet, em grupos, pois quando passei a admirar mesmo o cabelo black, minha intenção era fazer dreads. Daí comecei a usar dread de lã e deixei crescer até chegar ao ponto em que eu pudesse cortar a química que já tinha no cabelo e deixá-lo black.
Sabrinah Giampá – Como aprendeu a cuidar do seu cabelo natural? Que produtos usa atualmente? É adepto da rotina low poo/no poo? 

Phills Monteiro – Aprendi a cuidar do cabelo nos grupos mesmo, assistindo vídeos no youtube. No momento, eu tenho usado o  GGelatina, da Capicilin e condicionador Seda Co-Criações para cabelos crespos sem química, como creme de pentear. Para lavar, eu uso o xampu da Niely de queratina com monovin A (xampu bomba). E não, não sou adepto da rotina no/low poo, porém, tenho vontade de testar!

“Eu decidi voltar ao cabelo natural, pois fui me inspirando nas fotos que via na internet, em grupos, pois quando passei a admirar mesmo o cabelo black, minha intenção era fazer dreads. Daí comecei a usar dread de lã e deixei crescer até chegar ao ponto em que eu pudesse cortar a química que já tinha no cabelo e deixá-lo black.”

Sabrinah Giampá – Sim, você precisa testar e depois mostrar os resultados no vlogger! Mas pelo que percebi, você usa produtos populares para cuidar dos crespos, e por isso, imagino que assim como eu, você também acredite que não é preciso gastar rios de dinheiro

Phills Monteiro – Com certeza, isso é um mito, até porque eu sou mega a favor dos produtos naturais! Por exemplo, uso maionese como creme de tratamento e o cabelo fica incrível!!
Sabrinah Giampá – Além da maionese, você usa outro produto caseiro/natural para cuidar dos fios?
Phills Monteiro – Gosto de usar azeite extravirgem para a umectação.

Sabrinah Giampá – Como você faz a umectação?
Phills Monteiro – Um dia antes de lavar, a noite, antes de dormir, passo por todo o cabelo. Ponho um pano e vou dormir. No dia seguinte, eu lavo com xampu, faço hidratação com maionese e depois condiciono. Ah, e depois do condicionador eu finalizo como de costume. Veja aqui como Phills estiliza seu cabelo!

‘Back to Black’

“Nunca sofri preconceito em relação ao meu cabelo. Mas percebo que o padrão de cabelo imposto pela mídia é o cabelo liso: ‘cabelo liso que é cabelo bom’. Entretanto, sinto que isso tá acabando, tanto é que, hoje em dia, conseguimos ver mais cabelos ‘black’ nas ruas, coisa que há um tempo atrás era mais difícil de acontecer. Até a própria mídia tem sido obrigada a ceder, e já conseguimos perceber o cabelo crespo tomando o seu lugar e mostrando que não existe essa história de cabelo ruim. Pelo contrário, todo cabelo bem cuidado é bom, independente de ser cabelo crespo ou liso.”



Sabrinah Giampá – Como é a sua relação com seu cabelo? Como foi voltar ao natural? 

Phills Monteiro – Olha, voltar ao natural foi uma libertação pra mim, e acho que para todos, ou pelo menos a maioria, que voltou a ter o cabelo natural, livre de química.
Sabrinah Giampá – A reação das pessoas foi positiva? Já passou por algum tipo de preconceito por causa do cabelo? 

Phills Monteiro – Sim, por enquanto, a reação das pessoas foi positiva, e espero que seja sempre assim. Nunca sofri preconceito em relação ao meu cabelo (não que eu tenha visto/ouvido rsrs). Mas percebo que o padrão de cabelo imposto pela mídia é o cabelo liso: ‘cabelo liso que é cabelo “bom”‘. Entretanto, sinto que isso tá acabando, tanto é que, hoje em dia, conseguimos ver mais cabelos ‘black’ nas ruas, coisa que há um tempo atrás era mais difícil de acontecer. Até a própria mídia tem sido obrigada a ceder, e já conseguimos perceber o cabelo crespo tomando o seu lugar e mostrando que não existe essa história de cabelo ruim. Pelo contrário, todo cabelo bem cuidado é bom, independente de ser cabelo crespo ou liso.


Philips e seu crespo natural:

“As pessoas, em geral, gostam bastante, elogiam e tudo mais. Quem não gosta de ser elogiado, não é verdade? ” 




Sabrinah Giampá – Recebe elogios por causa do cabelo? Como lida com isso?
Phills Monteiro – As pessoas, em geral, gostam bastante, elogiam e tudo mais. Quem não gosta de ser elogiado, não é verdade? rsrs!
Sabrinah Giampá – Como surgiu a ideia do grupo no facebook e do canal do YouTube? Qual surgiu primeiro? 
Phills Monteiro – O Identidade Crespa, no facebook, foi uma ideia minha, com a Neia Santos, Simone Miranda e Josy Anne, quando participávamos de um outro grupo, onde aconteceu um desentendimento que me fez sair de lá, mas isso deixamos pra lá, pode ser? rsrs. A primeira ideia foi a do grupo, junto com as meninas, e depois veio a do canal no YouTube, pois eu sempre buscava vídeos de cabelos crespos, mas não encontrava homens mostrando os seus cuidados. Se vi uns dois ou três vídeos foi muito. Daí tive a ideia de fazer o canal e mostrar como cuido do meu. Faz tempo que eu não publico nenhum outro vídeo, mas é por falta de agenda e tudo mais, mas prometo que em breve o canal estará de volta! 

Phills com Twists


Foi uma surpresa a quantidade de visualizações, não esperava tantos acessos, acreditava que ficaria ali só entre as pessoas do grupo mesmo. Acho até engraçado, às vezes, quando estou na Lapa ou em outro lugar, vem gente falar comigo: “Ei, você não é o Phills? Vi seu vídeo no YouTube!” – é engraçado e ao mesmo tempo legal, as pessoas me  reconhecerem assim.”




Sabrinah Giampá – Qual o impacto disso tudo? Esperava tantos acessos? Como lida com isso?

Phills Monteiro – Olha, foi uma surpresa a quantidade de visualizações, não esperava tantos acessos, acreditava que ficaria ali só entre as pessoas do grupo mesmo. Mas tem muita gente que me adiciona pedindo dicas e tudo mais, até mesmo o grupo cresceu bastante depois dos vídeos. Acho até engraçado, às vezes, quando estou na Lapa ou em outro lugar, vem gente falar comigo: “Ei, você não é o Phills? Vi seu vídeo no YouTube!” – é engraçado e ao mesmo tempo legal, as pessoas me  reconhecerem assim. 
Sabrinah Giampá – Acredita que numa sociedade machista como a nossa, os homens também buscam na internet receitas caseiras e formas de estilizar os cabelos?
Phills Monteiro- Com certeza buscam! Mas muitos têm medo de se expor,  medo de sofrer algum preconceito com isso.

Phils com tranças nagô


“Então, ainda não sofri preconceito e espero que nunca sofra, rs! Acho que quem pensa dessa forma expressa uma vontade reprimida de ser igual. A crítica vem pelo fato de não ter coragem de agir assim. Eu recebo muito apoio pelos vídeos. Muitas pessoas já me adicionaram pedindo ajuda (tanto homens, como mulheres), dizendo que acharam bacana e tudo mais. É bem legal isso!”





Sabrinah Giampá – Infelizmente, no Brasil, existem muitos homens machistas, e para nosso azar, mulheres também! Sofreu algum preconceito por expor seus cuidados com os cabelos na internet? O que acha desses homens que pensam dessa forma? Por outro lado, recebe apoio da parcela masculina que não é machista? E as mulheres, como reagem?
Phills Monteiro – Então, ainda não sofri preconceito e espero que nunca sofra, rs! Acho que quem pensa dessa forma expressa uma vontade reprimida de ser igual. A crítica vem pelo fato de não ter coragem de agir assim. Eu recebo muito apoio pelos vídeos. Muitas pessoas já me adicionaram pedindo ajuda (tanto homens, como mulheres), dizendo que acharam bacana e tudo mais. É bem legal isso!

“Tenho certeza que o movimento em prol dos cabelos naturais veio para ficar. Apesar de andar um tempo ‘fora de moda’ (não acredito nesse termo, pois eu acho que a moda quem faz é a gente, se você se sente bem do jeito que é/está, é isso que importa), agora creio que voltou pra ficar sim, pois as pessoas têm se mostrado menos preconceituosas em relação a tudo, embora o preconceito ainda exista, mas em proporção menor.”



Sabrinah Giampá –  Acredita que o movimento em prol dos fios naturais veio para ficar? 

Phills Monteiro – Tenho certeza que sim! Apesar de andar um tempo ‘fora de moda’ (não acredito nesse termo, pois eu acho que a moda quem faz é a gente, se você se sente bem do jeito que é/está, é isso que importa), agora creio que voltou pra ficar sim, pois as pessoas têm se mostrado menos preconceituosas em relação a tudo, embora o preconceito ainda exista, mas em proporção menor.

O ‘look’ afro de Phills, sempre com muito estilo!

Gostou da entrevista? Quer ler mais? Clique aqui.
Tem uma história bacana de superação para compartilhar? 
Escreva pra mim: preciosasbobagens@gmail.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook