Segundo quem entende do assunto, filtrar a água do chuveiro garante cachos bonitos e uma saúde em dia, confira aqui: 

Você trocou de xampu no mínimo umas cinco vezes nos últimos meses, mas, mesmo assim, o seu cabelo não perde aquele efeito palha. Nem as máscaras importadas, que fizeram um rombo no seu orçamento, resolveram o problema.  Agora você ainda sai por aí dizendo que seu cabelo não tem jeito, e que, decididamente, terá que alisá-lo, afinal, nada adianta. Mas, antes de fazer a primeira loucura capilar que lhe vier à telha, pare uns minutinhos e leia essa matéria. Pode ser que ela mude a sua vida. 
Sabe aquela água que te banha dia após dia e que sai abundantemente do seu chuveiro?   Pois é, ela está repleta de produtos químicos. Isso sem contar a sujeira dos encanamentos, que ao reagir com o cloro, pode causar diversos malefícios à sua saúde, inclusive um câncer! E obviamente, que o que traz prejuízos internos, também traz prejuízos externos, sendo assim, sua pele e seu cabelo sofrem as consequências da mesma forma.   
 De acordo com Chrystian Melo, distribuidor da marca de filtros, Acqualive, a água do seu banho contém mais de 20 compostos químicos, incluindo o cloro, que vem sendo utilizado em maior quantidade do que há 30 anos. O problema não é o cloro em si, e sim o excesso dele: “A redução do cloro resulta em uma melhora significativa na qualidade do ar dentro das casas, pois evita a propagação dos trialometanos e outros subprodutos extremamente prejudiciais à saúde”. 

Nos Estados Unidos, o cloro é conhecido como pesticida. Imagine que a cada ducha que você toma, está inalando esta substância que pode causar doenças degenerativas e envelhecimento precoce. “O banho com água filtrada resulta em uma maior saúde respiratória, pois reduz o risco de asma, bronquite e rinite alérgica, potencializadas pela absorção e inalação de cloro”, explica Melo. 

Para Anderson de Oliveira, gerente de marketing da Pentair, outra empresa que comercializa filtros de chuveiro no Brasil, é preciso lembrar que o cloro é um importante agente sanitário, e deve ser mantido na caixa d’água. Sua eliminação só pode ocorrer no momento do consumo, ou seja, no ponto de uso (pias, torneiras, bebedouros e chuveiros). 
Analisando os fatos, se você tem uma preocupação com a água que você bebe, talvez esteja na hora de se preocupar também com a água em que você toma banho. Para quem tem crianças e recém-nascidos, que são ainda mais suscetíveis aos riscos provocados pelo cloro, filtrar a agua do chuveiro garante muito mais proteção. 
Confesso que nunca havia me preocupado com isso, mas após escrever essa matéria, e me aprofundar no assunto, acho que vou acabar providenciando um pra minha casa. 

“No geral, a pele se torna mais macia, saudável e de aparência mais jovem. Alergias, dermatites, manchas e outros sintomas causados pela ação do cloro também são amenizados. O cabelo se torna mais sedoso e saudável, pois recupera a capacidade de preservar sua oleosidade natural. E para quem tem química nos fios, conseguirá manter por mais tempo os seus efeitos”, listou Melo, da Acqualive. “Além desses benefícios, o filtro para chuveiro vai eliminar a irritação no nariz, na pele e nos olhos que são causados pelo cloro, quando evapora no banho quente”, complementou Oliveira, da Pentair.  Não é uma maravilha?
Na minha última viagem ao Nordeste, no início de setembro deste ano, pude perceber a diferença da água em meus cabelos. Segundo o profissional da Pentair, isso ocorre porque cada região tem uma particularidade quando falamos de tratamento de água. “Existem locais onde a água possui grande quantidade de ferro e magnésio e em outras, os problemas são sedimentos (areia, barro e terra). Outra percepção que temos é que as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são as que mais carecem de produtos para filtração de água residencial, mas o país inteiro ainda precisa criar uma consciência para o consumo de água filtrada também durante o banho”. Se tratando de acidez, “a região Norte tem a pior qualidade de água”, enfatizou Melo, da Acqualive. 
Ainda existe pouca informação sobre a filtragem da água do chuveiro e orientações sobre este assunto no país. A Acqualive contribui com patrocínio de palestras e eventos com médicos especialistas neste assunto.  
Países mais evoluídos, como os Estados Unidos, Japão e Suécia, já estudam projetos que visam entregar uma água de qualidade, gratuitamente, para a toda a população.
“Inserimos o filtro de chuveiro Pentair há dois anos no mercado. Ele é um produto com forte apelo na Europa e no mercado americano. Trouxemos essa solução ao Brasil para ampliar o nosso mix e atender uma nova necessidade do mercado”, contou Oliveira. A Acqualive trabalha com o produto Acqua Shower, específico para filtrar a água do chuveiro, há seis meses.    
“O Acqua Shower é o primeiro filtro declorador fabricado no Brasil a utilizar tecnologia americana para redução do cloro livre”, explicou Melo. O produto foi concebido para atender aos padrões estéticos da maioria dos chuveiros e duchas do mercado, pois possui acabamento cromado.  A parte externa do filtro, em plástico ABS, resiste a temperaturas até 90°C. A parte interna utiliza um refil reversível em policarbonato cristal, facilitando a limpeza e a retro lavagem. Sua vida útil é de 12 meses ou 57 mil litros de água. Telas metálicas em aço inoxidável, aplicadas em ambas as extremidades do refil, garantem uma boa retenção das partículas sólidas. “

A Pentair recomenda a troca do refil a cada seis meses, mas isso pode variar de acordo com a qualidade da água que necessita de filtração e do consumo na residência onde for instalado. O produto é feito em plástico de engenharia e tem grande durabilidade. “A manutenção que indicamos é, além da troca do elemento, uma limpeza periódica do filtro com água e sabão neutro biodegradável”, orientou Oliveira.

Segundo as duas empresas consultadas, o filtro para chuveiro é de fácil instalação, assim como a troca do refil, que se dá de forma bem simples e prática. Você mesmo pode fazer essa troca, sem precisar de um técnico. “Aconselhamos ao consumidor verificar a forma de rosca, pois em alguns casos faz-se necessária a aquisição de um adaptador, que é comercializado nos mesmos estabelecimentos onde é vendido o filtro para chuveiro”, ressaltou o especialista da Pentair. O filtro da empresa possui rosca que se adapta a maioria dos chuveiros e duchas comercializados no mercado.

O Acqua Shower, da Acqualive, vem acompanhado um niple metálico especial de ½”BSP (roscas macho) que pode ser adaptado em qualquer uma das duas roscas fêmea de ½”BSP disponibilizadas nas extremidades opostas do filtro. “Ele tem seu interior projetado simetricamente, o que permite sua instalação em qualquer sentido sem interferir em seu desempenho.” 
O filtro para chuveiro custa uma media de R$ 450,00. Descubra onde comprar abaixo: 

Sobre a Pentair 

Uma multinacional que surgiu nos E.U.A em 1966. Possui uma grande expertise de mercado atendendo demandas globais em sistema de filtração, gerenciamento térmico, equipamentos de proteção e gerenciamento de fluxos. No Brasil, está presente desde 2001. Em 2011, entrou no ramo de filtração de água ao adquirir a Hidro Filtros, uma das maiores fabricantes de filtros no país. 

Os produtos Pentair são comercializados em lojas especializadas no mercado, como: Home Centers, lojas de varejo e de materiais de construção. A empresa não possui atualmente uma rede e-commerce, mas seus produtos podem ser encontrados em lojas virtuais especializadas, através do site: www.pentairhidrofiltros.com.br ou por meio da fan page www.facebook.com/pentairhidrofiltros.

Sobre a Acqualive

Totalmente brasileira, a Acqualive nasceu no sul do país e atua no segmento de vendas diretas, num mercado em crescente expansão. Em abril de 2010, a companhia iniciou sua atuação no mercado brasileiro e está se preparando estruturalmente para um grande crescimento nacional e internacional no próximo biênio. A Acqualive trabalha com a bebida número um do mundo: a ÁGUA.

Seus produtos são comercializados pelo site da empresa, www.aguamagnesiana.com.br. e setor de vendas diretas no (81) 3093.4823. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook