Para explicar os tipos de personalidade, Philip Hallawell utilizou a mitologia grega como pano de fundo, através da história do Julgamento de Páris. Vou tentar narrar este episódio de uma forma resumida:
O Julgamento de Páris
Enquanto vários convidados celebravam o casamento de Peleu e Tétis, com um sofisticado banquete, Éris, que é a deusa da discórdia, ressentida por ter sido excluída do evento, enviou aos noivos uma maçã de ouro com a seguinte inscrição: Para a mais bela.
As deusas presentes: Hera, Atena e Afrodite, resolveram aderir ao desafio imposto a Zeus, que também era um dos convidados. Incapaz de escolher entre as três poderosas concorrentes, Zeus repassou a responsabilidade à Páris, que era um mortal com dotes admirados pelos deuses.
Quando assumiu o posto, Páris foi subornado pelas deusas. Hera lhe ofereceu o trono da Ásia e Europa, Atena prometeu torna-lo mais sábio e Afrodite iria lhe dar o amor da mais bela mulher.
Páris teve que escolher entre as três deusas
O poder da estética falou mais alto e Páris deu a maçã à Afrodite, e os efeitos dessa decisão, ocasionaram o rapto de Helena de Tróia, que seria a mais bela mulher, e causaram a Guerra de Tróia. E esta busca incessante do ser humano pelo belo, fez com que o artista elencasse os diferentes tipos de beleza, de acordo com as personalidades, assim como transmitiam as deusas gregas, através de suas linhas, formas e cores. 
Cada indivíduo possui pontos positivos e negativos, além de características que se destacam mais que outras. E dentro dessas possibilidades, cada ser humano, que é único e especial, pode possuir traços marcantes de mais de um arquétipo de beleza, e assim, destacando sua própria identidade, intransponível.
Através desses arquétipos, o profissional da beleza pode se inspirar para criar um corte de cabelo ou uma maquiagem personalizada, ou seja, que mais se aproxime das características físicas e psíquicas de sua cliente. Obviamente, que devido à nossa complexidade, podemos apresentar traços distintos, que não se enquadrem em um padrão estabelecido, e por isso a necessidade de um diálogo entre profissional e cliente.

Tipos de personalidade – Os quatro arquétipos da beleza
Philip Hallawell entre as modelos caracterizadas como os quatro arquétipos da beleza
Beleza Sanguínea –rosto angular, hexagonal ou losango. Nariz pronunciado, boca grande, andar leve e apressado, sempre usando as pontas dos pés. Pele quente, tipo primaveril. Cabelo dourado, castanho médio, ou claro. Cor: amarelo. Elemento: Ar. “O amarelo é a cor que mais expressa essa personalidade, entretanto, não fica bem quando usada por pessoas com essas características.” O perfil sanguíneo também é extrovertido, comunicativo, motivador, festivo, impulsivo e arrojado. Esse tipo de beleza é muito bem representada pela deusa Atena, guerreira, que vai atrás do que quer. É dinâmico, arrojado, rebelde, independente, sábio, perspicaz e preza a liberdade. 
A cantora Rihanna tem traços de beleza sanguínea:
 rebelde, arrojada e independente
Sugestões de maquiagem: utilizar cores brilhantes, alegres e luminosas. Esse biótipo detesta pele opaca, adora brilho e o efeito bronzer.
Sanguíneas no mundo artístico: Gisele Bündchen Rihanna, Beyoncé, Mariana Ximenez, Madonna
Beleza Colérica– poderoso, passional, emotivo. Cor: vermelho, rosto: retangular ou quadrado. Pele quente, outono, elemento fogo. Determinado, persistente, forte. Dominador. Pode se tornar insensível quando busca seus objetivos e destruir os obstáculos que atravessarem o seu caminho. Geralmente apresenta olhos fundos. É uma rainha Hera pós moderna:  forte, determinada, e com muito senso de justiça.
Angelina Jolie representa a beleza colérica:
poderosa, passional e emotiva
Sugestões de maquiagem: trabalhar com profundidade, usando tons opacos, terrosos. São cores quentes de outono. Curiosidade: O colérico geralmente não sorri.
Coléricas no mundo artístico: Angelina Jolie, Kate Winslet, Paola Oliveira, Glenn Close
Beleza Melancólica– geralmente possui o rosto oval, fino ou retangular. É cauteloso, tem receio de se jogar nas coisas. Tem dificuldade de colocar suas ideias em prática. Adora azul, mas não deve usar porque não fica bem. Costuma remoer coisas do passado, o que leva à ansiedade. Cuidadoso, profundo, perfeccionista, preocupado, hesitante, introvertido. É clássico, tem feições delicadas, testa curva, queixo curvo e dentes ovalados. É a típica deusa Afrodite, esbanja doçura, suavidade, sensibilidade. Apresenta dons artísticos e poéticos. Tem natureza romântica e traços delicados. 
Liv Tyler representa a beleza melancólica:
traços suaves que esbanjam doçura
Sugestões de maquiagem: dar sempre preferência aos tons pasteis. Não suportam maquiagem carregada.
Melancólicos no mundo artístico: Liv Tyler, Nicole Kidman, Jennifer Love Hewitt
Beleza Fleumática – rosto redondo, oval ou quadrado. Cabelos escuros, preto e marrom. Cor: roxo. Elemento: água. Espiritualizado, com senso de diplomacia. Tranquilo e apaziguador. Submisso, indeciso, retraído, introvertido. Amigável e diplomático. Transmite paz e alegria. Possui pálpebras pesadas e lábio inferior projetado. Os dentes são quadrados e espaçados. Beleza representada pela sacerdotisa, deusa da flora, terra, céu. Tem natureza mística, ligada às coisas essenciais da vida, misteriosa e étnica. 
Scarlett Johansson e seu beleza fleumática:
 tranquila e espiritualizada
Sugestões de maquiagem: a cor lilás comunica bem esse tipo de personalidade.
Fleumáticos no mundo artístico: Scarlett Johansson, Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Julie Andrews
E você? Já descobriu qual é o seu tipo de beleza?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook