A babosa (aloe vera) é uma planta de origem africana, reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel de sua folha. O nome babosa vem do adjetivo baboso, que refere-se à resina que é produzida pela planta. Aloe Vera, traduzido do latim, Alóes, significa verdadeiro. É uma planta que pertence à família dos lírios e possui um líquido viscoso e macio. Geralmente floresce em regiões de clima desértico, por isso não é muito conhecida em locais de clima frio e é encontrada apenas em certas zonas tropicais do mundo, inclusive no Brasil. Você pode plantar no quintal da sua casa, se quiser!

Considerada uma espécie medicinal há milênios, apresenta infinitas possibilidades para uso tópico. Os egípcios já eram adeptos em usar e abusar de suas propriedades curativas, assim como chineses, macedônicos e japoneses . Acne, queimadura, psoríase e hanseníase podem ser tratadas com ajuda desta planta. É considerada um regenerador e antioxidante natural. Antibacteriana e cicatrizante tem grande potencial hidratante para o tecido capilar e ajuda a fechar as cutículas dos cabelos.É rica em água e possui 18 aminoácidos, 12 vitaminas, 20 sais minerais e 200 nutrientes. Ou seja, oferece tudo que os nossos cabelos ondulados, cacheados e crespos precisam. Com a babosa você vai conseguir brilho, maciez e ainda de quebra irá prevenir a queda capilar e a caspa. O portal Naturally Curly publicou algumas dicas de utilização da babosa, para cacheadas e crespas se beneficiarem deste néctar do antigo Egito. Aprenda aqui:

1- Babosa como pré-xampu

Use o  gel de Aloe Vera como um tratamento pré-xampu para reduzir o acúmulo de caspa . As enzimas naturais da planta irão destruir as células mortas da pele e eliminar os fungos que levam a este tipo de dermatite. Além disso, ela irá regularizar o pH do couro cabeludo, mantendo-o equilibrado, assim como o cabelo, que ficará hidratado. Instruções de uso:  Massageie bem o gel em seu couro cabeludo seco e deixe por 10 minutos e depois enxague antes da lavagem.Você também pode usar suco de Aloe vera para o mesmo fim. Para potencializar o tratamento pré-xampu com o suco da babosa , misture este com leite de coco e óleo de gérmen de trigo.
2 .Babosa como bálsamo higienizador

O gel de aloe vera também pode servir como um bálsamo limpante.  Suas propriedades hidratantes irão deixar o seu cabelo naturalmente forte e hidratado. Massageie o gel no couro cabeludo molhado, enluve para comprimento e pontas e enxágue na sequência.



3. Babosa como condicionador

Para as mulheres com cachos bem pequeninos, produtos com aminoácidos podem ser uma mão na roda para promover umidade e maleabilidade no cabelo. Detalhe: a Babosa tem 20 aminoácidos, e por isso, pode ser usada para potencializar o seu condicionador preferido, é só misturar um pouco de gel com a quantia de creme que você irá usar para condicionar seus cabelos. Simples assim!



4- Babosa como máscara hidratante

Aplique o gel da babosa recém cortada e aplique-a nos cabelos úmidos antes de lavar. Enrole os fios com uma touca plástica e deixe por pelo menos 15 minutos. Após isto, enxague completamente e lave os fios como de costume.




5 . Babosa como gel

Quer definir e hidratar seus cachos ao mesmo tempo? Babosa neles! Você também pode misturá-lo com seu leave-in preferido e estilizar os fios como de costume. Não sabe como estilizar? Leia mais aqui!





6. Babosa como tônico de crescimento capilar



As enzimas poderosas do Aloe Vera irão atacar as células da pele ajudando a desobstruir os folículos e potencializar a absorção de nutrientes que promovem o crescimento do cabelo.  Para isso, aplique o gel da babosa naquelas regiões que precisam de uma força extra, ou até mesmo em falhas capilares. Massageie com o couro úmido ou seco, deixe por 2 a 5 minutos e lave como de costume.

Gostou das dicas? Tem alguma receitinha com babosa que queira compartilhar? Escreva para o blog: sabrinagiammpa@gmail.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook