Saí de férias recentemente e fui de imediato passar uns dias no nordeste para recarregar as energias. Não sou muito de tomar sol, e isso deve ficar evidente pela cor da minha pele, mas pelo menos uma vez por ano eu me permito a um intensivão de uma semana (que só acontece nas férias), para pelo menos repor minhas necessidades de vitamina D.

Este ano, o meu destino foi Maragogi, no Alagoas, mas como esta região fica praticamente na divisa com Pernambuco, aproveitei para conhecer outras praias incríveis por lá, e uma delas foi a de Carneiros, que havia sido recomendada várias vezes pela minha irmã que morou em Recife. Realmente é imperdível, como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor, se bem que eu já fiz isso, acreditem ou não rss.

Enfim, quando estive na paradisíaca praia de Carneiros, fui fazer um passeio de lancha para as piscinas naturais e outras prainhas isoladas, e eis que chego em uma que estava rolando um tratamento com argila natural, a argila branca. Como era gratuito, nem pensei duas
vezes e me besuntei com essa maravilha. Fiquei parecendo uma experimentação cientifica, como vocês podem ver abaixo, mas valeu muito a pena, mesmo que tenha permanecido com ela por apenas uns cinco minutos.

Os efeitos na pele foram como o de uma esfoliação suave. Ficou bem mais macia, e obviamente, retirou todo o meu protetor solar, que teve que ser reaplicado na sequência.(saco!) Mas imaginem eu, mais branca que a neve, exposta ao sol nordestino sem proteção? Acho que nem a lagosta mais rosada passa perto.

No cabelo, reparei que os fios ficaram macios, como se eu tivesse passado um condicionador sem silicone. Detalhe: eu havia molhado com a água do mar antes de passar, e enxaguei com a mesma para retirar. Imagino que deva ser possível obter um resultado bem mais impactante fazendo isso em casa e usando água mineral.

Eu gostei muito da sensação, mas acho que não devo ter enxaguado direito, pois ficaram uns residuozinhos no couro cabeludo, mesmo depois de ter tomado banho, que me incomodaram um pouco no dia seguinte. Acho que o meu erro foi não ter diluído muito bem a dita cuja. Reparem nos blocos de argila que aparecem nos fios nesta foto abaixo. Que vergonha!

Mas como não tinha sido algo planejado, ou seja, não fui para a praia para fazer um tratamento de argila, e sim para passear e usufruir do clima, valeu. Foi tudo na brincadeira mesmo. De volta à São Paulo, fui pesquisar mais a fundo sobre as propriedades desta ‘argamassa natural’ e fiquei surpresa com os inúmeros benefícios que consegui elencar, tanto para a pele, como para os cabelos.

Sobre a Argila Branca

É rica em componentes geológicos como: quartzo, feldspato e mica. E minerais como: sílica, alumínio, ferro, cálcio, potássio, magnésio e titânio.

Na pele:

– Tem ação clareadora porque favorece a reprodução celular integral (meu marido comprou para testar. Ele tem umas manchinhas de sol no rosto. Curiosa pra ver os resultados e compartilhar aqui com vocês);
– Possui o ph próximo da pele, e por isso atua com suavidade;
– Tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório, e por isso indicada para peles com acne e desidratadas (pode ser queimada de sol);
– Retira o excesso de oleosidade sem ressecar
– Tem um leve efeito tensor, ou seja, confere aquela sensação de pele mais firme;
– Estimula a circulação sanguínea e linfática;
– Atua como esfoliante, deixando a pele mais fina e ajudando a eliminar toxinas e impurezas;
– Estimula a atividade orgânica da pele, fornecendo os sais minerais e oligoelementos necessários;

No cabelo:

– Promove uma desintoxicação, ajudando a eliminar resíduos;
– Controla o excesso de oleosidade na raiz;
– Estimula o crescimento dos fios;
– Auxilia na remoção de fungos e bactérias, e por isso, age como um anticaspa natural
– Efeito hidratante;
– Tem ação anti-quebra devido a presença de acido hialurônico e silício orgânico, que ajudam a tratar dos fios de dentro para fora.
– Promove brilho

Depois de tantas qualidades, deu vontade de testar? Você não precisa ir pra Carneiros pra fazer isso, lojas de produtos naturais comercializam.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook