Traduzindo do inglês, Co é uma abreviação de Condition (condicionador), e Wash é lavar, juntando as duas denominações, temos: lavar os cabelos com o condicionador. Esse procedimento faz parte das rotinas Low Poo/No Poo, desenvolvida pela inglesa Lorraine Massey, conforme citado em outro post.
Se você não conhece a técnica, não precisa fazer cara de nojinho, porque seu cabelo não vai ficar fedido, nem cheio de resíduos, e muito menos oleoso e emplastado. A técnica geralmente funciona com eficácia, quando o condicionador utilizado é livre de silicones, derivados de petróleo e parafina líquida. Se por um acaso você executá-la com um creme sem esses predicados, o efeito será  reverso, ou seja, um cabelo pastoso e com cara de sujo.

Não sabe qual comprar e já quer desistir antes de tentar? Leia ao menos o post referente ao tema  para conhecer essas rotinas, e no final dele, acesse a lista com várias marcas nacionais que tem seus produtos liberados para Low Poo e No Poo. Você vai se surpreender com a infinidade de produtos baratos, que antes você não dava a mínima bola, mas que podem mudar, definitivamente, a sua vida.
O condicionador Natura Mamãe e bebê é liberado para Co-Wash,
veja mais opções nesse post aqui

Conforme explicado no post sobre Low Poo/No Poo, os detergentes presentes em 90% dos xampus disponíveis no mercado, são extremamente agressivos para nossos cabelos. Como nossa oleosidade se concentra apenas na raíz, devido ao formato irregular de nossos cachos e crespos, os fios que ficam entre a extensão do comprimento e pontas, costumam ficar mais fragilizados. Agora imagine isso multiplicado por 100? Esse é o efeito de jogar um detergente nestes fios. Quer fazer um teste? Pegue o xampu que você está usando em uma mão e o detergente que você lava louça em outra mão, agora leia atentamente os componentes do primeiro ( pelo menos os três itens iniciais), agora faça o mesmo com o segundo. Entendeu agora?
Condicionador da Nature´s Gate,
um dos meus preferidos para Co-wash. Leia a resenha aqui!
E por que as indústrias cosméticas usam e abusam dos surfactantes agressivos, como o Lauryl Sulfato de Sódio? Porque ele é extremamente barato e representa quase a totalidade da composição. Bacana não? E seu cabelo como fica? Oriçado! E daí o que você faz? Entope de condicionadores e máscaras repletos de silicones, parafina líquida e derivados de petróleo. Coincidentemente, também produzidos pela mesma  indústria de cosméticos. E o que esses cremes fazem? Eles atuam como uma maquiagem, e apenas camuflam os danos, encapsulando-o, formando uma película brilhante e aderente. E no dia seguinte como você acorda? O Mufasa do rei leão. E daí o que você faz? Enfia a cabeça no chuveiro e se não der tempo, entope novamente os fios e os folículos pilosos do couro cabeludo com mais silicones e derivados. E o que isso vai acarretar: num ciclo sem fim, gastos intermináveis e troca troca de produtos. Daí você se queixa que seu cabelo enjoou do produto, e você tem razão. Mas isso vai continuar acontecendo se as substâncias nocivas a ele não forem eliminadas. Entendeu agora?

E por que lavar o cabelo com condicionador?Ressaltando que este deve ser um produto isento de toda porcariada citada acima. Porque mesmo usando um xampu com surfactantes leves, intercalar com o condicionador, ou transformá-lo em um bálsamo limpante, e assim, torná-lo seu companheiro de aventuras diário, irá fazer toda a diferença na sua rotina. Ainda mais se esse condicionador for turbinado com extratos botânicos, como o da Nature´s Gate e o da Aubrey, que já resenhei aqui.Ultimamente esses são os meus preferidos.

O co-wash, que faz parte do movimento No-poo, já ganhou adeptas de todo o mundo, e garante cachos mais hidratados e consequentemente, fios mais saudáveis. O método já é tão popular nos Estados Unidos, que as empresas já estão investindo em bálsamos limpantes, ou seja, condicionadores capazes de substituir o xampu, pois contém surfactantes menos agressivos, e desembaraçam enquanto limpam, ao contrário dos detergentes.

A importância de se eliminar silicones, parafinas e afins, se dá pela dificuldade deste tipo de tratamento de eliminar esses resíduos (embora alguns surfactantes leves já façam isso). Entretanto, eu não recomendo. Como sou minha própria cobaia dessas rotinas, percebo que a longo prazo a experiência de usar silicones não é a das melhores.

Atualmente estou seguindo rigidamente a minha rotina Low Poo e tenho melhores resultados, além de vários  ‘day afters'(dias seguintes) sem sinal de ‘bad hair day’ ( aquele dia que o cabelo acorda indomável). Eu simplesmente lavo com xampu com surfactantes leves ( no máximo 3 vezes por semana), condiciono e estilizo. (Sem enxaguar o condicionador. Não, não se preocupe, se não tiver a porcariada, não vai pesar e nem ficar com cara de sujo). O resultado final é incrível, principalmente se você não lavar no dia seguinte. E se precisar higienizar: co-wash neles! É impressionante o poder de limpeza desses condicionadores botânicos. Mas daí eu enxáguo após a lavagem e só depois reaplico a parte que agirá como leave-in. Isso é importante ressaltar.

Tudo o que você precisa saber sobre Co-wash

1- É preciso seguir a rotina Low Poo ou No Poo com certo rigor, caso contrário, caspa em abundância e fios emplastados serão o resultado. Fique atenta aos ingredientes terminados em ‘one’!
2- Sentir a necessidade dos fios é fundamental. Obviamente se seu cabelo é liso e escorrido, você não deve fazer isso. Quanto a quantidade de condicionador a ser utilizada para a lavagem, é mínima. Agora a quantidade que você vai usar com o leave-in pode ser abundante, dependendo da necessidade do cabelo. O meu, por exemplo, bebe condicionador como se fosse água. O excesso eu removo durante a estilização, com um papel toalha ou toalha descartável. Nunca, mas NUNCA use a toalha de banho para secar o cabelo!
3- Se você transpirou muito no couro cabeludo e sentir que o co-wash foi insuficiente, faça a segunda lavagem com o seu xampu suave. Lembrando que sem sal não significa que não tenha sulfato. No geral, os xampus sem sal tem tanto sulfato quanto um xampu que se diz com sal. A única diferença é que não possui Cloreto de Sódio.
É preciso sentir a necessidade do fio e couro cabeludo.
 Transpirou de mais? Use um xampu com  surfactantes leves,
como este, da Amend
4- Se você sofre de dermatites no couro cabeludo, o co-wash deve ser MUITO esporádico, pois um rigoroso regime No Poo pode agravar essa situação. Lembrando que cada caso é um caso, e tudo que a gente descobre como positivo para nossos cabelos, é na base da tentativa e erro. Deu certo pra mim, mas pode não dar pra você. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio.
5- Essa rotina é melhor aceita para cabelos do tipo 4. Embora, alguns cabelos  do tipo C também se adaptem bem. Não recomendo o uso para cabelos do tipo 2 (ondulados), que possuem mais oleosidade natural que os fios cacheados e crespos.
  1. Suliamar Alves Martins says:

    Olá.onde encontro esses condicionadores para co wash? Esses q vc mencionou no posto.Estou em Goiás,precisamente, na cidade de jataí.
    Aguardo retorno ,obrigada!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook