Aevin Dugas, detentora do título de maior cabelo afro do mundo

Foi apenas em 2011, que o Guiness Book, o livro dos recordes, introduziu pela primeira vez a categoria de maior cabelo afro do mundo.  Este foi um grande marco para a comunidade do cabelo natural, Naturally Curly, que teve a oportunidade de conhecer Aevin Dugas, natural de Nova Orleans, detentora do título de maior Afro do mundo. Ela foi convidada pela maior comunidade/portal americano em prol do cabelo natural para falar sobre seus cuidados com o cabelo, e claro, sua trajetória de vida. Dois anos se passaram e Aevin se mantém intacta em sua posição, e ainda diz que seu cabelo está bem maior de quando ganhou o título pela primeira vez.

Dugas é adepta do cabelo natural muito antes do Naturally Curly obter notoriedade. Ela aprendeu sozinha a cuidar dos seus cabelos, inventou formas personalizadas de estilização, e principalmente, aprendeu a lidar com as reações preconceituosas da sociedade como um todo. Nos últimos 14 anos, Aevin tem desafiado a sociedade com seu cabelo natural, o que faz dela não apenas a detentora do recorde mundial, mas uma guru do cabelo afro e de si mesma.
Para o Naturally Curly, Aevin contou numa entrevista sobre como o título mudou a vida dela, de como continua cuidado do seu crespo e movendo uma legião de mulheres, que se inspiraram em sua história e beleza natural para abdicarem das químicas e se aceitarem por inteiro.
O recorde
Naturally Curly – Como tem sido a sua vida desde que foi nomeada pelo Guinness como detentora do recorde mundial para o maior afro do mundo ?
Aevin Dugas – Minha vida tem sido quase a mesma, só que agora é uma questão de ser natural em uma escala maior, porque eu conheci mais pessoas, dei mais entrevistas e comecei a viajar por causa do meu cabelo natural. Então, eu acho que a minha vida mudou um pouco de como ela costumava ser.
Naturally Curly- E dentro dessas mudanças, que acontecimentos foram mais positivos pra você?
Aevin Dugas – Eu acho que um dos destaques é atender as meninas que dizem que querem deixar o cabelo crescer como o meu.  Eu amo o movimento natural, mas principalmente o legado que ele deixou para as crianças, pois se conseguirmos chegar até elas antes dos relaxantes, elas não precisarão passar pela fase de transição e o big chop para atingir o natural, que geralmente são etapas difíceis.
Naturally Curly – Há cerca de 14 anos você usa o seu cabelo natural. Como tem percebido as atitudes em relação as suas mudanças capilares ao longo desse período?
Aevin Dugas- Definitivamente, a atitude mudou muito! Quando eu saí na rua pela primeira vez com meu cabelo natural, recebi olhares estranhos e comentários rudes, mas agora as pessoas demonstram empatia e parecem amar o meu cabelo. Sempre me fazem perguntas e parecem aceitá-lo muito bem. Isso realmente me faz muito feliz!
O Afro
Naturally Curly – Que tipo de cabelo você diria que você tem ?
Aevin Dugas – Acho que ele está mais próximo do 4C ! Mas isso depende do clima e também da parte do cabelo.
“Não é a coisa mais confortável ser abordada o tempo todo por pessoas querendo tocar no meu cabelo. Por outro lado, entendo que estão curiosas, porque muitas de nós escondemos por muito tempo a nossa verdadeira textura.  Então, é claro que eles querem saber qual é a sensação. As perguntas variam entre: É pesado? É macio? (esse me mata), mas no final das contas , é você que decide se vai permitir ou não um estranho tocar na sua cabeça.”

Naturally Curly – Como o seu cabelo está agora?
Aevin Dugas- Meu cabelo está comprido, mas eu não costumo maximizar o seu volume diariamente, porque quanto maior ele fica, mais e mais pessoas me abordam na rua. Eu gosto de usá-lo bem afro quando estou me sentindo vibrante, porque assim não me incomodo com o assédio.
Naturally Curly – Como você faz para manter seu cabelo saudável?
Aevin Dugas – Eu costumo adotar um estilo que o mantém protegido em 90% do meu tempo, mas aos finais de semana eu gosto de seguir o ‘look’ que me consagrou: o afro volumoso. Eu costumo usar apenas xampu e condicionador, e de vez em quando, um condicionador de ação profunda. Também tenho o hábito de trançá-lo na maior parte do tempo, ou fazer uns torcidinhos.
Naturally Curly – Quais são seus penteados favoritos?
Aevin Dugas – O meu favorito é o coque alto, no estilo ‘puf’. Recentemente, eu tentei o coque no estilo da Nicole Melton e me apaixonei. Ah, eu adoro aquelas tranças francesas e também usá-lo com twists.  
Naturally Curly – Quanto tempo você leva para arrumar o seu cabelo nesses estilos ?
Aevin Dugas – Eu diria que uma hora é o máximo de tempo que já levei para estilizar.  Agora, o tempo de secagem é algo totalmente diferente!
Nicole Melton e o famoso coque
que Aevin adora usar no dia a dia

A Comunidade do Cabelo Natural
Naturally Curly – Em 2011, você disse que não se importava com as pessoas que queriam tocar no seu cabelo. Nos últimos dois anos, isso se tornou um assunto polêmico, porque algumas mulheres se queixam  que as pessoas as têm tratado como animais em um zoológico. Você continua não se importando que isso aconteça?
Aevin Dugas – Realmente, este é um assunto polêmico. Mesmo naquela época, eu estava tentando ser legal, mas, honestamente , não é a coisa mais confortável do mundo ser abordada o tempo todo por pessoas querendo tocar no meu cabelo. Ainda mais quando você não sabe se elas têm as mãos limpas. Confesso que é um pouco estranho. Por outro lado, entendo que as pessoas estão curiosas, porque muitas de nós escondemos por muito tempo a nossa verdadeira textura.  Então, é claro que eles querem saber qual é a sensação. As perguntas variam entre: É pesado? É macio? (esse me mata ), mas no final das contas , é você que decide se vai permitir ou não um estranho tocar na sua cabeça. Às vezes, eu deixo passar. Em outras, eu não me sinto pronta para isso. 
  
Naturally Curly – Quem você mais admira nessa grande comunidade de cabelos naturais, que existe agora? 
Aevin Dugas – Honestamente, eu não costumo reparar em ninguém, até porque, quando eu assumi meu cabelo natural, não havia todos esses blogueiros, vlogueiros, gurus , etc. A maioria das pessoas que são muito populares na comunidade natural são novatos, ainda nem chegaram aos sete anos de fios assumidos. Por isso, minha referência de cabelo afro é a minha mãe, mas tenho grande respeito pelos blogueiros, vlogueiros e gurus porque eles estão tornando todo esse processo muito mais fácil para aqueles que querem se livrar das químicas agressivas. 

“Eu amo o movimento natural, mas principalmente o legado que ele deixou para as crianças, pois se conseguirmos chegar até elas antes dos relaxantes, elas não precisarão passar pela fase de transição e o big chop para atingir o natural, que geralmente são etapas difíceis.”
Naturally Curly – O movimento em prol do cabelo natural realmente decolou nos últimos dois anos, e você é a primeira agraciada com o recorde de maior Afro do mundo, o que faz com que se torne parte importante dessa história.  Alguma vez você chegou a imaginar que seu cabelo poderia se tornar uma inspiração? Como você se sente agora que ele serve de modelo para milhares de mulheres no mundo todo? 
Aevin Dugas – Não! Eu nunca pensei que voltar o cabelo natural levaria a isso tudo. E embora tenha levantado a bandeira em prol dos fios naturais, para ajudar outras pessoas, eu não imaginava que o movimento teria essa visibilidade, e também nunca imaginei ser reconhecida por conta do meu cabelo grande. Sou muito grata por isso e pretendo continuar ajudando a sustentar esse movimento o quanto eu puder!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook